Executiva de marketing editorial destaca cinco livros fundamentais para escritores

Livros sugeridos mostram ao leitor a importância da criatividade e de técnicas como storytelling e a jornada do heroi para quem deseja contar boas histórias

Executiva de marketing editorial destaca cinco livros fundamentais para escritores

Mesmo apresentando retração perante o ano anterior, o mercado editorial mostrou números grandiosos em 2023. Segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), no ano passado o setor vendeu 328 milhões de exemplares, apresentando faturamento de R$ 6,2 bilhões. Diante deste cenário, é natural que um pretendente a escritor ganhe combustível para perseverar em uma profissão cujo sucesso é, na maioria das vezes, tão difícil de alcançar.

Apesar do talento e da vocação, muitos escritores se perdem ao começar porque lhes falta conhecimento do ofício e do mercado em que buscam adentrar. À procura de mais informações que tragam robustez teórica para se aventurar com mais confiança no universo da escrita, alguns livros podem ser de grande valia. "Quantas vezes um leitor já não abandonou um livro no meio do caminho? Isso não acontece porque a história não é boa, na maioria das vezes acontece porque ela não foi contada da melhor forma possível", reflete Dany.

A executiva de marketing, com mais de uma década de experiência no mercado editorial, destaca cinco deles a seguir:

1 - Sobre a escrita (Suma das Letras, 2015)

O livro é de autoria de Stephen King, um dos escritores mais prolíficos do mundo, com mais de 60 romances lançados, muitos dos quais adaptados para o cinema e para a televisão. Nesta obra, o autor, que já foi traduzido para mais de 40 idiomas, embrenha-se em um gênero com relação ao qual não está acostumado: o de não ficção, mais especificamente abordando o ofício do escritor. “Na obra, ele conta um pouco sobre sua carreira e divide com o leitor lições preciosas que o ajudaram a se tornar um escritor reconhecido”, explica Dany.

2 - Originais - como os inconformistas mudam o mundo (Editora Sextante, 2017)

Com obras tidas como referência nas áreas de gestão e comportamento humano, o psicólogo organizacional Adam Grant aborda em Originais o tema criatividade. “No livro, ele afirma que tal habilidade é essencial para quem deseja contar histórias, mas não só. Segundo ele, a criatividade deve ser incentivada e desenvolvida também por todas as pessoas que almejam ditar tendências e, porque não, mudar o mundo”, diz a executiva de marketing.

3 - Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, (Alta Books, 2019)

Não tem como negar: uma história bem contada prende a gente. Seja um filme, um documentário, um livro, e até mesmo em uma roda de amigos”, afirma Dany. Sendo assim, destaca ela, nada melhor para quem deseja se tornar um escritor do que aprender certas técnicas de narrativas. “Nesse sentido, Storytelling, do autor best-seller e especialista em comunicação norte-americano, Carmine Gallo, é de suma importância, pois mostra o passo a passo para contar uma história de forma envolvente”, diz.

4 - A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, (Editora Aleph, 2015)

Nesta obra, o roteirista de Hollywood, Christopher Vogler, apresenta ao leitor em detalhes a jornada do herói, estrutura narrativa amplamente utilizada para a confecção de romances de sucesso, mas também de grandes filmes, tais como Karate Kid, O Senhor dos Aneis, Star Wars e Clube da Luta. De acordo com a executiva de marketing, para aquele que deseja se aventurar no ofício da escrita, o modelo jornada do herói não pode ser subestimado, já que “um livro envolvente vai muito além da história que é contada, sendo a forma como ela é contada o que prende o leitor nas páginas”.

5 - Escrever ficção: Um manual de criação literária, (Editora Companhia das Letras, 2019)

De autoria do professor de Letras da PUC-RS e escritor premiado Luiz Antonio de Assis Brasil, esta obra traz, segundo Dany, lições muito importantes sobre a escrita, reunidas pelo romancista ao longo de sua carreira, dividida entre o ofício de escrever e a docência. Ao disponibilizar, no livro, ferramentas indispensáveis à formação de escritor, Assis Brasil deixa claro que não existem fórmulas para se tornar um escritor de ficção bem-sucedido. Conforme o autor, para alcançar esse feito, é de suma importância a leitura constante de obras literárias.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha