Fim de ano já está aí; prepare-se para vender mais no Natal

Aos poucos as lojas de rua e os shoppings centers vão ganhando decorações natalinas; confira as dicas para o varejista emplacar vendas

Fim de ano já está aí; prepare-se para vender mais no Natal

Faltando pouco mais de dois meses para a data mais movimentada para o varejo, muitas dúvidas podem surgir para fazer com que seu negócio alcance o sucesso esperado nas vendas. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o Natal de 2024 pode ser desafiador para o comércio. O primeiro semestre, porém, foi positivo, com um crescimento de 5,2% nas vendas do varejo ampliado e de 4,3% no comércio varejista em relação ao mesmo período de 2023. 

Aos poucos as lojas de rua e os shoppings centers vão ganhando decorações natalinas. Para os varejistas que ainda estão se preparando, Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by Selbetti (www.pricefy.com.br), apresenta 10 dicas que podem ajudá-los a vender mais nessa comemoração natalina!

1 - Capriche na decoração de Natal

Essa é, afinal, a data mais importante do ano, aguardada durante onze meses por todos, não só pelo lado comercial, mas pela alegria que o Natal traz. Entre no clima natalino e decore seu estabelecimento. Monte uma árvore, ponha luzes pela loja, pendure enfeites e cartazes de ofertas com tema do Natal. Crie formas para chamar atenção do seu consumidor e assim aumente as suas vendas no Natal. A decoração é muito importante, porém deixar a sua loja organizada é essencial. 

2 - Fique sempre atento à concorrência

Tenha consciência que você sempre deve analisar sua concorrência. Os clientes preferem empresas que possuem algo diferente a oferecer, principalmente, nas promoções ou na decoração. Portanto, faça uma análise completa sobre o que a sua loja pode oferecer, tanto em atendimento, em decoração, como em produtos para seu o seu consumidor. 

3 - Apresente suas promoções nas redes sociais

Aplique seu marketing de conteúdo para o Natal em suas redes sociais. Faça publicações referente à data, com significados natalinos e ideias de presentes, por exemplo, divulgue o que sua empresa fará na comemoração, descontos, sorteios, promoções, etc. Algumas semanas antes do Natal é a época em que os clientes ficam mais atentos às redes sociais em busca de produtos com os menores preços. 

4 - Preserve sempre seus clientes antigos

Não deixe de se comunicar com aqueles clientes fiéis as novidades e condições de pagamento que vão oferecer nas vendas natalinas. Vale uma mensagem por WhatsApp, pelas redes sociais ou um e-mail marketing. Mas não perca a chance de conquistar novos consumidores com a sua divulgação especial de Natal.

5 - Crie uma campanha natalina

Promoções e descontos sempre chamam a atenção das pessoas. Portanto, em uma data em que os clientes tendem a gastar mais, como o Natal, uma ótima ideia é apostar em promoções temáticas, que se inspirem no espírito natalino para atrair o consumidor. Um bom planejamento pode lhe dar sempre uma vantagem, por exemplo, você pode agradar seus clientes com um cupom de promoção e ainda manter o seu faturamento em um nível aceitável. 

6 - Motive sua equipe

Como a quantidade de vendas no Natal sempre é maior que no decorrer do ano, é preciso vendedores altamente treinados. Isso, porque o fluxo de compradores e saída de produtos é muito maior. É sempre importante atender bem os seus clientes, porém, seus vendedores precisam estar mais preparados e atenciosos, para que o cliente compre muito mais do que o esperado, mas também não podem se delongar tanto no atendimento.

7 - Prepare o seu estoque

Muitos clientes procuram produtos específicos nessa época do ano e uma das piores coisas que pode acontecer na hora da compra deste produto é não os ter em estoque, certo? Esteja pronto para a quantidade de consumidores novos e de movimentação nova que pode acontecer. Essencialmente nos últimos dias, o movimento sempre aumenta. Muitas pessoas deixam para a última hora as compras de fim de ano. Então, tenha um controle otimizado dos seus produtos.

8 - Considere em aumentar o horário do atendimento

Fique atento se a movimentação de cliente estiver grande nas proximidades ao Natal, vale a pena investir em aumentar o horário de atendimento da sua loja. Mas esse desdobramento deve ser divulgado para seus os clientes com antecedência nas redes sociais, WhatsApp e nas suas campanhas de e-mail-marketing.

9 - Ofereça diversas formas de pagamento

Como no Natal falamos de aumento de faturamento, é muito válido recordar que a maioria dos clientes recebe o décimo terceiro salário. Porém, muitos deles precisarão arcar com diversas despesas no início do ano, além das compras e dos presentes de Natal. Pensando nisso, é importante criar ofertas ou condições de pagamento acessíveis para que possam vender mais, como os cupons, códigos de desconto, débito, crédito, parcelamento sem juros, em compras on-line uma ótima opção de pagamento é o boleto bancário. 

10 - Automatize a produção dos cartazes de oferta

Hoje sabemos como é uma correria deixar tudo pronto para a chegada do Natal, não é? Vitrines para decorar, gôndolas para organizar, enfeitar a loja, treinar equipe, criar as campanhas promocionais e ainda criar os cartazes e etiquetas de promoção para chamar a atenção do cliente. A melhor alternativa é automatizar o processo, facilitando o dia a dia, trazendo agilidade, padronização e gestão para todo esse processo de precificar a loja.

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