Guia para recém-formados 2024: LinkedIn aponta melhores oportunidades de emprego para para quem está começando

Dados da plataforma indicam os cargos, áreas e indústrias que mais contratam recém-formados, além de um aumento de 35,7% nas contratações de profissionais sem diploma de ensino superior

Guia para recém-formados 2024: LinkedIn aponta melhores oportunidades de emprego para para quem está começando

A todo momento milhares de novos profissionais entram no mercado em busca das primeiras oportunidades de trabalho e, muitas vezes, enfrentam inseguranças. Para ajudar a trilhar esse caminho, tanto para profissionais graduados quanto para os que não têm um diploma, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, publica hoje a nova edição do Guia para recém-formados,  que traz os cargos com mais contratações de recém-formados no ano passado, bem como as áreas e as indústrias com maior crescimento nas contratações entre essa parcela da população e as competências mais citadas nos anúncios de vagas de nível iniciante e intermediário.

A “taxa de contratação” do LinkedIn no país - índice que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos - caiu 2,5% em fevereiro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior para os profissionais com um diploma de bacharel. 

Já a “taxa geral de contratação no Brasil” - índice que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos sem considerar a formação dos profissionais - teve um recuo de 2,6% em fevereiro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, o cenário foi bem mais favorável entre aqueles que não têm um diploma de educação superior: para esses, houve um aumento de 35,7%. Esses dados ilustram que o mercado de trabalho brasileiro está criando oportunidades para profissionais sem ensino superior, apesar do leve recuo na contratação geral em relação ao ano passado.

Tomar decisões sobre o seu futuro profissional com base em dados que apontam as principais tendências e demandas do mercado é uma estratégia valiosa para os profissionais recém-formados, que buscam uma direção em meio a tantas possibilidades que podem ser escolhidas nesta fase inicial. São informações que podem ajudar a trilhar um caminho profissional de sucesso já desde o início, sendo o grande objetivo do nosso Guia para recém-formados 2024 trazer informações legítimas, baseadas no extenso banco de dados que o LinkedIn disponibiliza, revelando um bom panorama do que o mercado de trabalho tem buscado nos candidatos”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil. 

Cargos que mais contrataram bacharéis em 2023

Entre os cinco cargos que mais absorvem recém-formados, considerando o volume absoluto de contratações, dois não requerem um diploma de graduação: assistente administrativo e auxiliar administrativo. Veja no quadro abaixo. 


Áreas e indústrias mais aquecidas

Para ajudar os novos profissionais a entender os fluxos do mercado de trabalho atual, os dados do LinkedIn também apontaram as funções que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com um diploma de bacharel entre 2022 e 2023. Entre elas, o destaque vai para as funções ligadas a serviços de segurança (+12,7%), RH (+9,8%), imóveis (+8,7%), desenvolvimento de negócios (+8,3%) e área jurídica (+7,9%).

Já as indústrias mais aquecidas entre este público foram a de petróleo, gás e mineração (+18%); transporte, armazenagem e correio (+8,3%); agricultura, pecuária, produção florestal e pesca (+6,6%); indústrias de transformação (+6,3%) e serviços ao consumidor (+5,5%).

  

Competências mais buscadas 

Habilidades técnicas e comportamentais são cada vez mais cruciais para a formação de qualquer profissional, especialmente para aqueles que ainda não têm muitas experiências em seu currículo e precisam se destacar de outras maneiras.

O time de dados do LinkedIn analisou o total de anúncios de vagas publicados na plataforma entre 1º de janeiro de 2023 e 11 de março de 2024, e destacou as competências mais citadas de acordo com o nível de senioridade:

As habilidades analíticas, relacionadas à análise e organização de dados, são o principal destaque tanto para cargos de entrada quanto para os de senioridade média. Apenas uma competência comportamental garantiu lugar entre os grupos: construção de relacionamentos, que ocupou o quinto lugar nas duas listas. 

Para os profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades, o LinkedIn oferece acesso aos seguintes cursos do LinkedIn Learning, disponíveis gratuitamente até o dia 30 de junho de 2024:

Metodologia

Para compilar este relatório, os cientistas de dados da equipe do Economic Graph do LinkedIn analisaram milhões de perfis de usuários e anúncios de vagas. Na análise da equipe, são considerados profissionais com bacharelado os usuários que têm um diploma de graduação como sua formação mais recente. Profissionais sem bacharelado são os que têm um diploma de segundo grau, curso técnico ou aprendiz como formação mais recente. A taxa de contratação do LinkedIn representa o número de usuários que adicionaram um novo empregador ao perfil no mesmo mês em que iniciaram a nova função, dividido pelo total de usuários do LinkedIn no país em questão. Os cargos com mais contratações de recém-formados levam em conta os cargos exercidos pelos usuários na primeira contratação em tempo integral após a formatura, exceto estágios, funções estudantis e trabalho em meio expediente. As áreas com crescimento mais rápido foram classificadas com base no primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação, e compara a porcentagem de contratações em 2022 e em 2023. As indústrias com crescimento mais rápido foram classificadas com base nas empresas listadas sob o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação em comparação com a porcentagem de contratações para a mesma indústria entre 2022 e 2023. As competências mais buscadas foram classificadas com base no número total de anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2023 e 11 de março de 2024.