Quem vai levar as Eleições nas 10 maiores cidades do Estado?

O Correio fez um rápido apanhado das últimas pesquisas entre os principais candidatos das dez cidades mais populosas do nosso estado! E aí, quem leva?

Quem vai levar as Eleições nas 10 maiores cidades do Estado?

Neste domingo, as cidades do estado e do país vão começar a decidir o seu próprio destino.

O Correio faz um rápido levantamento sobre quais cidades (entre as maiores do estado) podem – ou não – ter o segundo turno.

Já é sabido que na Capital terá segundo turno, e que está entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e que a disputa está entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSoL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB). Dificilmente Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) podem tirar o lugar de um dos três, de acordo com as últimas pesquisas.

Vamos ver nas outras 10 principais cidades paulistas:

Guarulhos

Existe um empate técnico entre o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) e o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos): 27.4% contra 24.8%. Ou seja, em Guarulhos, vamos ter segundo turno. Lucas Sanches (PL), com 16.6% e Alencar Santana (PT), 13.3%, possuem chances remotas. A pesquisa é da Vox Brasil/iG e foi publicada nesta quarta (02). (SP-01313/2024).

Campinas

O atual prefeito Dário Saadi (Republicanos) pode “fechar a fatura” neste domingo. De acordo também com a pesquisa da Vox Brasil/iG publicada nesta quarta (02), Saadi está com 65.1% dos votos válidos. Pedro Tourinho (PT) – 19.2% - e Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 11.3% - já não tem mais chance de disputa. (SP-06186/2024)

São Bernardo do Campo

A primeira cidade do Grande ABC na lista das mais populosas do estado, tem um curioso caso de empate “quádruplo”, se podemos chamar assim. De acordo com o instituto Paraná Pesquisas, quatro candidatos aparecem empatados na margem de erro, confirmando a possibilidade de segundo turno na maior cidade do Grande ABC. Marcelo Lima (Podemos) – 25%, Alex Manente (Cidadania) – 22.8%, Luis Fernando Teixeira (PT) – 21,5% e Flávia Morando (PSDB) – 19%, brigam por duas vagas no segundo turno são-bernardense. A pesquisa foi publicada nessa terça (01). (SP-06771/2024)

Santo André

Para muitos, a “capital do Grande ABC” tem uma grande chance de seguir Campinas e terminar a disputa no domingo. No entanto, há uma chance considerável de segundo turno, ainda que, matematicamente, existem três candidatos empatados para uma (não tão) remota vaga para a disputa no final de outubro. Na liderança (disparada), Gilvan Jr. (PSDB), com 46.3%. Na sequência: Bete Siraque (PT) – 13.4%, Eduardo Leite (PSB) – 13% e Luiz Zacarias (PL) – 12.1% brigam pelo segundo turno andreense. Fatura liquidada ou disputa interessante? A pesquisa também foi divulgada pelo Paraná Pesquisas/Diário do Grande ABC nesta quarta (02). (SP-08815/2024)

Osasco

Enquanto isso, na “terra do cachorro-quente”, Gerson Pessoa (Podemos) pode ser eleito já neste domingo: 59.3% no levantamento feito pelo Vox Brasil divulgada na segunda (30/09). O ex-prefeito Emídio de Souza (PT) com 17.5%, é o único que pode tentar a vaga para o segundo turno, embora seja bem difícil. (SP-01780/2024)

São José dos Campos

A “jóia do Vale” terá segundo turno, mas a disputa é incerta. Segundo levantamento da Quaest divulgado nessa terça (01), o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) – 31% e Anderson Farias (PSD) – 26% mostram ser os postulantes ao segundo turno joseense, embora 40% dos eleitores podem mudar o voto entre eles, porque quem vem logo depois, que é o caso do Dr. Elton (União Brasil), tem apenas 7%, ficando automaticamente fora da disputa. (SP-08311/2024)

Ribeirão Preto

A segunda maior cidade do interior paulista pode ter a disputa definida no domingo também. Por mais que a última pesquisa divulgada foi há mais de uma semana (pela Quaest), Ricardo Silva (PSD) pode levar no primeiro turno, com 54%. Muito atrás está Jorge Roque (PT), com 7%. (SP-07293/2024)

Sorocaba

Não vai dar muita graça no domingo, de acordo com o levantamento feito pela Real Time nesta quarta (02). Rodrigo Manga (Republicanos) que é o atual prefeito, pode ter o aval para continuar por mais quatro anos: 70%. (SP-08176/2024)

Mauá

A última cidade do Grande ABC na lista entre as mais populosas do estado de São Paulo, Mauá é cenário de uma disputa bem peculiar. Átila Jacomussi (União Brasil), que foi prefeito de Mauá e Marcelo Oliveira (PT), que é o atual prefeito estão tecnicamente empatados de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas, há mais de uma semana: 38.3% contra 37.6%, confirmando o segundo turno mauaense. (SP-05280/2024)

São José do Rio Preto

A cidade do interior que disputa o lugar de “mais quente” do estado com Ribeirão Preto, e fechando a lista do Correio, São José do Rio Preto também teve a última pesquisa divulgada há mais de uma semana e que também tem um empate técnico. Os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) asseguram o segundo turno rio-pretense: 32% contra 28%. A pesquisa foi feita pela Real Time (SP-03399/2024)

Balanço

Das dez cidades apresentadas, metade pode encerrar as eleições municipais em primeiro turno, enquanto na outra metade, apresentam-se disputas que vale a pena acompanhar de perto.

Na próxima semana, o Correio vai te mostrar toda a repercussão dos pleitos, principalmente, dos números finais da Capital. Não perca!

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha