Como fazer sua PME vender mais na Black Friday 2024

Especialista em marketing digital mostra os pontos importantes que os pequenos negócios não podem esquecer

Como fazer sua PME vender mais na Black Friday 2024

Há pouco menos de dois meses para a Black Friday, PMEs precisam começar a preparar as suas estratégias de vendas para um dos períodos mais lucrativos do ano, que podem representar uma prévia do Natal. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm), o faturamento da Black Friday deste ano deve chegar aos R$ 205,11 bilhões, índice, cerca de 10% superior em relação ao ano passado. O número é considerado um dos melhores da história.

A perspectiva é de que esse número cresça ainda mais, visto que dentro do semestre já passaram algumas datas comemorativas importantes, como o dia dos pais e virão outras como o Dia das Crianças, a Black Friday e também as festas de fim de ano. Uma pesquisa da OpinionBox aponta que dois a cada três brasileiros pretendem aproveitar as ofertas do período. O que já acende um alerta de oportunidade aos empreendedores que precisam criar estratégias e planos cada vez mais personalizados e segmentados ao seu público alvo para fisgar seus clientes e faturar nas vendas.

Marcus Calixto, CEO (diretor executivo) da Beelieve Group, afirma que quanto antes um negócio iniciar sua preparação para o período, melhores são as chances de ótimas vendas.

Antecipação é tudo neste momento para nada sair do controle e a experiência do cliente não seja prejudicada. Veja se seu estoque é suficiente, elabore um planejamento estratégico, revise campanhas anteriores, veja o que deu certo e o que não deu certo, explica Calixto.

O CEO ressalta que é essencial ter uma equipe que esteja preparada para responder e tirar dúvidas dos clientes nesse período. Ele também reforça que o e-commerce da empresa precisa estar estruturado, com um serviço de hospedagem que tenha capacidade de atender um grande fluxo no período. Além disso, o caminho que o cliente percorre dentro da plataforma, precisa ser simples e intuitivo, sem esquecer que os valores e as formas de pagamento devem ser claras e objetivas.

Por mais que muitas marcas coloquem boots para economizar tempo. Muitos clientes ficam desanimados com essa forma de atendimento e prezam mais pela humanização do contato. Isso vale tanto para as vendas online como também para as vendas físicasTer um site que dificulte a navegação certamente deixará o cliente confuso e diminuirá a sua intenção de compra. Um site responsivo e bem agradável esteticamente com todas as informações necessárias de fácil entendimento ganham destaque, sinaliza o executivo.

Para o especialista, em um mundo tecnológico, usar a tecnologia a seu favor, ainda mais no marketing digital é primordial. É importante que o PME aproveite as ferramentas disponíveis e faça um bom uso da sua base de dados para entender o comportamento e perfil de compra e as preferências do seu consumidor.

Isso ajudará o empreendedor a elaborar as melhores estratégias para serem usadas. Para colher esses dados, podemos utilizar questionários de satisfação com o cliente após a compra e métricas de marketing digital como taxas de cliques, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros, explica.

Segundo Calixto, para atrair os antigos clientes pode-se utilizar artifícios personalizados como, por exemplo, encaminhar push com base nos pedidos de compra ou baseado no que ele selecionou em seu carrinho. Ofertas que chamem a atenção podem atrair novos clientes e também os antigos.

Além das ofertas, outro ponto que vale a pena destacar são o oferecimento de frete grátis acima de determinado valor e também promoções que servem de chamariz como o famoso ‘compre dois e pague um’ que sempre chamam a intenção, finaliza.

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