Prorrogadas para 20/06 as inscrições para a residência artística do Festival CRIE como quem LUTA

Projeto realizado pelo Coletivo Caju Cultura é voltado para mulheres artistas do estado de São Paulo

Prorrogadas para 20/06 as inscrições para a residência artística do Festival CRIE como quem LUTA

Prorrogado o prazo de inscrição para a residência artística do Festival CRIE como quem LUTA. Mulheres artistas do estado de São Paulo têm até o dia 20/06 para enviar os materiais necessários e garantirem a participação na seleção dos trabalhos. Oito mulheres, moradoras do estado de São Paulo, serão selecionadas para vivenciar essa experiência entre os dias 30/08 e 06/09, quando será realizado o Festival em Campinas. A inscrição por meio deste formulário. Comprometimento, proatividade, conhecimento técnico, muita dedicação aos ensaios e desejo de encontro são as características básicas que as interessadas em participar da residência artística do Festival CRIE como quem LUTA devem carregar consigo. 

O Festival CRIE como quem LUTA está na terceira edição e em 2024 traz a proposta de valorizar ainda mais as artistas profissionais do estado de São Paulo por meio desta residência. As oito selecionadas formarão quatro duplas e desenvolverão ao longo de uma semana uma performance artística que contemplará as quatro linguagens exploradas no projeto: circo, teatro, música e dança. As produções serão apresentadas no último dia do evento. Cristiane Taguchi, atriz e gestora cultural integrante do Coletivo Caju Cultura, será a orientadora da residência artística e para ela, essa é uma oportunidade de valorizar as artistas paulistas. “Queremos dar voz à arte feminina, porque acreditamos muito no talento dessas artistas. A nossa expectativa é de proporcionar momentos potentes de encontro e criação entre as selecionadas durante a semana de trabalho. Então, essa convocatória para as inscrições é muito importante”, reforça Cristiane.

Os materiais recebidos serão analisados pelas gestoras e da Caju Cultura e mais duas curadoras convidadas. Os nomes das oito selecionadas serão divulgados no dia 31/07, no site da Caju Cultura, que é www.cajucultura.art.br e nas redes sociais do coletivo (Instagram: @caju.cultura / Facebook: /cajucultura). O Festival CRIE como quem LUTA é realizado pela Caju Cultura via ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Quem pode participar?

Podem se inscrever mulheres cis e trans, travestis, pessoas não bináries transfemininas, que sejam artistas profissionais da música, dança, circo ou teatro, maiores de 18 anos e que morem no estado de São Paulo.

Para participar da residência, as oito selecionadas receberão o valor de R$2.000,00, mediante emissão de nota fiscal e outras exigências listadas no regulamento disponível no site da Caju Cultura.

Como se inscrever?

Além de preencher os dados neste formulário, as interessadas devem enviar um vídeo com uma performance artística em que participem, contemplando qualquer uma das áreas de música, teatro, dança ou circo. As produções não precisam ser inéditas ou exclusivas e devem ser disponibilizadas no YouTube ou no Vimeo, para que o link possa ser enviado no formulário de inscrição. As candidatas também precisam enviar um currículo ou portfólio e manifestar o interesse em participar da residência de forma escrita ou num vídeo de até cinco minutos.

Caju Cultura

O coletivo feminista Caju Cultura foi fundado em 2017 por mulheres que atuam em gestão cultural, criação e atuação em artes da cena e na produção de conhecimento na área da cultura. É formado atualmente por Cristiane Taguchi, Júlia Conterno, Ju Kaneto e Juliana Saravali.

Em sua trajetória, o coletivo participou do XI Encuentro Internacional de Mujeres x la cultura (Mar del Plata, Argentina, 2023), II Encuentro Internacional Mujeres Trabajadoras de las Culturas y las Artes (Montevidéu, Uruguai, 2019), entre outros, além da publicação do texto “Mulheres que trabalham na cultura com ESTÔMAGO, PUNHO e CORAÇÃO” (Revista LabCenas, Vol. 1, no. 1 – 2021), idealização e produção do Festival CRIE como quem LUTA – 1ª e 2ª edições, realização de encontros abertos de discussão sobre temáticas ligadas à cultura, realização de consultoria e atividades formativas voltadas a planejamento estratégico de grupos e coletivos culturais.

O Coletivo Caju Cultura também atua de forma contínua na produção e gestão de grupos e projetos culturais de diversas linguagens artísticas, além de prestar serviço na área de elaboração de projetos para editais e leis de incentivo.

 

Serviço:

Prorrogadas para 20/06 as inscrições para a residência artística do Festival CRIE como quem LUTA

Inscrições: https://forms.gle/To9rrBtULracLAtw6