Time integrado: quem são os aliados para o seu emagrecimento?

Além de nutricionista, outros especialistas podem contribuir para o emagrecimento eficaz e saudável

Time integrado: quem são os aliados para o seu emagrecimento?

A obesidade representa um dos mais sérios desafios para a saúde global atualmente. Segundo projeções da Organização Mundial da Saúde, até 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos estejam lutando contra o excesso de peso. No contexto brasileiro, dados do Mapa da Obesidade da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) apontam que 55,4% da população do país enfrenta problemas de excesso de peso, sendo que a prevalência é mais acentuada entre as mulheres. No que tange à obesidade propriamente dita, 19,8% da população possui um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30, colocando o Brasil entre os países com as taxas mais preocupantes de obesidade em todo o mundo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela YouGov revelou que quase metade da população brasileira está em busca de perder peso, sendo essa a tendência mais pronunciada entre as mulheres e adultos na faixa etária de 35 a 44 anos. No entanto, muitas vezes, essas pessoas recorrem a dietas e métodos não aconselháveis, o que pode agravar os problemas de saúde. Sendo assim, é recomendável buscar orientação de especialistas na área para alcançar seus objetivos de maneira eficaz e segura. 

Tradicionalmente, o primeiro profissional a surgir na mente de quem está tentando emagrecer é o nutricionista. No entanto, um time integrado de profissionais da saúde pode garantir um emagrecimento seguro e saudável, uma vez que o trabalho conjunto consegue identificar as causas do sobrepeso e oferecer orientações de como personalizar a alimentação e uma rotina de exercícios físicos indicados para cada corpo.

Dessa forma, a médica endocrinologista do Hospital Nipo-Brasileiro, Dra. Vera Lúcia Tavares Nakamura, listou as principais especialidades que não podem faltar na sua agenda se estiver na busca de emagrecimento com responsabilidade:

Nutricionista

O nutricionista realmente não pode faltar na lista de consultas quando se deseja emagrecer. O foco deste profissional estará na alimentação. Dessa forma, ele auxilia na elaboração de um plano alimentar adequado ao estilo de vida do paciente, considerando suas preferências alimentares, doenças de base e alterações metabólicas, escolhendo as  opções com menos calorias e mais adequadas para colaborar na sua perda de peso”, comenta a doutora. 

Endocrinologista

Além da alimentação, outros aspectos devem ser levados em consideração no emagrecimento. É nesse momento que entra o endocrinologista que irá avaliar a existência de alterações hormonais que possam estar causando obesidade ou dificultando a perda de peso. Também irá ajudar o nuticionista na confecção da dieta, levando-se em conta as doenças de base e alterações metabólicas como dislipidemias, diabetes e hipertensão arterial.”, conta a médica.

Cirurgia Bariátrica

O especialista em cirurgia bariátrica do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Marcelino Nakamura, explica que a bariátrica é reservada para pacientes com obesidade severa, com falência dos tratamentos conservadores, com índice de massa corporal (IMC) maior que 35 e comorbidades relacionadas, ou IMC maior que 40. “Os procedimentos consistem basicamente na redução do estômago no sentido vertical ( gastrectomia vertical-sleeve), ou na separação do estômago em duas partes,uma menor com cerca de 30 a 50 ml que é emendada diretamente no intestino, sendo a maior parte restante excluída do trânsito alimentar (bypass gástrico). Estas alterações induzem a  perda de peso através de restrição mecânica e alterações hormonais que causam saciedade, além da redução do aproveitamento de parte dos nutrientes no caso do bypass”.

Salienta ainda que a cirurgia bariátrica é somente uma parte do processo que envolve reeducação alimentar e adoção de estilo de vida saudável e prática de atividades físicas.

Cardiologista

A especialista comenta: “Para emagrecer é necessário o estabelecimento de uma rotina de exercícios capazes de auxiliar na perda de peso. Com isso, muitos pacientes simplesmente iniciam uma academia ou a prática de esportes sem consultar um médico e, ao realizarem exercícios intensos sem avaliação prévia, poderão descompensar de uma doença cardíaca ainda não diagnosticada. Portanto, antes de começar os treinos, consulte um cardiologista que irá analisar a saúde do coração para indicar os exercícios mais adequados para cada paciente”.

Educador físico

Depois de liberado pelo cardiologista, é sempre bom fazer exercícios com orientação e acompanhamento de um educador físico, que irá determinar a intensidade e a sequência de exercícios mais adequados para perda de peso e aquisição de massa muscular, sem o risco de lesão por execução inadequada, que levaria à suspensão da atividade, com prejuízo ao programa  de emagrecimento”.

Psicólogo

Por último, mas não menos importante é o psicólogo. Este profissional é indispensável no programa de emagrecimento, pois ele pode ser o especialista que irá descobrir a função da comida na vida do paciente e identificar os aspectos que interferem na alimentação. Por vezes, a comida funciona como uma válvula de escape e essa pode ser a causa do ganho de peso. Distúrbios alimentares, como compulsão alimentar, também podem estar envolvidos na gênese da obesidade. Por isso, ao entender todo o histórico, o profissional consegue desenvolver estratégias para a mudança de comportamento e, consequentemente, dos hábitos alimentares”, finaliza a doutora.

A integração de todas essas especialidades pode assegurar uma perda de peso saudável, duradoura e eficaz, pois aborda todos os aspectos relacionados ao corpo e ao estilo de vida do paciente. Esse enfoque permite a adaptação de estratégias práticas e realistas, tornando o processo mais viável no cotidiano do indivíduo, facilitando a busca por metas de emagrecimento.