Summit Press Officer 2024: Muito além da comunicação

O evento mais importante voltado aos assessores de imprensa teve cobertura do Correio! Veja como foi!

Summit Press Officer 2024: Muito além da comunicação

Por Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Toda área tem seu uni - ou multi - verso. Na comunicação social, não é diferente. E para entender, não é fácil! Nunca foi na verdade, ainda mais nesses dias.
 
Aconteceu, na tarde de 19 de setembro de 2024, o Summit Press Officer, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Centro-Oeste de São Paulo.
Voltada para os assessores de imprensa e demais profissionais da comunicação social, a cúpula serviu para orientação profissional e muito networking.
O ápice da cúpula, foi a apresentação de Maísa Alves, gerente de comunicação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e assessora de imprensa de Silvio Santos desde 2004, até sua partida, ocorrida no último dia 17 de agosto.
Ainda com o uniforme da produção do debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo ocorrido na emissora na manhã da sexta (19), a "Maísa do SBT" contou sua trajetória profissional, e apontou fatores para ter uma carreira de sucesso no uni (ou multi) verso da comunicação social.
No auditório do Memorial (localizado na parte superior ao Museu da Inclusão), lotado e concentrado na apresentação de Alves, a emoção tomou conta de todos ao lembrar d'O Patrão. 
Principalmente em seu encerramento: "me perguntaram: 'por quê você não fez mestrado?', eu respondo: 'não preciso de mestrado, aprendi com Silvio Santos, o mestre de todos!'"
De maneira óbvia, não foi somente isso! Vamos aos demais destaques:
Dados sempre importam
O primeiro painel foi de Leandro Sobral, sócio-diretor da Press Manager, plataforma de assessoria de imprensa muito conhecida no mercado. Da área do marketing (assim como este repórter, não nos levem a mal, colegas!), Sobral levantou dados de uma pesquisa que a plataforma começou a fazer há um mês praticamente, e mostrou dados muito importantes, como: 88,5% dos jornalistas de redação preferem receber as pautas por e-mail, enquanto para os assessores, o WhatsApp é o meio mais eficaz.
Outro dado interessante, foi saber quais áreas profissionais mais demandam assessores de imprensa. Advocacia, Saúde e Turismo, estão entre as áreas que mais demandam a expertise dos assessores de imprensa.
Você pode acompanhar como foi a apresentação de Leandro Sobral por aqui.
Como ser o assessor ideal

(Ellen Nogueira, da CNN Brasil/Foto: Guilherme Conde)
A co-fundadora da CNN Brasil e professora Ellen Nogueira prosseguiu com dicas de como funciona a estrutura da redação de um dos principais canais jornalísticos do país, além de dar dicas de como o assessor de imprensa pode performar melhor. Nogueira mostrou uma pesquisa que apontava 79% dos brasileiros consomem notícia on-line e 57% consomem notícia via redes sociais, enquanto a TV perdeu importância ao longo dos últimos anos, ficando abaixo das redes sociais.
Ellen explicou que o Google mostra duas coisas para todos: as principais notícias, e o que as pessoas querem saber. Destaque para uma afirmação da professora e jornalista: "eu ainda acredito no jornalismo que muda a vida das pessoas!".
O que é que eu vou fazer com essa tal... Inteligência Artificial?
 
O também professor e integrante do time do portal SBT News Cido Coelho, apresentou um panorama sobre a evolução da inteligência artificial nas principais redações jornalísticas do Brasil e do mundo.
Coelho orientou os assessores sobre o uso das plataformas que se utilizam da inteligência artificial generativa, como uma espécie de "freio de mão editoriais", e que é necessário ter uma curadoria redobrada com a IA.
Cido também mostrou que no Brasil, o UOL e o G1 já fazem uso de reportagens preparadas por inteligência artificial. O que é cada vez mais tendência, pois a inteligência artificial auxilia não somente jornalistas, mas profissionais de todas as áreas.
Vamos sorrir e cantar... Sem deixar de trabalhar!
 

(Maísa Alves, do SBT/Foto: Guilherme Conde)
Ainda com o uniforme da produção do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Maísa Alves fez a sua - muito esperada - apresentação no Summit Press Officer. O auditório estava repleto e muito concentrado nas palavras da jornalista que foi muito próxima do maior comunicador da história da televisão brasileira.
Conhecida como "Maísa do SBT", Alves contou a sua história dentro da emissora, que iniciou junto com a antiga TVS, em 1981. Formada na antigas Faculdades Integradas Alcântara Machado (hoje Faculdades Metropolitanas Unidas), Maísa começou a carreira como operadora de telex (novas gerações: pesquisem sobre o que se trata!) no - então - departamento de divulgação da emissora. Departamento esse, que hoje tem o nome de assessoria de imprensa.
Além de sua história, Maísa apontou fatores sobre como ter uma carreira de sucesso, e encerrou com a frase que está antes dos destaques.
Você pode acompanhar como foi a apresentação de Maísa Alves por aqui.
"Eugência": sim, é um termo conhecido!
 
Fundador da Escola de Comunicadores, o jornalista e escritor Diego Pudo, autor de "Assessor Não Pira" e diretor da Agência NewPR, contou sua trajetória empreendedora e deu dicas de como os assessores podem ser mais valorizados através do empreendedorismo.

(O jornalista e empreendedor Diego Pudo/Foto: Guilherme Conde)
Pudo afirmou que, mesmo que um assessor esteja na própria agência que seja pequena, "ser pequeno é um grande negócio", e que "ser 'eugência' é um ato de amor próprio", além de sete fatores para uma pequena agência (ou melhor, "eugência") pode ter sucesso.
Personalização importa!
 
Um dos momentos mais memoráveis do Summit Press Officer, foi a apresentação de Fernanda Lara, diretora executiva da I'Max, plataforma de assessoria de imprensa que também é muito conhecida no mercado. A jornalista brasiliense falou sobre a importância da personalização na trajetória profissional, e que o impacto da personalização, é de quem recebe.

(Fernanda Lara, da I'Max/Foto: Guilherme Conde)
Certo, mas por quê a apresentação de Lara foi tão memorável assim? Como o tema da apresentação foi personalização, quem participou do Summit Press Officer recebeu um copo térmico personalizado pela I'Max, emocionando a todos.

(O repórter e editor-chefe do Correio Guilherme Conde com Fernanda Lara, da I'Max/Foto: Guilherme Conde)
De fato, corroborando a afirmação anterior de Fernanda: o impacto da personalização, é de quem recebe.
"Agencianos" & "Redacienses"

(O palestrante - e não coach - Jorge Soufen/Foto: Guilherme Conde)
Pausa para o alívio cômico! Na apresentação do jornalista, advogado, e como ele mesmo se define "linkediner" Jorge Soufen Jr., sobraram risadas, e referências aos debates anteriores em São Paulo, e também outras polêmicas. Soufen apresentou dois termos que ele mesmo utiliza em seu conteúdo na rede social LinkedIN: "agencianos" e "redacienses", para se referir aos assessores de imprensa e aos jornalistas de redação.
Cada um no seu lugar
Na última apresentação solo do Summit Press Officer ficou com Guga Pecciacco, conhecido como "The PR Guy". Guga apresentou pontos interessantes sobre a atividade de quem atua nas relações públicas, e de quem é assessor de imprensa. Elogiou profissionais de marketing (!), apresentando um comparativo entre quem trabalha com marketing e quem trabalha com relações públicas.

(Guga Pecciacco, "The PR Guy"/Foto: Guilherme Conde)

Guga afirmou que o "assessor de imprensa deve conversar com o cliente sobre como ele ganha dinheiro", e claro, que o assessor "precisa ser firme" com o cliente.
Até parafraseando uma intervenção da idealizadora do Summit Press Officer Luciana Pimentel: "não é pastel!".
Lá e cá
A última parte do Summit Press Officer ficou a cargo do Painel Veículos, mediado por Fernanda Lara e Jorge Soufen e com participação de Darlan Alvarenga (Istoé), Fernanda Almeida (Forbes Brasil) e Amanda Fuzita (O Estado de S. Paulo).

(da esq. para dir.: Darlan Alvarenga, Amanda Fuzita, Fernanda Almeida, Fernanda Lara e Jorge Soufen/Foto: Guilherme Conde)
O painel foi muito importante para saber o que realmente acontece "do lado de lá", ou seja, a redação de grandes veículos, como são os veículos dos participantes. Destaque para o que disse Fernanda Almeida, da Forbes Brasil, onde afirmou que os assessores devem sempre buscar boas histórias, pois "história bem contada, dá leitura!". 
Como nem tudo são flores na mesma sexta, ocorreu o show da cantora estadunidense Mariah Carey no Allianz Parque, o que dificultou (e muito) o trânsito na região. Devido a isso, a apresentação do Dr. Marco Abud (com participações na TV Globo), não conseguiu acontecer. No entanto, não foi o bastante para tirar o brilho da cúpula, que iniciou-se por volta das 14:00 e se encerrou às 20:00.
Agradecimentos
 
Tudo foi possível a partir de uma ideia de alguém muito especial: a jornalista Luciana Pimentel. Quem teve a ideia, quem mobilizou os patrocinadores e os profissionais que muito bem aproveitaram a cúpula.
Aos patrocinadores Press Manager e IMax, nas figuras de Leandro Sobral e Fernanda Lara, que sempre auxiliam os assessores de imprensa, e também os jornalistas de redação (como este repórter e equipe!).
A próxima edição já fora anunciada: setembro de 2025. O Correio também estará lá!

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha