Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024

Ao todo, 50 inscritas em todo o mundo foram escolhidas como finalistas do prêmio, que possui cinco categorias distintas: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoiando Vidas Saudáveis; Uma delas, é da Zona Leste

Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024

Quatro escolas brasileiras foram nomeadas entre as cinquenta melhores para os cinco prêmios de Melhor Escola do Mundo (World's Best School Prizes 2024) – atrás apenas do Reino Unido e da Índia. A premiação, criada pela T4 Education com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, prestigiará os vencedores com cerca de R$50 mil cada, totalizando mais de R$250 mil no total para todas as categorias.

As brasileiras selecionadas são: a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, no Pará; o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, localizado em uma unidade de internação socioeducativa no Distrito Federal; o Colégio Militar de Manaus, na capital do Amazonas; e a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona leste da capital paulista. As categorias das indicadas são, respectivamente, Ação Ambiental, Superação de Adversidades, Inovação e Colaboração Comunitária. A quinta categoria, “Apoiando Vidas Saudáveis”, foi a única que não teve finalistas do Brasil.

Os prêmios foram criados em 2022 após a Covid-19, para oferecer uma oportunidade às escolas que estão mudando vidas dentro e fora de suas salas de aula, compartilhando suas melhores práticas para ajudar a melhorar a educação em todos os lugares.

Os vencedores das cinco categorias serão escolhidos por uma academia de juízes especializada com base em critérios rigorosos. Além disso, todas as 50 escolas pré-selecionadas também participarão de uma votação pública, que foi aberta hoje. Aquela que receber o maior número de votos do público receberá o prêmio ‘Escolha da Comunidade’ e será membro do programa Melhor Escolha para Trabalhar da T4 Education, para ajudá-la a apoiar o bem-estar dos professores e solucionar a crise de recrutamento e retenção de profissionais.

Celebramos que escolas públicas brasileiras trabalhem com essas metodologias inovadoras, colocando o aluno no centro de seu próprio aprendizado. Essas iniciativas são importantes na medida em que as crianças e adolescentes se tornam protagonistas de suas trajetórias escolares, podendo assim desenvolver verdadeiramente seu potencial, em especial quando falamos de estudantes mais vulneráveis” afirma Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann.

"A menos que resolvamos os desafios urgentes que a educação global enfrenta - desde as lacunas de aprendizagem exacerbadas pela Covid-19 até o subfinanciamento crônico e a crescente crise de bem-estar, recrutamento e retenção de professores - teremos falhado com a próxima geração”, diz Vikas Pota, fundador da T4 Education e do Prêmio Melhores Escolas do Mundo. "Escolas brasileiras pioneiras como a (...) Escola Estadual Deputado Pedro Costa, que cultivaram uma cultura forte e não têm medo de inovar, mostram a diferença que pode ser feita em muitas vidas. Escolas de todo o mundo podem agora aprender com suas soluções, e é hora de os governos também fazerem o mesmo”, complementa.

 

Saiba mais sobre a escola finalista da Capital:

 

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, uma escola estadual de Ensino Fundamental em São Paulo (SP) que trabalha em parceria com a associação Parceiros da Educação, é um exemplo de inovação na educação pública. Com mais de 71 anos de história, foi pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica artística, criados para promover não apenas a excelência acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal e a integração social entre seus 305 alunos.

Impulsionada pela missão de desenvolver cidadãos conscientes e transformadores, a escola revitalizou sua abordagem em educação, integrando atividades esportivas e cognitivas exclusivas. Essa iniciativa catalisou um envolvimento significativo da comunidade, transformando a escola em um centro onde os recursos locais são aproveitados para expandir as oportunidades educacionais.

O Projeto Xadrez, iniciado pelo professor Leonardo Alcântara, utiliza o jogo estratégico como uma ferramenta para aprimorar as habilidades cognitivas e a interação social, ensinando os alunos a pensarem no futuro e a considerarem as consequências de suas ações, dentro e fora do tabuleiro. Da mesma forma, os programas de Atletismo e Ginástica Artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas ao desenvolvimento físico, mas também à construção da resiliência e do trabalho em equipe, habilidades essenciais para os alunos de hoje.

Esses programas têm demonstrado um sucesso notável, evidenciado pelo aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e pelo aumento da coesão comunitária. Os pais e as organizações locais estão ativamente envolvidos, apoiando não apenas com a presença, mas também com a participação em eventos e workshops, demonstrando o profundo impacto das iniciativas da escola na comunidade local.

 

Próximas etapas

Os três finalistas de cada um dos cinco prêmios de Melhor Escola do Mundo serão anunciados em setembro de 2024 e os vencedores, em novembro. Eles serão escolhidos com base em critérios rigorosos por uma academia de juízes composta por líderes de todo o mundo, incluindo acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado.

Um valor de US$50 mil (cerca de R$250 mil) será dividido igualmente entre os vencedores dos cinco prêmios, sendo que cada um receberá US$10 mil (aproximadamente R$50 mil). Ainda, o vencedor do Prêmio Escolha da Comunidade, conforme determinado pelo voto do público, receberá o título de “Melhor Escola para Trabalhar” -  um mecanismo independente e baseado em evidências para certificar escolas por sua cultura e ambiente de trabalho.