Construindo uma marca de impacto

Quando pensamos em uma marca, pensamos apenas no nome e no formato da logomarca? Acompanhe a coluna de Thielly Izzo e veja qual é a resposta certa!

Construindo uma marca de impacto

Por Thielly Izzo*

Gosto muito de dizer que é através da marca que você, ou sua empresa, se conecta com o público alvo, gerando a conexão necessária para despertar o desejo que antecede a compra ou a contratação. Afinal, a marca chega primeiro e é a responsável por comunicar, visualmente, toda a essência do seu negócio. 

A marca também deve diferenciar você dos seus concorrentes e informar, de forma clara e objetiva, qual o serviço principal que você presta ou os produtos que você vende. 

Tenho uma frase que diz: Quando extraímos o que se tem de mais profundo em nossa personalidade, conseguimos uma marca forte: seja para nossa marca pessoal ou para nossa empresa. Fazemos, assim, os clientes se apaixonarem por esta marca e comprarem os valores que ela transmite

Mas, afinal, como construir uma marca de impacto?

Desenvolvimento da Marca 

É um grande e longo trabalho a ser feito; porém, resumindo, essa construção é baseada em: 

  1. Entrevista ou briefing, onde entendemos sobre o público, mercado, concorrentes, valores, onde o profissional quer chegar e que mensagem e valores ele quer transmitir…
  2. Pesquisas;
  3. Referências; 
  4. Análises, para compreender mais sobre a essência da empresa; 
  5. Estudo do conceito da marca.

Isso tudo, antes de começar a pôr a “mão na massa” e iniciar os estudos práticos e testes para definição de: 

  1. Paleta de cores;
  2. Tipografia;
  3. Design de logotipo e simbologia;
  4. Elementos e patterns (ou estampas);
  5. Aplicações.

É a hora em que eu, como profissional, me aprofundo ainda mais no universo da Empresa e, através do que as cores, fontes e os símbolos transmitem, consigo traduzir toda a essência para marca que está sendo criada, para que esta possa se conectar diretamente com o público.

Vamos ver alguns exemplos da parte prática: 

Como eu disse, depois de toda a análise, em geral, ali pelo item 4 que citei acima, é o momento em que nós, designers iniciamos os estudos práticos.

Acompanhe alguns cases

  • Uma empresa de tecnologia, que tem como atributos principais: conectividade, tecnologia, modernidade e precisa se conectar com o público de empresários de médio porte.
  • Cores escolhidas: azul médio, verde vibrante e cinza. 
  • Tipografia principal: com formas retas, arrojadas e sem serifa.

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  • Uma confeitaria, que tem como atributos principais: sofisticação, delicadeza e desejo e precisa se conectar com um público de paladar exigente, em busca de qualidade e diferenciação. 
  • Cores escolhidas: lilás, verde menta e nude.
  • Tipografia principal: cursiva, transmitindo leveza com sofisticação.

Claro que os exemplos estão resumindo todo o processo e contando apenas um pequeno percentual de todo o trabalho envolvido. Com esta explanação, pude deixar claro o mais importante: a marca não é apenas o logo

É preciso dizer também que de modo ideal, a estratégia de desenvolvimento de toda a comunicação visual de uma empresa deve ser feita por especialistas e, preferencialmente, desde antes de a empresa ser aberta. 

Inclusive, a identidade visual pode e deve fazer parte do plano de negócios, pois ela, necessariamente, precisará fazer a ligação entre o que a empresa quer ser e como o cliente vai percebê-la. 

E quando falamos do ponto de vista de divulgação, recomenda-se que seja a primeira etapa a ser contratada: pois qualquer outra demanda, da estratégia de marketing, como: anúncios, postagens, embalagens, papelaria, brindes ou outro material institucional, deverá seguir esse padrão! 

Agora que já entende todo o processo, você está mais preparado para tomar uma das decisões mais importantes no que se refere à divulgação da sua empresa: a marca!

(*) Especialista em design de marcas.

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