Milene Domingues: "Se o Corinthians for campeão mundial feminino, ninguém vai nos aguentar!"

No encontro das verdadeiras lendas do futebol, o Correio conseguiu conversar com uma das lendas do futebol feminino!

Milene Domingues: "Se o Corinthians for campeão mundial feminino, ninguém vai nos aguentar!"

Por Camilla Sedrez e Guilherme Conde

Na terça (23), no State Innovation Center, na Vila Leopoldina, aconteceu o lançamento da plataforma The Teams Legends, que conecta fãs e ex-atletas através de tokens que os fãs e torcedores podem adquirir para ter acesso ao acervo de seus ídolos. Uma das embaixadoras da plataforma, que também conta com Formiga, a recordista em participações em Copas do Mundo e Olimpíadas, a ex-atleta com presença em Copa do Mundo e campeã paulista Milene Domingues - a eterna rainha das embaixadinhas - gentilmente conversou o Correio durante o lançamento da Teams Legends.

O bate papo até poderia dar sorte, mas o Brasil precisa de um verdadeiro milagre para se classificar nas Olimpíadas... E Milene chegou a avisar! Confira:

Correio Regional São Paulo - Você jogou uma Copa do Mundo, e infelizmente, na última edição, não passamos da primeira fase. O que faltou?

Milene Domingues - É bem difícil falar. A Pia escalou três times em três jogos, faltou levar a Jamaica a sério. A Jamaica soube se fechar. Eu levaria a Cris, ela poderia consguir passar pelas jamaicanas, que são bem altas. Deu aquela ansiedade que o gol poderia sair a qualquer momento, mas não saiu. Estava lá, foi bem triste, faltou uma mentalidade vencedora. Agora temos uma base mais sólida, acredito que até o atual técnico, Arthur Elias, vai conseguir trabalhar essa base, e vai conseguir trabalhar essa mentalidade vencedora fora de campo também. Ainda é cedo para falar, até porque a média de idade é bem baixa, mas é uma boa base. A gente vai chegar lá, vamos ser campeãs do mundo sim! Sobre as olimpíadas, o Brasil terá adversárias melhores preparadas tecnicamente e mentalmente, como a Espanha, que é campeã mundial, o Japão, que também já foi também foi campeão mundial feminino e o Brasil ainda está nessa busca. É um trabalho de formiguinha, pouco a pouco, passo a passo, a gente chega lá!

Correio Regional São Paulo - Mesmo no feminino, a camisa amarela, não pesa?

Milene Domingues - As meninas estão realizando um sonho de chegar à Seleção Brasileira, de representar seu país. No masculino, a mentalidade é diferente. No feminino, é o contrário. É realmente o sonho da vida de todas elas. Tem aquilo de: "sou a melhor da minha posição no Brasil, estou representando milhares de mulheres que queriam estar aqui!". Então, tem esse sentimento. Não é que não pesa, pesa sim! Mas não vamos esquecer que até pouco tempo atrás era proibido por lei, o futebol feminino. Mulher jogar bola era um crime! A gente precisa dar esse tempo para que o futebol feminino possa se desenvolver.

Correio Regional São Paulo - Como foi disputar uma Copa do Mundo com a Rainha Marta?

Milene Domingues - A Marta é uma inspiração como um todo! Por tudo o que ela passou, várias dificuldades, de onde ela veio, não é fácil! Estive ao lado na primeira Copa dela, ela estava a ser criada, começando a acontecer. Foi uma honra, um privilégio que Deus me deu de estar com ela na primeira Copa dela, e nessa última que estive presente trabalhando como comentarista, estar vivenciando a última Copa dela, não foi da forma que nos gostaríamos, mas de certa forma, estar ao lado dela levantando nossa bandeira.

Correio Regional São Paulo - Recentemente, a FIFA anunciou o Super Mundial de Clubes Feminino, que o Corinthians vai participar, e a Ferroviária também vai participar. Como você imagina o Corinthians ser campeão mundial também no feminino?

Milene Domingues - Muito legal essa iniciativa da FIFA, até porque, quando eu joguei na Espanha, eu fui a primeira estrangeira a jogar lá! O Corinthians é uma força muito poderosa na América do Sul, a Ferroviária também, com uma tradição enorme no futebol feminino. A FIFA finalmente entendeu o necessidade de fomentar o futebol feminino, agora com competições como a Euro, a Libertadores Feminina, já é uma conquista enorme, e se o Corinthians for campeão mundial, ninguém vai nos aguentar! (risos) Tenho certeza que, com uma mentalidade vencedora, o futebol feminino brasileiro pode sim conquistar o mundo!

Correio Regional São Paulo - Você é uma das poucas Legends feminina, acredita que em dois anos, o quadro pode aumentar?

Milene Domingues - A próxima Copa do Mundo Feminina vai ser aqui, então vai incentivar bastante! Vai fomentar o desenvolvimento da prática do esporte, não só aumentar o quadro de Legends, não para ser melhor do mundo, mas vai melhorar bastante, principalmente em diminuir o preconceito, aumentar a capacitação. A gente precisa aproveitar essa parte das mulheres quererem jogar futebol de forma livre!