Movimento Corinthians do Bem e Corinthians E-Sports anunciam próximos passos

O Correio esteve presente na apresentação do Movimento Corinthians do Bem e da equipe de E-Sports do alvinegro de Parque São Jorge, em uma data bem especial aos torcedores do Timão!

Movimento Corinthians do Bem e Corinthians E-Sports anunciam próximos passos

Por Camilla Sedrez e Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Na manhã do último domingo (13), no bairro do Paraíso, o Movimento Corinthians do Bem e a equipe Corinthians E-Sports convocaram a imprensa para anunciar os próximos passos.

Ambos liderados pelo executivo e engenheiro Milson Januário, o Movimento Corinthians do Bem e a equipe Corinthians E-Sports estão com projetos muito audaciosos.

Sobre os esportes eletrônicos, Januário apresentou um dado impressionante. Até 2030, dos nove bilhões de pessoas no planeta Terra, cinco bilhões terão os esportes eletrônicos como hobby. E os esportes eletrônicos são um importante tópico dentro do Movimento Corinthians do Bem, ecossistema cultural formado e idealizado pelo executivo.

O Corinthians E-Sports é o único time de E-Sports que leva o nome de uma agremiação desportiva a se classificar para as finais (chamadas de Global Finals) do Free Fire World Series, ou o Mundial de Free Fire. A equipe alvinegra busca o bicampeonato mundial no Rio de Janeiro entre os dias 08 e 24 de novembro.

(Milson Januário, idealizador e presidente do Movimento Corinthians do Bem e do Corinthians E-Sports, e no fundo, a trajetória da equipe de esportes eletrônicos/Foto: Guilherme Conde)

Campeão pela primeira vez em 2019, o Corinthians E-Sports está confiante para o segundo título que será disputado no famoso Riocentro, e está entre os finalistas do prêmio iBest de Melhor Time de E-Sports do país.

No entanto, embora tenha 5,5 milhões de seguidores nas redes sociais, o Corinthians E-Sports não tem qualquer ligação institucional com o Sport Club Corinthians Paulista, embora tenha um camarote na Neo Química Arena (com decoração do artista plástico César “Basquiat” Rezende, que chegou a trabalhar com os Racionais MCs), e esteja licenciado com a marca do clube, a equipe de E-Sports não possui qualquer tipo de vínculo político-institucional com a agremiação cuja sede fica na Zona Leste da Capital Paulista.

Tal independência permite, por exemplo, não permitir o patrocínio de casas de apostas, algo veementemente afirmado pelo diretor executivo dos alvinegros do E-Sports em questão levantada pelo Correio.

A gestão do Corinthians E-Sports é profissional, e inclusive, o responsável pela equipe surgiu de um programa de trainees desenvolvido pela equipe.

Em relação ao Movimento Corinthians do Bem, o projeto chegou a ser apresentado na Europa, e através do mesmo, foi possível ser criado um Laboratório de Desenvolvimento de Talentos na África, no Mali, onde a partir daí, será impulsionado o objetivo de internacionalização da marca Corinthians.

Sendo um ecossistema, onde os esportes eletrônicos estão incluídos, o Movimento Corinthians do Bem também conta com Batalha de Rimas, MMA e em breve, terá uma divisão voltada aos esportes radicais, cujo representante será o atleta olímpico de ciclismo BMX Gustavo Batista de Oliveira, o Gustavo Bala Loka, natural de Carapicuíba, região da Grande Oeste de São Paulo.

Retornando ao Corinthians E-Sports, Milson afirmou que o principal “rival” na categoria, é o Flamengo, que também tem uma equipe de E-Sports muito forte. Questionado pelo Correio sobre o crescimento de agremiações esportivas dentro dos esportes eletrônicos (além de Corinthians e Flamengo, Vasco e o clube alemão Borussia Dortmund, por exemplo), Januário afirmou que, “quem perder esse trem da história, vai ficar para trás”.

Por fim, Milson fez questão que essa apresentação fosse em um dia 13 de outubro. Afinal, foi em 13 de outubro de 1977, que, para muitos corinthianos, acontecesse o título mais importante: o campeonato paulista, após 23 anos sem qualquer taça.

E, infelizmente, foi em um 13 de outubro que o Corinthians perdeu, um dos seus torcedores mais ilustres: o publicitário Washington Olivetto, a quem prestamos uma singela homenagem e o nosso agradecimento.

Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha