31ª ABF Expo 2024: A maior feira de franquias do mundo

Veja como foi a 31ª ABF Expo, onde o Correio te conta pela terceira vez!

31ª ABF Expo 2024: A maior feira de franquias do mundo

Por Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Não é atalho. É muito trabalho, mas que pode transformar (muitas) vidas. É exatamente assim que podemos resumir o que é franchising.

Aconteceu, entre 26 a 29 de junho de 2024, no Expo Center Norte, a trigésima primeira edição da ABF Expo.
Organizada pela Associação Brasileira de Franchising e (também) pela Informa Markets, a ABF Expo faz parte do calendário paulistano dos principais eventos mercadológicos do país.
Com muita alegria, o Correio te conta como foi pela terceira vez!
A impressão foi unânime entre a imprensa e os expositores: a edição de 2024 foi a maior de todos os tempos. Sim, houve partes que o Correio não conseguiu descobrir tamanho universo apresentado na ABF Expo deste ano.
Dos destaques apresentados, começamos com o sotaque da terrinha, ó pá!
"O Brasileiro sabe viver a vida"
Nosso primeiro destaque foi o único de seu setor na Expo.  No espaço dedicado às Microfranquias (investimento até 15 mil), estava a TZ Viagens. Com sede na "área do turismo" do Centro Paulistano - a Avenida São Luiz, sede de muitas grandes agências de turismo, a TZ se consolidou no mercado por via do formato de expansão através das microfranquias.

(Paulo Manuel, fundador da TZ Viagens/Foto: Guilherme Conde)
Conversamos com o diretor executivo e fundador da agência, Paulo Manuel. Paulo, é português nato, da região do Algarve (sul), e nos contou o porquê de ter apostado suas fichas empreendendo no lado sul do Atlântico.
"O Brasil é um país fantástico, que ainda não sabe do seu potencial", afirmou Manuel. "O brasileiro aproveita mais a vida do que o europeu, sabe viver mais a vida, de explorar mais as coisas. O europeu, é mais pragmático".
Além das diferenças entre nós e o Velho Mundo, tivemos a felicidade de encontrar um casal de Indaiatuba que pertence ao quadro de franqueados da agência paulistana.

(Paulo Manuel entre o casal de franqueados André e Bruna Cipriano/Foto: Guilherme Conde)
Bruna e André Cipriano Neto, estavam na ABF Expo junto com Paulo Manuel, trocando ideias pessoalmente, até desmentindo boatos, que o franqueador não se relaciona com o franqueado. Há um ano e meio na TZ Travel, os Cipriano começaram com a categoria Home Office, a categoria inicial da microfranquia. Hoje, abriram uma loja física em Indaiatuba, ampliando e personalizando o atendimento.
Questionados sobre a decisão de tornarem-se empreendedores do turismo, Bruna disse que não estava nos planos: "Sou farmacêutica, e ele trabalha com TI. Estávamos fazendo um cruzeiro, conhecemos o Paulo, e ele nos apresentou a ideia da TZ. Não pensávamos em mudar nossas carreiras". A alegria em pertencer ao quadro de franqueados da TZ era bem visível no sorriso de Bruna.
Conhecendo quem sabe
Toda empresa pode se transformar em franquia. Mas, para isso, é preciso percorrer um longo caminho e contar com o suporte de quem sabe. Conhecemos uma das maiores franqueadoras do pais, o Grupo Bittencourt.

(João Brito, diretor comercial do Grupo Bittencourt/Foto: Guilherme Conde)
Conversamos com o lisboeta João Brito, diretor comercial do Grupo Bittencourt que nos explicou todo o processo de franqueamento de uma empresa através do suporte do Grupo. Brito, que chegou a ter uma franquia da Osklen em Lisboa anos atrás, nos explicou o "Start-Up Franchising", o produto do Grupo Bittencourt voltado às pequenas e médias empresas que desejam se tornar franquias.
Uma das marcas que utilizaram o suporte do Grupo Bittencourt, foi a Baff's, conhecida nos terminais de ônibus e estações de Metrô em São Paulo, por seus quiosques de lanches e salgados.
Além disso, uma curiosidade: Brito nos contou que a rede confeiteira Sodiê Doces, contou com o suporte do Grupo Bittencourt para montar a rede de franquias da confeitaria, que se tornou uma verdadeira marca registrada sobre bolos e doces em toda a região metropolitana de São Paulo.
Tudo jóia!
Apesar do subtítulo ser uma brincadeira, vamos falar não de jóias, mas de semijóias! Conhecemos a Mapa da Mina Acessórios, com uma história bem interessante. Conversamos com os sócios-diretores Marcos Pertile e Jamil Machado, que também é o fundador.
Inicialmente estabelecida na Capital Fluminense, a Mapa da Mina ganhou, pela primeira vez, o Selo de Excelência em Franchising em 2024, pela Associação Brasileira de Franchising, e estava na ABF Expo para explicar como tornar-se franqueado da joalheira.
Com forte presença no estado do Mato Grosso do Sul (quatro lojas com uma única franqueada), a Mapa da Mina está para inaugurar sua fábrica em Limeira, no nosso interior. Pertile, que era fornecedor da Mapa da Mina, tornou-se sócio-diretor à convite de Machado, e nos contou os principais pontos da trajetória da joalheira, que bairrismo à parte, não pode ser mais chamada de carioca!

(Da esquerda para a direita, os sócios-diretores da Mapa da Mina Acessórios, Jamil Machado e Marcos Pertile/Foto: Guilherme Conde)
Tamanha foi o impacto da decoração do estande da Mapa da Mina, que tiveram visitantes que queriam adquirir as peças produzidas e comercializadas pela rede: "Incrível, as pessoas queriam comprar as peças, mas é só mostruário!", disse Jamil Machado, fundador da Mapa da Mina.
Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados durante nossa participação na ABF Expo Franchising deste ano. Foi um evento agressivo em termos de networking e negociações, onde conseguimos estabelecer conexões valiosas e identificar potenciais candidatos qualificados. A presença da Mapa da Mina na feira fortalece nossa visibilidade como franquia em expansão, e também reforça nossa posição entre os principais players do mercado brasileiro. Estamos confiantes de que esta exposição nos ajudará a alcançar nossos objetivos de expansão e captação de novos franqueados alinhados com nossa proposta de qualidade e inovação", afirmou Pertile.
Muito provavelmente, você irá reconhecer uma loja da Mapa da Mina em breve!
Tivemos também a oportunidade de aproveitar um bom açaí da Jah, que você provavelmente conhece através do ator, empresário e piloto Caio Castro, que é um dos sócios, e conhecemos (mas ainda não provamos) uma novidade da rede, o Jah Coffee, ou "café de açaí". Será que o café de açaí terá boa aprovação na terra do café?

(O café de Açaí, novidade da Jah para a ABF Expo/Foto: Guilherme Conde)
A participação na ABF Expo foi uma excelente oportunidade para apresentar nossos modelos de negócio, especialmente o novo Jah Coffee, que complementa nosso portfólio de forma inovadora. A resposta positiva dos visitantes e investidores reforça nosso compromisso com a qualidade e a expansão contínua da rede. Estamos entusiasmados com as perspectivas de crescimento e prontos para levar o Jah a novos patamares”, disse Diego Dutra, co-fundador e líder de expansão da Jah Franchising.
Números Finais
Foram 440 marcas expositoras e 65 mil visitantes durante os quatro dias. Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro. Empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação. Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia. Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios, o que deve incentivar ainda mais o desenvolvimento de nosso setor nos próximos meses”.

O diretor de Negócios da Informa, Hermano Pinto, ressalta: “Notamos uma evolução tanto entre os visitantes, mais preparados e já com certa experiência em negócios, como entre os expositores, muitos deles já parte de grupos de marcas. Entre os fornecedores, o desenvolvimento de soluções específicas para o franchising ganhou ainda mais força, especialmente nas áreas financeira, administrativa e de controladoria, o que junto a outros fornecedores, startups, pontos comerciais e instituições financeiras, consolidou um ecossistema completo no evento. Ficou claro também as vantagens do contato presencial, com muita interação direta, networking e até contato com as lideranças das franquias almejadas”.

O visitante Cristiano Souza relatou: “Sou de Santa Catarina e o que mais me chamou a atenção foi o atendimento das franquias. (...) a forma de abordagem, como tratam a gente como cliente, como futuro franqueado. Fui superbem atendido e foi o que me chamou a atenção. Hoje eu opero na Bolsa de Valores e a gente diversifica nossos investimentos. Então nós temos um grupo de investidores no qual fazemos a captação de investimentos e estamos aqui observando e buscando pelas melhores oportunidades.”

Já a visitante Edna Martins Barros disse: “Vim de Minas Gerais e esta é a minha primeira vez no evento e está sendo uma experiência incrível. O que mais me chamou a atenção foram as marcas do segmento de Alimentação. Trabalho com tinta e material de construção e também estou visitando franqueadoras desta área, que também vejo com boas perspectiva.”

A exemplo de anos anteriores, as celebridades também marcaram presença na 31ª ABF Franchising Expo. Foram elas: Caito Maia (Chilli Beans), Carlos Massa - Ratinho (Água de Cheiro), Celso Portiolli (market4u), Flávia Alessandra e Otaviano Costa (Royal Face), Helô Pinheiro (Home Angels) e Ticiane Pinheiro (Ótima Center), Henrique Fogaça (Avant Franquias e Convex Jóias); Chris Pitangui, Geraldo Luiz, João Kléber, Luciana Gimenez, Marcello de Carvalho e Sônia Abraão (É Seguro), e Wanessa Camargo (PG&MP).

Você acompanhou a ABF Expo por aqui em 2022, 2023 e 2024. Em 2025, será entre 25 a 28 de junho, e você sabe muito bem quem é que vai te contar tudo! Continue com o Correio!