Criar Jogos Labs, curso presencial de desenvolvimento de jogos, 100% gratuito, chega à Brasilândia, Osasco e Vila Califórnia, na Capital: aulas começam em setembro

Idealizado pelo Instituto Burburinho Cultural, projeto chega ao terceiro ano ampliando presença no estado de São Paulo

Criar Jogos Labs, curso presencial de desenvolvimento de jogos, 100% gratuito, chega à Brasilândia, Osasco e Vila Califórnia, na Capital: aulas começam em setembro

O Instituto Burburinho Cultural amplia presença em São Paulo do curso híbrido de desenvolvimento de games Criar Jogos Labs. Em seu terceiro ano de atividades, com a marca de 5 mil alunos inscritos, 100% gratuito, o projeto alcança pela primeira vez, com formação presencial, moradores de Brasilândia, Osasco e Vila Califórnia, depois de ocorrer nas cidades de Guaratinguetá, Mogi Guaçu e São Bernardo do Campo. 

Estão disponíveis 100 vagas em cada lab. As matrículas são pelo site www.criarjogos.com.br. As aulas começam em setembro na Associação Camila em Defesa e Valorização da Vida, no Jardim Conceição, em Osasco, ·na Fábrica de Cultura de Brasilândia, Núcleo Taipas, na Brasilândia, e E.E. Professora Brisabella de Almeida Nobre, em Vila Califórnia (Todas as vagas desse polo são exclusivas para os alunos da escola). Na mesma data, o curso tem início no IFBA. Para marcar o início das atividades, ocorrem dois eventos em SP e BA. Dia 29 de agosto será no Teatro da Fábrica de Cultura de Brasilândia, reunindo alunos das três instituições participantes em São Paulo. Convidados especiais e representantes do Instituto Burburinho Cultural recebem os novos alunos.

O Grupo Boticário e a Núclea estão na linha de frente das empresas que seguem junto com o projeto em seu terceiro ano. Investir no letramento digital, pela via da iniciação na linguagem dos games, é o diferencial do Criar Jogos Labs. Impacto social e geração de emprego e renda, além do fomento a novos talentos estão entre os resultados de 2022 até agora. De acordo com pesquisas recentes, o mercado de games movimenta até R$ 13 bilhões no Brasil e US$ 200 bilhões no mundo.  A questão é ampliar o número de criadores de games, porque o potencial para consumo está em ascensão permanente.

Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires percebe conquistas se multiplicando. “O Criar Jogos está se consolidando como o maior curso híbrido do gênero no país, por vários fatores. Desde o início, a gratuidade é relevante para engajar o aluno. Outro ponto fundamental é o fácil acesso ao conteúdo que, sabemos, inclui aspectos técnicos diversos. Mas sempre estamos atentos nesse sentido e, vale mencionar, as novas turmas recebem o curso atualizado. A pedagogia e a estrutura foram reformulados para melhor fluxo na aprendizagem. O Criar Jogos traz múltiplos acréscimos à educação hoje e vamos continuar avançando”, destaca Thiago Ramires.

A capacitação é, por si, um permanente estímulo à criatividade. “Os protótipos de games consagram a diversidade. Em Guaratinguetá, uma aluna fez um jogo de aventura, se destacou muito e definiu seguir carreira como designer. Na Bahia, um game, com o objetivo de servir como material didático para a disciplina História Afro-Brasileira, foi elaborado unindo no roteiro o escritor Machado de Assis e a ativista Angela Davis, e, no Rio de Janeiro, um aluno morador da Mangueira idealizou uma trilogia para entreter bebês e crianças. Ao viabilizar a formação, o Instituto Burburinho Cultural amplia perspectivas e faz sua parte para gerar impacto social”, complementa o diretor de projetos.  

Realizado através de videoaulas, com acompanhamento de mediadores em sala de aula, o Criar Jogos Labs conta com módulos tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo formativo, um concurso premia os melhores protótipos de games. “Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado formam o DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.

As pedagogas Luana Lisboa e Patrícia Alves participaram da equipe multidisciplinar que formulou mudanças no conteúdo do curso. “A alfabetização digital continua sendo o eixo do Criar Jogos. A primeira fase da aprendizagem, chamada de temporada 1, ocorre nos laboratórios presenciais. As outras duas, online”, define Luana Lisboa. Segundo Patrícia Alves, a reorganização de conteúdo nas videoaulas amplia o fluxo de aprendizagem. “Também repensamos a carga horária para adequar o tempo em atenção a módulos que podem exigir mais complexidade”, ressalta.  

O gamer e desenvolvedor João Vítor Souza fala sobre outras atualizações. “Ao longo do curso, o aluno vai elaborando o próprio jogo. No modo atual, buscamos parâmetros mais próximos da indústria de criação. O conteúdo dos vídeos que apresentam cada módulo é inédito. Também é um diferencial para o aluno ferramentas como Piskel, que facilita o uso da Pixel Art, todos com download gratuito”, destaca João Vítor Souza, à frente do grupo que responde pelas interfaces atuais do Criar Jogos.

Cada vez mais, o Instituto Burburinho Cultural reafirma o objetivo de consolidar seus projetos no tripé Educação, Cultura e Tecnologia, com a perspectiva de reduzir desigualdades sociais”, complementa Priscila Seixas. O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka e Proje7o Arco-Íris.O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário e Núclea, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Lançamento do Projeto Criar Jogos Lab em São Paulo 

Data: 29/08/2024

Horário: 14h 

Local: Fábrica de Cultura de Brasilândia, Núcleo Taipas

Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200, Brasilândia.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha