Psicanalista abre vagas para curso gratuito e online para artistas e profissionais da cultura

A iniciativa é para que esse público tenha uma vida profissional e pessoal saudáveis, sem comprometer a carreira

Psicanalista abre vagas para curso gratuito e online para artistas e profissionais da cultura

Artistas e profissionais da cultura de todo o Brasil poderão cuidar da sua saúde mental participando do curso online da produtora cultural e psicanalista Mariana Frota Sellva, promovido pelo Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa (LabFaz). Os encontros acontecerão em formato online, permitindo com que haja uma partilha maior e diversa. A inscrição é gratuita. 

Os momentos de escuta e troca serão divididos em duas sessões, a primeira será um curso no dia 10/06. E nos próximos dias 17, 19 e 24 de junho serão mentorias coletivas. O curso terá duração de duas horas, enquanto que as mentorias, divididas em três dias, cada uma com duração de um hora. As inscrições já estão abertas. 

Os encontros têm por objetivo reunir artistas e profissionais da cultura para debater sobre saúde mental em sua área de atuação, por meio de via psicanalítica, os possibilitando ter uma vida profissional e pessoal saudáveis, sem adoecimentos ao longo da carreira. 

Mariana Sellva enfatiza que o artista em seu trabalho vai expressar aquilo que estiver no roteiro, e na vida pessoal dele com o público ele também vai escolher o que expressar. “Em vários momentos deixamos de lado alguns sentimentos, e todos nós temos emoções que necessitam ser expressadas de alguma forma”. Mariana oferece o acolhimento que muitos profissionais da cultura precisam, mas não procuram.

Estamos vivendo um momento em que escolhemos o que expressar. Cada vez mais escolhemos o que colocar no currículo, nas postagens das redes sociais, nas conversas em família e no trabalho. Aquele recorte de expressão que filtramos ser o ideal. Aquele que vai evitar frustrações, que será melhor aprovado, que vai dar um retorno rápido e que faz com que a gente se sinta mais amado”, comenta a psicanalista.

E se esses sentimentos não forem expressados, compartilhamos ou tratados podem no olhar da especialista “ter um preço muito alto a ser pago” com o passar do tempo. Ela conclui dizendo que a terapia em grupo vem como uma maneira de encontrar na fala do outro uma identificação também para quem escuta. 

SERVIÇO

Curso de Saúde Mental para Profissionais da Cultura 

Data: 10/06, 17/06, 19/06 e 24/06 

Local: Online 

Horário: 16h 

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem69g26zL3fC7zd58e2G_Al3tnDega-xtaLE2O7iM3XKElxA/viewform