Quiropraxia melhora a comunicação entre o cérebro e o corpo

Segundo a OMS, cerca de 80 por cento da população mundial já sofre ou terá dor na coluna

Quiropraxia melhora a comunicação entre o cérebro e o corpo

Dor nas costas afeta ou irá afetar no futuro cerca de 80% da população brasileira, de acordo com a OMS, proveniente de má postura, lesões e tensões musculares ou até a hérnia de disco. Além de acompanhamento médico das dores, alongamentos, rotina de exercícios físicos, a quiropraxia é uma saída para a melhora dos sintomas de desconforto, diminuição de utilização de medicamentos e retomada da qualidade de vida do paciente.

A quiropraxia é uma profissão com um pouco mais de 20 anos no Brasil, especializada na saúde da coluna vertebral, com reconhecimento recente do Ministério do Trabalho como ocupação. A prática consiste em ajustes feitos por profissionais graduados que auxiliam em problemas que acometem o sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, nervos, tendões, músculos e ossos.

Para a quiropraxista Bianca Colisse, a prática melhora a comunicação do cérebro com o corpo. “Todos os públicos estão aptos a melhorar essa conexão dos membros / coluna com os comandos cognitivos, de mulheres grávidas, bebês a até idoso, já que a quiropraxia é para todos. Mas para isso, o profissional precisa fazer uma avaliação correta sobre o quadro e histórico de vida do paciente, para identificar possíveis contraindicações e quais são as melhores técnicas a serem desenvolvidas no tratamento dentro daquele cenário individualizado”, explica.

Os ajustes ficaram famosos com as redes sociais, quando profissionais mostram em vídeo a prática sendo executada e o corpo do paciente sendo “estalado” e “colocado no lugar”. Porém, o ajuste pode ocorrer mesmo sem barulhos, afinal, os estalos são pequenas bolhas de ar que “estouram” nas articulações.

Mesmo com a ascensão da profissão com a internet, a quiropraxista Bianca Colisse reforça a importância de buscar profissionais graduados, que fizeram faculdade entre as cinco disponíveis no Brasil, para a prática. “Sempre aconselho os pacientes a buscar informações sobre o profissional escolhido, qual a sua formação e cursos adicionais na área. A quiropraxia é uma profissão e que deve ser executada de forma séria, já que cuida da saúde da coluna dos pacientes”, finaliza.

Doenças x Quiropraxia

As patologias que a quiropraxia mais auxilia são

  • Dores no quadril e lombar;
  • Hérnia de disco (cervical ou lombar);
  • Torcicolo ou dores no ombro (como tendinite, bursite);
  • Artrose;
  • DTM ou bruxismo;
  • Enxaqueca oriundas de questões ortopédicas;
  • Lesões de extremidade (problemas na unha, cotovelo, joelho, tornozelo, pé).

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha