Como adaptar a comunicação para alcançar diversos públicos
Especialista em oratória e posicionamento destaca a importância de ajustar a mensagem de acordo com a audiência para criar apresentações de impacto
A comunicação eficaz é um dos pilares para o sucesso em qualquer área, e saber como adaptar sua mensagem para diferentes públicos pode fazer toda a diferença. De acordo com Luana Gontijo, mentora e educadora nas áreas de comunicação, oratória e posicionamento, uma apresentação de impacto é aquela que deixa o interlocutor refletindo sobre a mensagem transmitida.
“Interações envolventes, informações bem embasadas e que prendem o interesse são fatores que podem ativar gatilhos positivos, fazendo com que a plateia se conecte mais profundamente com o que você tem a dizer,” explica Luana. Ela enfatiza que não há como alcançar o sucesso se a comunicação não estiver bem alinhada com o público-alvo.
Para garantir que a mensagem atinja seu objetivo, Luana recomenda conhecer a audiência antes de elaborar o discurso. “É essencial analisar fatores como idade, gênero, formação, cultura e interesses do público. Com essas informações, é possível ajustar o tom de voz, a comunicação não verbal e os exemplos utilizados para ilustrar a narrativa,” destaca a especialista.
Ela exemplifica que, ao falar para um público mais jovem e descontraído, um tom de voz informal e uma postura relaxada são mais adequados. Já para uma audiência mais formal e conservadora, um tom de voz sério e uma postura ereta podem ser mais apropriados.
Comunicação é um dom?
Gontijo acredita que oratória não é um dom inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida com estudo, treino, prática e mentoria. “Seja para falar com uma pessoa individualmente, seja para uma grande plateia ou equipe, a comunicação eficiente é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática e a orientação correta,” afirma.
Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha