O legado do professor na vida do aluno

Muito mais do que oferecer conteúdo educativo, os educadores inspiram os estudantes, despertando-os para o futuro

O legado do professor na vida do aluno

Para entender o legado do professor em sua profissão, basta ter sido aluno algum dia. Afinal, quantos de nós já fomos impactados de alguma maneira por um profissional da educação? A palavra "legado" tem um significado interessante, pois se refere a um benefício deixado a alguém que não é herdeiro. E é exatamente isso que os mestres fazem ao instruir seus alunos, orientando-os para um futuro promissor em suas vidas e profissões.

Não há dúvida de que quem exerce a profissão de ensinar contribui para a transformação humana e ainda pode inspirar por meio da reflexão, da ação, da superação e do despertar, através do aprendizado compartilhado. Porém, o conhecimento é apenas um pano de fundo para algo muito maior, que envolve a construção de competências sociais, éticas e humanas.

Vínculos humanos em sala de aula

Segundo Márcia Miranda, educadora da Escola do Futuro Brasil (EDF), cabe ao professor, do ponto de vista acadêmico, oferecer aos alunos um conteúdo vasto e rico, que desperte e desenvolva suas habilidades. “Para além do conteúdo, no entanto, podemos impactar a vida de nossos alunos pela forma como nos relacionamos com eles, mostrando valores e princípios, mediando relacionamentos e possíveis conflitos, incentivando-os e animando-os a buscar a excelência em tudo que fizerem”, esclarece.

Em sua jornada diária em sala de aula, os profissionais da educação vão além da matéria, motivando os alunos a serem melhores e, por meio de suas histórias, práticas e narrativas, impulsionando-os para o crescimento. “Compartilhar nossas histórias e narrativas pode estreitar os vínculos entre professores e alunos e, assim, de alguma forma, inspirar e incentivar os alunos, já que o docente não é visto como alguém intocável”, comenta.

Márcia Miranda salienta ainda que o professor promove superações e gera o despertar nos seus alunos, por meio da observação e do relacionamento do dia a dia. “Eles podem (e devem) mostrar e lembrar aos alunos suas habilidades mais visíveis e também aquelas que ainda estão ali ou permanecem escondidas. Quando temos uma leitura melhor de quem somos, podemos olhar para nossas metas e objetivos de outra forma, criando estratégias para alcançá-las, fazendo isso com a motivação correta”, afirma.

O professor é um eterno aprendiz

Mais do que apenas ensinar, o educador também está sempre aprendendo e instigando seus alunos a não pararem de aprender. Isso é um ato de humildade na jornada das pessoas que gostam de evoluir, especialmente dos professores, que, para se manterem atuantes, precisam se esforçar no aprendizado individual contínuo, que acompanhe a evolução das novas gerações e as atualizações das disciplinas. “Ainda que os eventos do passado não mudem ou as leis da física permaneçam as mesmas, nossos alunos mudam ano após ano, geração após geração; os estudos sobre a aprendizagem seguem em progresso, as tecnologias avançam e o bombardeio de informações exige que nosso olhar acadêmico seja constantemente aprimorado”, informa a professora da Escola do Futuro.

Para Márcia Miranda, a aprendizagem não se restringe apenas ao conhecimento acadêmico, pois conviver com alunos também ensina muito sobre compromisso, amabilidade, respeito, resiliência, persistência, companheirismo, senso de pertencimento, etc. “Apesar de meu diploma do Ensino Médio já ter algumas décadas, lembro bem de alguns professores que marcaram minha vida e devo admitir que plantaram a sementinha do ‘ser professor’ por aqui... Seja por sua simpatia, criatividade ou grande conhecimento acadêmico, cada um foi, à sua maneira, marcante em minha vida como aluna”, complementa.

Relação de pais e professores

No entanto, para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, é necessário que haja um bom relacionamento e um vínculo baseado em confiança, cooperação e compreensão mútua com os pais dos estudantes. Nessa relação, ambos devem ser aliados, pois estão unidos por um propósito comum: proporcionar a melhor educação possível para as crianças e adolescentes.

Ainda que a escola tenha a responsabilidade de fornecer educação formal, os pais têm um papel crucial no desenvolvimento educacional e emocional de seus filhos. Por isso, eles devem estar envolvidos em toda a rotina e também na vida escolar, apoiando suas atividades acadêmicas e extracurriculares. Com isso, não estarão terceirizando a instrução dos filhos, mas se responsabilizando pelo acompanhamento geral do crescimento deles.

Segundo Heloisa Cunha, que tem 68 anos, é personal organizer e avó de Maria Fernanda Villar de Almeida, de 5 anos, estudante do 5º ano, os professores são fundamentais tanto para sua neta quanto foram para suas filhas, Juliana da Cunha Villar de Almeida, que é nutricionista, e Thais da Cunha, que mora nos EUA e é enfermeira. “Eles são referência na vida de nossos filhos e netos no que diz respeito ao aprendizado, ao caráter e à postura”, declara.

Ela salienta que, mesmo sendo os professores muito importantes no ensino e na formação das crianças e jovens, os pais não devem abrir mão de sua responsabilidade principal de educar. Portanto, não podem transferir todo o encargo para a escola, muito menos cobrar perfeição dos educadores. “O professor deve exercer firmeza na educação, pois isso é necessário para que consiga levar seus alunos a um bom desempenho. Os meus melhores professores, que fizeram diferença na minha vida escolar, sempre foram firmes ao ensinar. Os alunos precisam saber lidar com liderança, pois isso faz parte do aprendizado. Se o professor é um bom líder e tem liberdade para isso, certamente fará diferença na vida dos estudantes”, completa.

Na dedicação do professor e nessa parceria entre eles e as famílias, quem sai ganhando são os estudantes, que usufruem de uma educação completa, sendo melhor preparados para um mundo em constante transformação. Sem a escola e os educadores, certamente os pais enfrentariam dificuldades no ensino completo dos seus filhos. Por isso, torna-se fundamental a valorização dos profissionais da educação, que se dedicam à formação de qualidade e ao desenvolvimento integral dos estudantes, deixando um legado de condições dignas para um futuro próspero.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha