Conheça José Vicente: pioneiro da educação antirracista

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o prof. Dr. José Vicente é mestre em Direito, pós-doutor em Administração pela FEA-USP e militante histórico do movimento negro

Conheça José Vicente: pioneiro da educação antirracista

Em uma trajetória marcada pela luta por justiça social e equidade racial, José Vicente se destaca como uma dos principais figuras do movimento negro brasileiro. Sua atuação como reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição pioneira no ensino superior voltado para a comunidade negra, o coloca na vanguarda da luta por um futuro mais justo e equitativo para todos. 

Nascido no Morro do Querosene, em Marília, interior de São Paulo, ele trilhou um caminho de superação. Filho caçula de bóias-frias, começou sua jornada como entregador de biscoitos e leite, passando por diversas ocupações. Embora tivesse paixão pelo futebol, a única possibilidade de ascensão para muitas crianças da periferia, percebeu que precisava buscar outras vias. Passou em um concurso da Polícia Militar e atuou como PM até encontrar sua paixão pelo Direito. Depois de se formar, sua determinação o levou a destacar-se como advogado criminalista e, posteriormente, como delegado.

Além das graduações em Direito e Sociologia, José Vicente possui mestrado em Direito e Administração de Empresas e pós-doutorado em Administração. Fundou organizações como a Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras), o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, sendo pioneiro na defesa dos direitos educacionais dos negros no Brasil. Como advogado criminalista nos anos 1990, defendeu jovens negros e iniciou a luta por bolsas de estudo.

O projeto cresceu, evoluindo para um cursinho preparatório, que culminou na criação da Faculdade Zumbi dos Palmares em 2004, uma instituição de ensino superior comprometida com a valorização da história e cultura negra, e com a inclusão de pessoas negras no ensino superior brasileiro. Sob sua liderança, a Universidade Zumbi dos Palmares tornou-se um polo de referência no ensino superior para a comunidade negra, oferecendo cursos de graduação, tecnólogos e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. A instituição também é um importante espaço de pesquisa e debate sobre temas relacionados à raça e à desigualdade social.

Em 2020, foi um dos idealizadores do Movimento AR – Vidas Negras Importam, criado em resposta ao assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. O movimento mobilizou milhões de pessoas em todo o Brasil e se tornou um dos principais marcos da luta contra o racismo no país.

Além de sua atuação na academia, José Vicente criou o Troféu Raça Negra, uma honraria concedida a pessoas e organizações que tenham contribuído significativamente para o avanço ou a promoção dos direitos e interesses da comunidade afro-brasileira. Instituído pela ONG Afrobras, o prêmio teve sua primeira edição em 2000, por ocasião do 500º aniversário da chegada dos europeus ao Brasil, e tem sido realizado anualmente desde 2004. Nomes como Glória Maria, Benedita da Silva, Marina Silva, Arlindo Cruz, Zezé Motta e Elza Soares já foram homenageados na premiação. 

Lançou também a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro, que já está em sua 30ª edição e recebe o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A honraria é concedida a autoridades brasileiras que têm se destacado ao promover e apoiar iniciativas em prol da inclusão e valorização da comunidade negra brasileira nas esferas pública e privada, bem como na luta contra o racismo. Na edição deste ano, a outorga da Medalha contou com a presença de Fernando Padula Novaes, secretário municipal de Educação; Catia Porto, vice-presidente de RH do Carrefour; Inês Coimbra, Procuradora Geral do Estado de São Paulo; e Marta Petti, que representou o presidente da FIESP, entre outras autoridades e personalidades do país.

Além disso, José Vicente possui articulação política, tendo sido convidado para integrar o 'Conselhão', grupo recriado pelo Presidente Lula em 2023 para estabelecer diálogo com a sociedade civil por meio de empresários, ativistas e representantes de minorias.

Entre os diversos prêmios e reconhecimentos por sua atuação, estão o Prêmio Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); sua posição como membro do Conselho de Ética do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária; vice-presidência da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil; membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo; comentarista no Jornal da Cultura (TV Cultura) e apresentador do programa Negros em Foco (TV Cultura).

Zumbi dos Palmares 

Dentre as importantes conquistas da Universidade, destaca-se a campanha “Notas do Respeito", criada pela agência Grey Brasil para o programa Racismo Zero desenvolvido pela Zumbi. A campanha recebeu o Leão de Cannes de Prata, reconhecendo a criatividade e o impacto da iniciativa, que gerou grande repercussão nas redes sociais e na mídia tradicional. 

Outro feito importante foi realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que recriaram a icônica fotografia de Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira, dando vida à imagem em cores. Essa iniciativa que levou o nome de “Machado de Assis Real”, realizada em 2019, como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, transcende a mera estética e se configura como um poderoso manifesto pela representatividade e pela valorização da memória afro-brasileira. Após essa iniciativa, Machado de Assis passou a ser representado na mídia por meio dessa fotografia em cores. 

A Universidade Zumbi dos Palmares também se orgulha de, em parceria com o Procon-SP, ter lançado o Procon Racial, uma iniciativa pioneira destinada a combater práticas discriminatórias no mercado de consumo e assegurar os direitos dos consumidores negros. Consumidores que se sintam vítimas de racismo podem ir até o polo da Zumbi para registrar reclamações e tirar dúvidas relacionadas ao crime. A iniciativa visa fortalecer ações de prevenção e fiscalização de práticas discriminatórias por motivo racial nas relações de consumo, contando com a participação dos alunos de Direito, que ajudam na mediação dos casos.

Pelos corredores da Zumbi, já marcaram presença diversas personalidades nacionais e internacionais, fazendo da faculdade um ponto de convergência para diálogos globais sobre igualdade racial e educação. Entre os nomes que já estiveram na instituição, incluem-se líderes e ativistas, como Mac Maharaj, ex-ministro da Segurança do Estado da África do Sul e figura importante na luta contra o apartheid; Bernice King, filha mais nova de Martin Luther King Jr. e ativista pelos direitos civis; Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA; Graça Machel, ex-primeira-dama da África do Sul; Alpha Condé, primeiro presidente democraticamente eleito da Guiné e defensor da democracia; Lula, atual Presidente da República; Padre Toninho, sacerdote brasileiro, defensor dos direitos humanos e dos trabalhadores; entre outros.