CONAFUT 2024: Reconhecendo os campeões fora do campo

Nas vésperas do Majestoso 361, a Neo Química Arena recebeu a 7ª edição da CONAFUT, e o Correio te conta como foi!

CONAFUT 2024: Reconhecendo os campeões fora do campo

Por Anderson Wadner e Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Depois do Sports Summit, no início de maio, São Paulo volta a ser a capital do futebol. E sim, para entender melhor essa indústria que gira em torno do principal esporte do país.

Aconteceu, entre 13 e 14 de junho de 2024, a sétima edição da Conferência Nacional do Futebol, na Neo Química Arena, na Zona Leste da Capital Paulista.

Organizada pela Trevisan Escola de Negócios, e pela THE360, com o apoio da Scout Sports, a CONAFUT reconhece os trabalhos muito bem feitos por quem não está em campo diretamente. Afinal, há muito tempo que o futebol não é resolvido apenas em campo. Envolve muita gestão, planejamento, e principalmente: marketing.

Nos dois dias, além das premiações, aconteceram muitos painéis, com executivos do futebol, e especialistas em várias áreas do futebol.

Sobre as premiações, iniciadas na quinta, o Palmeiras venceu a categoria de Melhor Departamento de Análise de Desempenho. Athlético Paranaense e Red Bull Bragantino também estavam na disputa. Anderson Barros, do Palmeiras, foi premiado como o Melhor Executivo de Futebol. Luís Vagner e Paulo Angioni, executivos de futebol do Grêmio e do Fluminense, respectivamente, também haviam sido indicados. A Comissão Técnica do Palmeiras também foi eleita a melhor do Brasil, em disputa com os mesmos departamentos do São Paulo e Fluminense.

Vale ressaltar que, os vencedores são escolhidos por jurados especialistas, participantes do evento e voto popular (pelo site oficial). Ou seja, a hegemonia alviverde é reconhecida pelos torcedores de outros clubes no Brasil.

O Departamento de Futebol Feminino do Corinthians foi o vencedor da categoria. Cruzeiro e Ferroviária eram os outros concorrentes. Alguma premiação, o time da casa tinha que levar, não é verdade? Claro, as Brabas merecem!

Na sexta, o Bahia foi premiado na categoria Melhor Trabalho de Diversidade e Inclusão. O clube concorria com Fortaleza e Vasco da Gama. Rafael Soares, também do Bahia, foi escolhido o Melhor Profissional de Marketing. Ele estava na disputa ao lado de Liana Bazanela, do Internacional, e Eduardo Toni, do São Paulo.

(Painel "Engajamento de Fãs e o novo perfil do Torcedor", com a participação de Rafael Soares, do Esporte Clue Bahia/Foto: Guilherme Conde)

Rafael Soares, do Bahia, agradeceu também o Santos, por onde passou. Algo engraçado aconteceu quando Soares foi receber o prêmio. O troféu, caiu das mãos do executivo no momento da entrega. Se ouviu na plateia: "caiu que nem o Bahia!", Rafael respondeu ao recuperar o troféu: "o Bahia não vai cair, já o rival...!", lembrando que o Vitória está no momento, na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro.

Por fim, a premiação de Melhor CEO de Clube ficou com Marcelo Paz, do Fortaleza. Nessa categoria, o executivo concorria com André Rocha, do Red Bull Bragantino, e Cristiano Koehler, do Palmeiras.

Paz, que até pouco tempo exercia a presidência do Fortaleza, e inclusive recebeu convite do Corinthians para ser diretor executivo, não estava. Quem recebeu o prêmio, foi o gerente comercial do clube, Victor Simpson: "A CONAFUT existe desde 2017. Em 2017, estávamos na Série C, era o nosso oitavo ano de Série C. Hoje, podemos dizer que chegamos onde chegamos, com gestão, com palnejamento, com compliance, o Marcelo é um líder excelente que nos conduziu para chegar até aqui!".

O que chamou mais a atenção na de CONAFUT, foram três pontos: o painel "O papel do agente de jogador na engrenagem do mundo da bola", conduzido por Renan Fiuza, e apresentado por Wagner Ribeiro, que para muitos, o maior empresário de jogadores do país, lembrando que esteve ao lado de Neymar e Kaká. No momento do painel, parecia que estávamos em dia de jogo: a sala estava completamente cheia. O segundo ponto, foi o painel "Da paixão aos negócios", moderado por Bárbara Maia, e que teve a participação de Giovane Martinelli, Rodrigo Vessoni e Ricardo Senna.

Quem é torcedor do Santos, do Corinthians e do São Paulo, sabem muito bem quem são esses três nomes. Martinelli, é do portal Diário do Peixe. Vessoni (ex-repórter do periódico esportivo Lance!), é da plataforma Meu Timão, e Senna, é o idealizador e principal nome do Arquibancada Tricolor.

(O locutor Fernando Camargo conversa com Eduardo Toni, diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube, na beira do gramado da Neo Química Arena/Foto: Guilherme Conde)

E, falando sobre Corinthians e São Paulo, o terceiro ponto, foi que mostramos como o campo da Neo Química Arena estava a ser preparado para o clássico Majestoso de número 361, válido pela nona rodada da Série A. Tivemos também a oportunidade de ver a gravação do podcast da CONAFUT, conduzido pelo locutor Fernando Camargo, que no momento entrevistava Eduardo Toni, diretor de marketing do São Paulo. Será que foi levar boas energias para o clássico?

Na próxima edição do CONAFUT, vamos trazer mais peculiaridades! Não deixe de acompanhar no Correio!