Redes Sociais na Advocacia

Atenção advogado! Você tem alguma dúvida de como utilizar as redes sociais para fins profissionais? Saiba mais nas dicas de nosso colunista!

Redes Sociais na Advocacia

Por D. Ribeiro*

Atualmente conforme dados do comscore, site de medição das plataformas digitais, o Brasil possui cerca de 131,5 milhões de usuários das redes sociais disponibilizadas na internet para
interação e informação, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok, entre outras.

Assim, com as plataformas digitais e suas ferramentas os profissionais da área do Direito podem e devem utilizar os meios digitais para divulgação das informações do seu trabalho de forma
discreta, comprometida, com responsabilidade com os receptores e, como forma interativa entre as áreas para dar a visibilidade ampla e responsável do trabalho e às informações.

O Instagram por exemplo é uma das redes recentemente mais utilizadas no nosso país que é comumente utilizada para dar visibilidade as atividades e eventos da advocacia, tendo diversos
mecanismos de mídias que permite um grande alcance de forma rápida as pessoas através dos Reels, vídeos ao vivo de curta duração. O Facebook que assim como o Instagram pertence ao grupo Meta, também conta com mecanismos de fotos, vídeos e, o interessante que se tenha um perfil apropriado e profissional para manter a imagem e o acesso as informações. O LinkedIn é uma rede social de cunho profissional que possibilita interação entre os profissionais da área e um alcance de networkings e aprimoramentos. O YouTube com o engajamento e vídeos que possuem grande alcance instrutivo, inclusive no mundo acadêmico. Já o TikTok pequenos vídeos de interação descontraídas que permitem a verificação do perfil do profissional e sua atuação. O site profissional possibilita informações uteis sobre o ramo de atuação e, sobre o escritório, informações e seus colaboradores.

Porém, sabemos que é preciso ter cautela diante das publicidades relacionadas a imagem do profissional e ao seu comprometimento das informações veiculadas, inclusive para não incorrer em crimes e violações de publicidade do estatuto de ética dos advogados. Desse modo, é imprescindível verificar as informações e as redes sociais do advogado como fonte de acesso verídico às informações.

CONCLUSÃO

As Redes Sociais são fundamentais para a divulgação do trabalho, da interação entre os colegas e, informação aos clientes. Saber manuseá-la de forma clara e responsável é fundamental para o
âmbito da advocacia.

Caso queira saber mais sobre o assunto e seus desdobramentos ou algum outro assunto, deixe nos comentários!

(*) Advogado especialista em Direito Penal.

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