Redes Sociais na Advocacia
Atenção advogado! Você tem alguma dúvida de como utilizar as redes sociais para fins profissionais? Saiba mais nas dicas de nosso colunista!
Por D. Ribeiro*
Atualmente conforme dados do comscore, site de medição das plataformas digitais, o Brasil possui cerca de 131,5 milhões de usuários das redes sociais disponibilizadas na internet para
interação e informação, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok, entre outras.
Assim, com as plataformas digitais e suas ferramentas os profissionais da área do Direito podem e devem utilizar os meios digitais para divulgação das informações do seu trabalho de forma
discreta, comprometida, com responsabilidade com os receptores e, como forma interativa entre as áreas para dar a visibilidade ampla e responsável do trabalho e às informações.
O Instagram por exemplo é uma das redes recentemente mais utilizadas no nosso país que é comumente utilizada para dar visibilidade as atividades e eventos da advocacia, tendo diversos
mecanismos de mídias que permite um grande alcance de forma rápida as pessoas através dos Reels, vídeos ao vivo de curta duração. O Facebook que assim como o Instagram pertence ao grupo Meta, também conta com mecanismos de fotos, vídeos e, o interessante que se tenha um perfil apropriado e profissional para manter a imagem e o acesso as informações. O LinkedIn é uma rede social de cunho profissional que possibilita interação entre os profissionais da área e um alcance de networkings e aprimoramentos. O YouTube com o engajamento e vídeos que possuem grande alcance instrutivo, inclusive no mundo acadêmico. Já o TikTok pequenos vídeos de interação descontraídas que permitem a verificação do perfil do profissional e sua atuação. O site profissional possibilita informações uteis sobre o ramo de atuação e, sobre o escritório, informações e seus colaboradores.
Porém, sabemos que é preciso ter cautela diante das publicidades relacionadas a imagem do profissional e ao seu comprometimento das informações veiculadas, inclusive para não incorrer em crimes e violações de publicidade do estatuto de ética dos advogados. Desse modo, é imprescindível verificar as informações e as redes sociais do advogado como fonte de acesso verídico às informações.
CONCLUSÃO
As Redes Sociais são fundamentais para a divulgação do trabalho, da interação entre os colegas e, informação aos clientes. Saber manuseá-la de forma clara e responsável é fundamental para o
âmbito da advocacia.
Caso queira saber mais sobre o assunto e seus desdobramentos ou algum outro assunto, deixe nos comentários!
(*) Advogado especialista em Direito Penal.
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