Com público de mais de 90 mil pessoas, edição de São Paulo do Revelando SP movimenta economia criativa

Iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o festival tem gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte

Com público de mais de 90 mil pessoas, edição de São Paulo do Revelando SP movimenta economia criativa

Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Parque da Água Branca foi palco da edição paulistana do Revelando SP, o maior festival de celebração das culturas tradicionais de São Paulo. Com entrada gratuita, o evento atraiu mais de 90 mil visitantes. Esta foi a quinta e última edição do festival em 2024, que também passou por Barretos e Presidente Prudente, cidades estreantes no circuito, além de Iguape e São José dos Campos.

O Revelando SP na capital paulista contou com 183 participantes, representando mais de 100 municípios de 14 regiões paulistas, em 86 stands de artesanato e 53 de culinária, além de 44 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas, que apresentaram suas músicas e danças. Ocorreram, ainda, durante o festival, shows de Rayane & Rafaela, Almir Sater, Fernanda Costa, Jackson Antunes, Ellen Oléria + Sapopemba, Carolina Soares e Os Originais do Samba.

"O Revelando SP é mais do que um festival, é uma verdadeira celebração das nossas raízes, onde as tradições culturais de São Paulo são vivenciadas e compartilhadas com o público. Este ano, o evento reafirmou seu papel fundamental na preservação e valorização da diversidade de saberes e costumes que compõem nossa identidade. Receber mais de 90 mil pessoas só em São Paulo demonstra o sucesso desse encontro, que une gerações e fortalece o vínculo com o patrimônio cultural paulista”, destacou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.  

Essa edição do Revelando SP trouxe três encontros especiais, de Folias, de Congadas e Moçambiques e de Tambores, além de três exposições em parceria com o Museu de Arte Sacra, uma exposição em parceria com o Catavento e uma em homenagem a Rolando Boldrin, grande divulgador dos saberes e costumes da nossa gente, que nos deixou em 2022. 

Entre outras atividades, o Revelando SP ofereceu apresentações da Trupe Revelando SP, com cinco artistas contando e cantando sobre as tradições paulistas. Em uma parceria com escolas, que agendaram visitas para acompanhar a trupe, foram atendidas mais de 600 crianças somente nesta atividade.

 

Economia criativa

Além de valorizar e divulgar as tradições das culturas paulistas, contribuindo para sua manutenção e propagação, o Revelando SP tem forte atuação na economia gerada por essas atividades. Para dar uma dimensão da procura pelo artesanato, Nadir Oliveira Santos Bueno, representando o município de Barra do Chapéu, vendeu todas as suas peças produzidas em barro durante o evento. Ela levou para seu stand cerca de 70 itens, que custavam de R$ 10,00 a R$ 40,00. Às 16h do domingo as peças estavam esgotadas.

Na parte da culinária, Natanael Leandro de Oliveira, representando Pedra Bela com bolinhos de mandioca com tilápia, e participando pela primeira vez do festival, avalia que poderia ter levado mais de seu produto. Os bolinhos, com porções de sete, 13 e 20 unidades, ao valor de R$ 20,00, R$ 32,00 e R$ 40,00, respectivamente, também acabaram no domingo, ainda antes das 14h. Ele vendeu, durante o evento, cerca de 12 mil bolinhos.

Já um grande sucesso no Revelando SP, o stand de Bragança Paulista, que vende sanduíche de linguiça bragantina com polenta crocante, também teve excelentes resultados. Foram cerca de 320 kg de linguiça e mais cerca de 250 kg de polenta. Foram vendidos por volta de quatro mil sanduíches, ao valor de R$ 25,00 (R$ 35,00, no combo com polenta).

Kambukira, que levou ao Revelando SP a tradicional galinhada de São Longuinho, produziu 49 tachos do prato durante o evento, com 1.480 kg de sobrecoxa de frango. Foram vendidas 2.450 refeições, que, generosas, saíam por R$ 35,00.

Os docinhos também tiveram alta demanda ao longo do evento. Beth Pelegrini, de Palmital, levou ao Revelando SP em torno de 600 kg de doces, entre compotas, doces cristalizados, doces feitos com amendoim e outros. Os doces, que custavam R$ 97,00 o quilo, foram todos vendidos no sábado. Para não ficar com o stand vazio, Beth o reabasteceu com doces de outros expositores.

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