"Carreira técnica tem só escada para continuar subindo", afirma Leandro Karnal

Palestrante convidado no enceramento da 5ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais estimulou a quebra de paradigmas diante das mudanças sociais e tecnológicas impostas pela sociedade

"Carreira técnica tem só escada para continuar subindo", afirma Leandro Karnal

A 5ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais encerrou com “chave de ouro”. Com o tema “Recriar, Reinventar ou Desaparecer" o historiador, professor e escritor Leandro Karnal selou a programação alusiva ao Dia Nacional dos Técnicos Industriais, celebrado anualmente no dia 23 de setembro.

A promoção foi do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e contou com a participação de dirigentes e conselhos da autarquia federal e representantes dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs.

As homenagens, debates e palestras iniciaram na segunda-feira (23/09), com sessão especial no Senado Federal. De terça-feira (24/09) até esta quinta-feira (26/09), dirigentes, conselheiros, foram promovidas palestras e debates acerca dos desafios e conquistas da categoria técnica industrial e dos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs.

“Recriar, Reinventar ou Desaparecer”

Doutor em História Social e membro da Academia Paulista de Letras, Leandro Karnal ganhou reconhecimento nacional como palestrante e formador de opinião.

Aos técnicos industriais, Karnal destinou o início da conversa para abordar a necessidade de ressignificação pessoal e profissional diante das mudanças sociais e tecnológicas.

De acordo com o palestrante convidado, ferramentas e modelos do século passado já tiveram sua importância. Depois de considerados, devem permanecer na memória e ser lembrados com saudosismo. Segundo Karnal, "adaptar-se à modernidade não é uma questão de opção e, sim, de necessidade". “Eu preciso aprender a me adaptar. É um mundo em ebulição. Ebulição é não apenas aumentar a sua quantidade de informação. Você tem que agir como agente desta história”, enfatizou ao lembrar que cada um é protagonista das próprias mudanças.

O momento, segundo o historiador, é de quebra de paradigmas. “Carreiras como a de um técnico não têm pódio. Não têm estrutura arquitetônica das olimpíadas em que você chega lá. Carreira técnica tem só escada para continuar subindo sem ser empurrado.”.

E sabe aquele velho conselho dos pais para os filhos, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, de o segredo do sucesso é conquistar o diploma, um emprego com carteira assinada? Isso não cabe mais nas demandas das relações de trabalho”, como explicou Karnal.

Essa é uma ideia antiga, porque está escasso o mundo do emprego, está aumentando o mundo do trabalho. O século XXI é um mundo de habilidades cognitivas, emocionais e conhecimentos práticos”, complementou. “Isso é habilidade produtiva. Isso é uma habilidade típica do século XXI”, ponderou o palestrante convidado.

Leandro Karnal encerrou a palestra falando sobre “as estratégias para enfrentar um mundo em ebulição”. De acordo com o palestrante formador de opinião o protagonismo das pessoas no mundo do trabalho passa pelo gestão estratégica do tempo, pela resiliência e pelo treino para reduzir os erros e lidar com a emergência.

Mudar é difícil. Não mudar é fatal”, afirmou Karnal.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha