Idalberto Chiavenato é o Administrador Emérito de 2024

Uma das principais referências nas áreas de Administração e RH da atualidade é o homenageado da 43ª edição do Prêmio, concedido anualmente pelo CRA-SP

Idalberto Chiavenato é o Administrador Emérito de 2024

O administrador Idalberto Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados nas áreas de Administração e RH, é o homenageado da 43ª edição do Prêmio Administrador Emérito 2024, a maior honraria concedida anualmente pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP

Chiavenato é graduado em Filosofia e Pedagogia pela USP, com especialização em Psicologia Educacional, e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), além de mestre e doutor em Administração pela City University Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Atuou, ainda, como professor convidado da FGV EAESP e de várias universidades nacionais e no exterior. É fundador do Instituto Chiavenato, uma plataforma educacional que visa preparar indivíduos para o mercado de trabalho, estimulando a inovação e a competitividade. Foi, também, conselheiro do CRA-SP e do Conselho Federal de Administração (CFA).  

Ao longo de sua jornada profissional, desenvolveu teorias que aliam o sucesso organizacional à qualidade de vida dos colaboradores, compartilhadas em mais de 53 livros publicados. Suas obras o tornaram o principal responsável pela evolução da área nas últimas décadas, conquistando, inclusive, reconhecimento internacional. 

Sua relevante contribuição à Administração o levou a ocupar a Cadeira Imortal número 48 da Academia Brasileira de Ciências da Administração e a receber vários prêmios e distinções de entidades nacionais e estrangeiras em reconhecimento ao seu trabalho. 

Prêmio Administrador Emérito

Instituído em 1982, o Prêmio Administrador Emérito já homenageou importantes profissionais que contribuíram para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacaram no desempenho de suas atividades. Entre os nomes que receberam o título ao longo dos anos estão: Deborah Stern Vieitas, CEO da Amcham-Brasil (2022); David Feffer, presidente da Suzano Holding e do Conselho de Administração da Suzano S.A. (2020); Claudia Costin, diretora de Educação do Banco Mundial (2017); e Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza (2003).

Para a escolha do nome a ser homenageado nesta 43ª edição do prêmio, o CRA-SP contou com uma Comissão Especial formada por profissionais que já foram homenageados com a láurea: Andrea Alvares (representante do tema ESG); Claudia Costin (representante do setor público); Deborah Stern Vieitas (representante do setor financeiro); Fernando Alves (representante do setor de auditoria e consultoria); Guilherme Afif Domingos (representante do governo estadual); Luiza Helena Trajano (representante do setor comercial); e Ricardo Pelegrini (representante do setor de tecnologia). A comissão teve, ainda, a participação do Adm. Taiguara Langrafe (representante do CRA-SP) e de Fernando Meirelles (representante da academia). 

A comissão especial foi responsável por selecionar os três finalistas que, por meio de votação aberta aos profissionais registrados no CRA-SP, realizada entre 15 de julho e 26 de agosto deste ano, elegeu Chiavenato com 46% das indicações.

A entrega do Prêmio Administrador Emérito ao Adm. Idalberto Chiavenato está prevista para acontecer em 28 de outubro, em cerimônia reservada na sede do CRA-SP.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha