Thoughtworks abre inscrições para a Aceleradora Inclusiva: Capacitação em tecnologia para jovens com deficiência motora ou mobilidade reduzida

Iniciativa visa promover inclusão e diversidade na tecnologia com suporte financeiro, possibilidade de contratação e, pela primeira, vez, é direcionada exclusivamente a esse público

Thoughtworks abre inscrições para a Aceleradora Inclusiva: Capacitação em tecnologia para jovens com deficiência motora ou mobilidade reduzida

Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, em parceria com a Globo, a PUCRS e o Tecnopuc, abre inscrições para a edição 2024 da Aceleradora Inclusiva. A iniciativa tem como objetivo ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis a jovens, acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis na tecnologia, além de abordar importantes conceitos e temáticas sociais. A nova turma terá início  na primeira quinzena de julho e as pessoas interessadas poderão se inscrever até o dia 14 de junho.

O projeto oferece um ambiente seguro para o desenvolvimento de empatia ao tratar de temas como acessibilidade, justiça econômica e social. A próxima turma será exclusiva para pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida interessadas em se desenvolver na área de tecnologia.

Esta iniciativa reforça os objetivos da Thoughtworks de gerar impacto social positivo e promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia. A consultoria conta com outras ações, como o Programa Inclua, que oferece oportunidades para pessoas com deficiência aprenderem programação, conquistarem espaço no mercado de trabalho e participarem de processos seletivos para vagas de desenvolvimento de software na empresa, reconhecida por sua cultura inclusiva e práticas inovadoras.

"Acreditamos que é preciso ir além da diversidade, buscando equidade na tecnologia. Inclusão não é um favor, é um compromisso com a causa, um movimento constante diante dos desafios diários. Continuamos aprendendo e nos esforçando coletivamente para aumentar a presença e, mais importante, o avanço de grupos sub-representados no setor de tecnologia”, afirma Renata Gusmão, líder de Transformação Social na Thoughtworks.

Cinco das 25 vagas da formação que tem durabilidade de 6 meses serão destinadas a esse público. A Aceleradora Inclusiva oferece uma ajuda de custo mensal no valor de R$750,00, certificado ao final do curso, possibilidade de contratação na Thoughtworks e não solicita conhecimento prévio na área. O conteúdo programático engloba aulas sobre Javascript, HTML e CSS, React.js, Git/Github, Node + Express e outras aulas especiais.

Pré-requisitos:

- Ter 18 anos ou mais;

- Possuir laudo médico que atesta deficiência motora ou mobilidade reduzida;

- Ter concluído ou concluir o Ensino Médio até o final de 2024;

- Disponibilidade de horário;

- Possuir acesso à internet;

- Ter computador para acessar as aulas;

- Vontade de aprender;

- Interesse por tecnologia da informação;

- Residir em qualquer parte do Brasil.

Para nós, a inclusão é um trabalho coletivo, que nos une como uma comunidade e destaca o melhor dos indivíduos e das equipes. Por isso, procuramos, diariamente, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre temas como uso responsável da tecnologia, vieses inconscientes, microagressões e prevenção de discriminação e assédio em nossos ambientes de trabalho e por meio de diversos outros programas que oferecemos na Thoughtworks", finaliza a executiva.

Para saber mais sobre a cultura de diversidade da Thoughtworks e seus programas de inclusão acesse https://www.thoughtworks.com/pt-br/about-us/diversity-and-inclusion .

Para mais informações e inscrições na Aceleradora Inclusiva, acesse https://aceleradora-inclusiva.netlify.app/ .