A Importância da Marca

Nova colunista estreia no Correio e já te faz pensar: O que é uma marca, afinal?

A Importância da Marca

Por Thielly Izzo

Gostaria de começar a escrever te fazendo uma pergunta: Você sabe o que é uma Marca?

De um modo geral, a marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto; é representada por um nome diferenciado e/ou um símbolo. E deve se diferenciar da concorrência por meio destes diferentes símbolos e significados, com unicidade.

Como exemplo, não seria incomum eu pedir para você pensar em algumas marcas famosas e você me descrever, entre elas, a que tem a maçã ou a dos arcos dourados, formando um M.

Não é mesmo?

Agora, falando sobre “a importância da marca”, eu gostaria de dizer que, com uma marca forte, se conquista reconhecimento, profissionalismo, credibilidade, confiança e lealdade dos clientes. E, ainda usando exemplos de marcas famosas, gostaria de te convidar para refletir comigo e conferir o impacto de algumas marcas estrategicamente desenvolvidas; onde as pessoas passam a lembrar dos produtos ou serviços através das experiências que a marca proporciona para elas: agregando valor!

Então, imagine as seguintes situações:

  1. Em um dia comum, você escolhe, por exemplo, pagar R$ 15,00 em um café - ao invés de pagar R$ 3,00 - e decide isso pela experiência que ele te traz... (Aqui, me refiro aos famosos cafés da Starbucks, com seus copos emblemáticos com o nome do cliente escrito à mão)
  2. Você vai a um restaurante, chama o garçom e pede seu refrigerante; falando o nome de uma empresa… (Aqui, claro, me refiro à Coca-Cola, afinal, você não fala “garçom, me vê um refrigerante de cola”, você diz: “garçom, me vê uma Coca!”)
  3. Ou então, você já nem se lembra mais o nome de alguns objetos e os chama pelo nome da marca… (E aqui, claro que vai depender da sua região, mas em São Paulo, por exemplo, facilmente nem nos lembramos mais o que são “lâminas de barbear” ou “hastes flexíveis” pois nós as chamamos de “Gillette®” e de “Cotonetes®”)

Conseguiu visualizar?

Então, eu gostaria de te contar que, em anos atuando como designer de marcas, eu entendi: para uma marca ser bem desenvolvida ela deve ser construída através da essência da pessoa/empresa. Descobri que os clientes compram um produto, porque eles gostam da pessoa/empresa. Eles compram os valores que essa pessoa/empresa (ou seja a marca) transmite! Pois é nossa personalidade que nos faz conquistar as pessoas, os clientes…

É através da personalidade, traduzida na marca, que fazemos os clientes se apaixonarem por ela. Em outras palavras: o cliente ‘compra’ você!

E como construir isso, que vem de dentro? 

- Entendendo sua essência e o que faz sentido para você;

- Traduzindo o que faz parte de você como profissional, como seus valores e objetivos;

- Sendo profissional, mas sendo você…

E a forma de comunicar tudo isso, principalmente através do visual, é com cores, formas ou elementos e fontes. Afinal, as pessoas vão lembrar de você pelas questões visuais que vêm à mente: Sua marca chega primeiro que você e que seu produto!

Ou seja, precisamos ter a construção da marca, para que através do visual possamos transmitir isso! 

E sim, a logomarca - que é o conjunto único, que pode ser compreendido pelo símbolo, logotipo e cores - é o principal elemento da identidade visual da sua empresa! Mas, está muito longe de ser o único! 

É através da criação de um padrão - que envolve sim a logomarca, mas também as cores, as fontes e todos os demais elementos eleitos para representar a sua marca - e da aplicação e repetição deste padrão, que vamos dar vida e força para essa marca! Vamos, assim, FIXAR A MARCA na mente do público! 

Te convido para fazer o mesmo teste do início e pensar em algumas marcas famosas. Fez mais sentido agora? Você lembra delas com facilidade, pois elas fazem todo esse trabalho, de aplicação e repetição, muito bem feito!

E se você tem uma empresa e quer ter uma marca forte, acredite, você pode! Mas lembre-se: É ALGO MUITO IMPORTANTE! Dê a devida importância! Não faça de qualquer jeito! Contrate um profissional capacitado: que entenda todo esse processo, que consiga trazer não só as suas percepções mas muitas outras que caibam à ele, que tenha as competências para tal, que não pule etapas de criação e te entregue um projeto completo e sólido, para que sua marca seja sólida também

Para finalizar, deixo uma reflexão: “Já parou para pensar que, o valor que você vai cobrar em seus produtos ou serviços, pode dizer muito mais sobre o que as pessoas enxergam de você do que da qualidade que você entrega, por exemplo?

Isso é uma marca