Faturamento do varejo registra crescimento de quase 10 por cento em agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais

Vendas atingem alta de 3% enquanto o fluxo cresce 6% na comparação com 2023

Faturamento do varejo registra crescimento de quase 10 por cento em agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais
A HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulga a mais recente análise do Índice de Performance do Varejo (IPV), que avalia a variação mensal e anual do fluxo de consumidores, vendas e faturamento de lojas e shopping centers de todo o país. Nesta edição o estudo conta com um recorte especial de Dia dos Pais, data sazonal importante para o varejo e que pode ter influenciado positivamente na performance.
 
Conforme os dados, agosto foi marcado por um aumento no fluxo de visitação em diversos segmentos do varejo brasileiro. Isso se deve, em grande parte, ao impacto sazonal do Dia dos Pais (mais detalhes abaixo), uma das principais datas comemorativas do mês, o que resultou em alta de 7% nas Lojas de Shopping e crescimento mais modesto, de 1%, nas Lojas de Rua, em comparação ao mesmo período de 2023.
 
Regionalmente, o Sul do Brasil ficou em evidência no fluxo de visitação em lojas físicas, com um crescimento expressivo de 16% em relação a agosto do ano anterior. O Centro-Oeste e o Norte também apresentaram aumentos consideráveis: 15% e 8%, respectivamente. No caso dos shopping centers, o Sudeste liderou com incremento de 21%, seguido pelo Nordeste com 8%.
 
Em termos de faturamento, houve evolução de 8% em nível nacional, com destaque para as regiões Sul e Norte, que registraram altas de 15% e 13%, respectivamente. Esses números refletem um incremento no ticket médio geral de aproximadamente 5%. Nesse quesito, o aumento foi especialmente relevante nas Lojas de Rua (7%), seguidas pelas Lojas de Shopping (4%).
 
O setor de "Artigos Farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos"  sobressaiu novamente, com um aumento de 11% no faturamento em agosto, na comparação com o mesmo ano de 2023. Entretanto, "Móveis e Eletrodomésticos" tiveram desempenho negativo, com queda de 16% no período, destoando da tendência positiva do restante do varejo.
 
O desempenho do varejo em agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais, está alinhado com a recuperação gradual observada no resultado mais recente da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio). O aumento de 0,6% nas vendas do varejo restrito e 0,1% no ampliado reflete o maior consumo das famílias e a recuperação de segmentos como hipermercados e bens duráveis. A melhora no crédito e a queda da inadimplência podem vir a beneficiar setores como vestuário e eletrodomésticos, mas a alta dos juros limita o avanço do consumo. A projeção de um arrefecimento nos próximos meses, devido à seca e à manutenção da Selic, alerta para desafios na sustentação desse movimento", comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Dia dos Pais
Os dados do IPV apontam crescimento robusto no fluxo de consumidores durante a semana do Dia dos Pais 2024 em comparação à semana anterior: 30% nas lojas de shopping e 21% nas lojas de rua. Considerando o Dia dos Pais 2023, o aumento foi mais modesto, mas ainda positivo: 9% nas lojas de shopping e 6% nas lojas de rua.
  • Shopping Centers: ▲14,5% vs semana anterior, ▲17% vs 2023
  • Lojas Físicas: ▲27% vs semana anterior, ▲26% vs 2023
Durante a busca do presente para celebração da data, houve aumento expressivo no faturamento e nas vendas das lojas físicas, que tiveram alta de 47% e 44%, respectivamente, em relação à semana anterior. No confronto com o mesmo período de 2023, os números também foram animadores, com crescimento respectivo de 12% e 8%.
  • Faturamento: ▲47% vs semana anterior, ▲12% vs 2023
  • Vendas: ▲44% vs semana anterior, ▲8% vs 2023
"No Brasil, a aceleração digital é visível com um salto no investimento em tecnologia por parte dos varejistas. De acordo com a IDC, as empresas de varejo brasileiras destinaram cerca de 10% do orçamento anual para tecnologias digitais, com foco em automação, inteligência artificial (IA) e e-commerce. A adoção de soluções de automação e IA nas operações pode gerar uma economia de até 15% nos custos operacionais no longo prazo", observa Flávia Pini, sócia da HiPartners. "Essa movimentação destaca a importância de novas tecnologias como parte estratégica do crescimento, com impacto direto no atendimento ao cliente e na eficiência operacional, especialmente em momentos de alta no consumo, como os observados neste último relatório do IPV", complementa.
Confira os principais destaques do levantamento do IPV de agosto/24:
  • As lojas de shopping centers registraram alta de 7% no fluxo de visitação, enquanto as lojas de rua tiveram crescimento de 1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior;
  • Impulsionado pelo Dia dos Pais, o faturamento cresceu 8%, com destaque para regiões Sul (+15%) e Norte (+13%);
  • O ticket médio geral apresentou uma variação positiva de 5%, com as lojas de rua e de shopping alcançando crescimento de 7% e 4%, respectivamente;
  • O setor de "artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos" foi novamente o destaque setorial, com alta de 11% no faturamento em relação a agosto de 2023, enquanto o setor de "móveis e eletrodomésticos" sofreu redução de 16% em volume financeiro e 7% nas vendas, sendo a exceção setorial.
 
Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/.
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