Anime Friends 2024: Um universo geek a ser explorado!

O Correio faz a sua estreia no maior festival de cultura pop da América Latina! Confira!

Anime Friends 2024: Um universo geek a ser explorado!

Por Camilla Sedrez e Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Geek, nerd, CDF, não importa como queira chamar. Ontem, eram alvo de chacotas. Hoje, movimentam uma economia de uma maneira incrível.

Aconteceu, entre 18 a 21 de julho de 2024, o Festival Anime Friends, no Distrito Anhembi, Zona Centro-Norte da Capital Paulista.

Organizado pela Maru Division, e voltado aos fãs da cultura pop, mais direcionado às animações, séries e demais aspectos da cultura japonesa e coreana, o Anime Friends é um evento tradicional nas férias paulistanas. Antes, o festival acontecia no antigo Mart Center, próximo ao Distrito Anhembi, na Vila Guilherme, e durante muitos anos, o festival acontecia no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul. No ano passado, o festival completou 20 anos.

Em 2024, além de ser a primeira edição no repaginado Distrito Anhembi, também foi o primeiro ano do Correio, que acompanhou o último dia, e vai te contar como foi!

Uma das principais características do festival (e de seus fãs), é o alto número de fantasias. Calma, vamos explicar! Não são simples fantasias! Os cosplayers (termo em inglês que, em tradução literal seria como "atores fantasiados") com seus cabelos coloridos e roupas chamativas tomaram conta do Anhembi durante todos os dias do festival, principalmente na área destinada a esse público, a Cosplay Zone.

Mas, não foi somente isso. Tiveram muitas atrações, de verdade! Além do palco principal, onde vários conjuntos e artistas tocaram, como Senpai Old School, Orquesta Monte Cristo, ALI, Miura Jam, Bandai Namco Music Live Festival, entre outros, também teve muitos painéis na AF Arena, muitas palestras e apresentações no Auditório Ultra e muita dança na K-Pop Arena. No Auditório Ultra, teve palestras dos atores Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto, que participaram da nostálgica série Jiraiya. A série, do gênero Tokusatsu, ou "heróis robôticos" em tradução livre do japonês, foi exibida na TV Manchete (na época, Canal 9 UHF em São Paulo) durante o final da década de 80 e início da década de 90, e ainda existem muitos fãs do gênero, principalmente quem tem mais de 30 anos. Aliás, existe a "Geração Manchete", que são os fãs do gênero citado, de séries como Black Kamen Rider, Jiban, Winspector, o "campeão da justiça" Jaspion, Flashman (que tiveram os atores Yasuhiro Ishiwata, Mayumi Yoshida e Kihachiro Uemura também no Auditório Ultra celebrando os 35 anos de estreia) entre outros, e outras animações, como "Cavaleiros do Zodíaco", famosas na emissora fundada por Adolpho Bloch. Teve sim um espaço dedicado aos Tokusatsus, conduzido pela plataforma Tokucast, onde tinha uma estante com os capacetes dos heróis mais queridos dos fãs, desde os conhecidos Power Rangers, até os citados, como Jiraiya, Winspector e Black Kamen Rider. 

Ainda sobre o Auditório Ultra, teve palestra do dublador Guilherme Briggs e do ator Vincent Martella. Falaremos mais sobre Martella na sequência!

Não tinha como ficar parado

O Anime Friends teve inúmeras atrações simultâneas, e de fato, não havia como ficar parado. Até porque os próprios visitantes eram uma atração à parte. Muitas lojas expositoras, que não somente comercializavam artigos geek e de cultura pop, mas também alimentos de origem asiática, e outros artigos. Até estande de espada tinha!

(Estande da Shigeoka Wood Works no Anime Friends/Foto: Guilherme Conde)

Um dos espaços com muito movimento, foi o beco dos artistas, ou Artists' Alley, onde cartunistas e artesãos - locais ou não - apresentavam seus trabalhos. Um dos artesãos, era William Shigeoka, que através da Shigeoka Wood Works, comercializava artigos de RPG feitos de madeira. "Aqui tem movimento porque somos os únicos que tem alguma coisa de RPG!". RPG, ou Role Playing Game, é um tipo de jogo que mexe com a imaginação dos jogadores e de quem conduz - chamado de "mestre" - e onde os jogadores decidem o destino dos personagens através dos dados. Dados bem diferentes dos dados que costumamos jogar em outros jogos de tabuleiro, como War e Banco Imobiliário (Monopoly).

William afirmou que no sábado (20), foi o dia de mais movimento. Normal, o paulistano costuma apreciar mais os eventos nesse dia da semana!

Home Run no Anhembi

(Espaço do Baseball no Anime Friends/Foto: Camilla Sedrez)

Embora estivessémos próximos do Estádio Municipal Mie Nishii, teve baseball sim no Anime Friends! A Beisebol.org Brasil montou espaços infláveis onde os visitantes pudessem ter a experiência de jogadores do esporte que não é apenas popular nos Estados Unidos, mas também no Japão, Venezuela, Coréia do Sul, Panamá e República Dominicana.

(O árbitro e co-fundador da Beisebol.org Brasil Marcelo Nakayama/Foto: Guilherme Conde)

No espaço, que não ficou vazio por nenhum momento, deu tempo de conversar rapidamente com Marcelo Nakayama, árbitro de baseball e co-fundador da Beisebol.org Brasil, que não tem nenhum tipo de vínculo com a Confederação Brasileira de Baseball (CBB), e que organizam um espaço dedicado ao esporte no Tatuapé, Zona Leste, a Arena Beisebol, bem conhecida, aliás.

"Aproveitamos o Anime Friends para divulgar mais o Baseball no Brasil, e estamos aqui desde o começo!", afirmou Marcelo. Os visitantes aprovaram!

Fantasias e Páginas

Obviamente, os visitantes procuravam espaços onde tinham histórias em quadrinhos, independente se eram os tradicionais heróis dos Estados Unidos, ou os clássicos japoneses. Lá estavam: Editora Europa, Comix, JBC e a Panini. Panini, que presenteou toda a imprensa com exemplares da Marvel! Uma ótima surpresa para estes repórteres!

Não somente tinha gibis e mangás, mas também teve espaço para os jogos de cartas no estande da Copag, inclusive com jogadores!

Com a palavra...!

No domingo (21), teve um circuito de entrevistas coletivas. Pudemos acompanhar três delas, inclusive a mais esperada.

Começamos com o dublador mais famoso do Brasil. A inesquecível voz do Bob Esponja, do herói Goku e do chef Bartolo "Buddy" Valastro, Wendell Bezerra atendeu jornalistas, influenciadores e demais Media Makers. Dentre muitas perguntas sobre dublagem, Bezerra foi questionado sobre limite de idade: "Não existe limite de idade, é até melhor! Se você acha que passou da idade de dublar, não esquenta a cabeça, pelo contrário! Pode dublar sim, sempre há espaço!". Wendell, que é além de dublador, é ator, diretor de dublagem, locutor e youtuber, também é torcedor do São Paulo, e teve sua narração de Goku respostada no perfil do clube no X (o antigo Twitter), no gol de Lucas Moura - de pênalti - que classificou o São Paulo às oitavas de final do Campeonato Paulista, na partida contra o Ituano. A narração foi em homenagem à Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, que teve seu falecimento anunciado em março deste ano.

Vamos voltar a falar sobre Dragon Ball.

Na sequência, uma grata surpresa a estes repórteres. Se você acompanha o Correio, sabe que nós acompanhamos (muito mais) de perto o Trans Muscle Brasil, certo? Um dos atletas participantes e vencedores da competição foi Sidney Scaccio, que também é produtor musical.

Questionado pelo Correio sobre como consegue convergir tantas influências em tantas atividades, Scaccio afirmou que "é difícil, mas que é possível mostrar para diferentes públicos que todos podem se encaixar!".

Até o fechamento desta cobertura, a nossa pergunta à Scaccio tem mais de duas mil visualizações em nosso perfil do Instagram!

Também foi perguntado para Sidney qual é o seu personagem de anime favorito. A resposta foi Ichigo Kurosaki, protagonista de Bleach.

Por fim, a entrevista coletiva mais esperada. Conhecido por interpretar Greg Wulliger por quatro anos, Vincent Michael Martella foi presença ativa em três dos quatro dias do festival. O ator e dublador estadunidense ganhou a admiração de fãs brasileiros por dar vida ao melhor amigo de Chris Rock na série "Todo Mundo Odeia o Chris" (Everybody Hates Chris), e também por ser uma das vozes originais na série animada "Phineas & Ferb".

(O ator e dublador estadunidense Vincent Martella/Foto: Guilherme Conde)

Martella, que esteve em sua segunda passagem pelo Brasil e a primeira em São Paulo, elogiou muito o festival e sua organização, o contato com os fãs e disse que adoraria trabalhar no Brasil. Também confessou que já foi cosplayer, acompanhando um festival caracterizado em um dos bandidos de "Esqueceram de Mim", que foi interpretado por Joe Pesci, que Vincent chamou de "ator subestimado". Vincent disse que quer voltar ao Brasil para participar de mais eventos como o Anime Friends.

Anime preferido do eterno Greg? Sim, Dragon Ball Z, e a sua saga favorita, é do Cell. Se não fosse pelo fato de ser estadunidense, poderíamos dizer que Vincent, nascido em 1992, também era uma das milhares de crianças paulistas que acompanharam essa mesma saga através da TV Bandeirantes em 2001!

Mais de 140 mil visitantes estiveram nos quatro dias do festival, considerado o maior sobre cultura pop na América Latina. Foram quatro dias de uma grande celebração. Para nós, foi uma alegria produzir mais uma edição dessa festa que é tão especial para os fãs da cultura pop oriental e também para São Paulo. O Anime Friends, hoje, é um dos maiores eventos do calendário oficial da cidade”, disse Juliano Aniteli, diretor-executivo (CEO) da Maru Division.

Em 2025, já tem data marcada, pode anotar: de 3 a 6 de julho. E quem vai contar tudo para você? Não deixe de acompanhar o Correio!