No mês em que se comemora o dia do tenista, Instituto CADES celebra projeto que democratiza o esporte em escolas públicas

Com a missão de universalizar uma modalidade tida como de elite, projeto conta com o Patrocínio Master da Shell e faz parte desde o início dos trabalhos do instituto, criado há quase dezesseis anos

No mês em que se comemora o dia do tenista, Instituto CADES celebra projeto que democratiza o esporte em escolas públicas

No dia 9 de junho foi comemorado o Dia do Tenista. Uma modalidade tida como de elite, raramente vista em escolas públicas – e até particulares – em São Paulo, vem sendo cada vez mais democratizada devido às ações realizadas pelo Instituto CADES desde a sua fundação, há quase 16 anos.

Os projetos realizados pelo CADES, que começaram pela iniciativa de Ricardo Júlio - que é professor de tênis e passou a incorporar o esporte em locais jamais imaginados -, hoje são uma realidade cada vez maior nos locais atendidos pela instituição em São Paulo e a prova disto são: o Tênis para Todos em Paraisópolis Ano VI (em execução, com patrocínio do Itaú e da Cavan), que consiste em uma ação continuada desde 2018, com aulas de tênis gratuitas na comunidade de Paraisópolis, para crianças de 6 a 14 anos, totalizando uma média de 500 alunos beneficiados por ano; a Escola de Tênis para Meninas Ano III, projeto realizado desde 2019, destinado a garotas na faixa etária de 6 a 14 anos da rede pública de ensino, com média de 200 alunas beneficiadas (em execução, com patrocínio da Shell); Esportes de Raquete para Meninas Ano II, projeto de ação continuada incluindo as modalidades de Tênis, Badminton e Beach Tennis, com atendimento de 180 meninas de 6 a 20 anos na Fundação CASA - unidade Chiquinha Gonzaga - e Clube da Comunidade SAJU (em execução, patrocínios: NTS, Haganá e IN1), além de muitos outros já concluídos.

Conforme explica Adriano Cardoso, diretor do CADES, “implantar o tênis nas escolas é um trabalho de formiguinha. Até há pouco tempo, a modalidade era apenas em clubes sociais, ou seja, dificilmente seria algo como um lazer para os alunos atendidos”.

Segundo ele, aos estudantes que participam, o tênis é uma atividade divertida, diversificada, que agrega no desenvolvimento motor e também no afetivo e tudo isso mostra excelentes resultados em comportamento e disciplina.

O patrocínio Master ao projeto  Escola de Tênis para Meninas é uma iniciativa  da Shell Brasil, através da Lei de Incentivo ao Esporte, em promover uma maior integração feminina no segmento. "Reconhecemos o impacto positivo que o esporte pode ter na vida das pessoas. Este projeto não apenas celebra a habilidade atlética, mas também se compromete a quebrar barreiras de gênero e criar um ambiente inclusivo",  comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil.

As aulas adaptadas do CADES

Para tornar possível as aulas de tênis, Adriano explica que muitos materiais acabam sendo adaptados pelo CADES como, por exemplo, uma raquete com cestinha (um cesto confeccionado com canos PVC em formato de quadrado para que as bolas sejam paradas, o que permite às crianças e adolescentes trabalhar o ponto de contato, a forma como se segura uma raquete). Há, ainda, a utilização de bolas diferentes, como as soft, que são sem pressão, e as de espuma e de plástico grande, além das mãozinhas de EVA, que permitem que elas realizem os primeiros golpes usando apenas as mãos.

Além disso, as aulas do CADES vão além: os alunos já fizeram visitas em academias de tênis, locais que dificilmente teriam acesso e isso não só desperta o interesse deles, mas também a curiosidade. “Eles conhecem o esporte, se divertem na quadra e ainda buscam um caminho para que consigam praticar mais o tênis. São poucas as quadras públicas e os acessórios e uniforme são caros, então promovemos tudo para que eles aprendam e tenham contato”.

Para finalizar, Adriano conta que atualmente há alunos que não são mais atendidos no CADES e trabalham com o esporte que aprenderam com as aulas promovidas. “Você implantar um esporte como o tênis e mostrar aos alunos que há uma perspectiva que pode mudar a vida delas é muito gratificante para mim como professor e também como pai. O Instituto CADES tem feito um trabalho excelente em cima disso e espero que no futuro possamos colher com mais pessoas praticando o tênis, afinal, quanto mais a gente aumenta a base da pirâmide, mais vão surgir talentos no Brasil, vindos de comunidades”, finaliza.