Global Agribusiness Festival 2024: O campo na cidade

O Correio entrou em campo para te mostrar como o campo foi parar na cidade! Confira!

Global Agribusiness Festival 2024: O campo na cidade

Por Guilherme Conde

São Paulo (SP) - A Capital virou o Campo. Aliás, um campo em específico, se tornou o campo. Calma! Vamos explicar!

Aconteceu, entre 27 e 28 de junho de 2024, o Global Agribusiness Festival, no Estádio Allianz Parque, na Barra Funda, Zona Centro-Oeste da Capital Paulista.

Organizada pela Data Agro e patrocinada pela XP Investimentos, o Global Agribusiness Festival transformou o campo da Sociedade Esportiva Palmeiras no campo do nosso interior mesmo!

Além de palestras, workshops e algumas marcas lá estarem como expositores, o que mais chamou nossa atenção, foram os expositores trazidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo.

Tinha muita coisa a ver com o campo? Sim, mas ao mesmo tempo, não. No entanto, tudo foi muito interessante.

Conseguimos acompanhar a Arena de Fogo, apoiada pela Perdigão, onde Marcelo "Bolinha" Gonçalves (sim, de novo ele!), fazendo os cortes que conhecemos na TecnoCarne/Fispal Tecnologia, com umas churrasqueiras elípticas que este repórter nunca havia visto na vida! Mais legal ainda, foi a campanha: "Coma Queijo Paulista!". Campanha esta, incorporada pelos expositores queijeiros no festival. Todos nós sabemos que o estado de Minas Gerais é a terra do queijo, não é? Pois bem, os queijos paulistas não estão atrás. Vamos explicar mais adiante.

Antes de começar com os destaques do festival, observamos algo bem curioso. Como estávamos em um estádio de futebol, existe uma expressão conhecida para quem gosta do esporte, quando uma equipe consegue uma vitória avassaladora sobre uma outra equipe, "tal time "passou o trator" sobre o outro!". Embora a fase atual do Palmeiras permita que essa expressão seja comum nos dias de hoje, na verdade, teve sim trator no Allianz Parque. Trator não, pneu de trator dentro do campo! Conversamos com Renata Muniz, da Trelleborg, conhecida marca centenária de pneus para tratores, mas que está no Brasil há três décadas.

Pertencente ao grupo japonês Yokohama Toyo Tires, bem conhecido fabricante de pneus para veículos de passeio e esportivos, a Trelleborg tem sua unidade de negócios voltada para tratores e demais veículos agrícolas. No Global Agribusiness Festival, a Trelleborg apresentou a sua linha de pneus sustentáveis, a TM Ecopower, com objetivo de, nos próximos anos, ter agressão zero no meio ambiente em seus produtos. Renata nos contou que os tratores John Deere já contam com pneus Trelleborg de fábrica, devido a uma parceria entre as duas marcas. Mas, quem conhece bem, é o produtor rural do nosso interior, não é verdade?

Vamos aos destaques! Começamos com a Fazenda Suindara, de Cesário Lange, no nosso interior. Especialista em macadâmias, a Suindara apresentou seus produtos na Global Agribusiness Festival. Conversamos com Lianajara Araújo, que nos explicou, o fato da macadâmia ser um alergênico, é necessário tomar muito cuidado com o tratamento da colheita e preparação da macadâmia, caso contrário, rapidamente podem surgir bolores na macadâmia, e causar reações - até mesmo fatais - alérgicas. Em breve, em um empório perto de você!

Sabemos que o comércio eletrônico é capaz de nos fornecer de tudo. Agora, um marketplace de mel, já ouviu falar? Pois é, existe! É o Clube do Mel, de Ribeirão Preto! Na plataforma do Clube do Mel, você pode ter acesso à todo tipo - mesmo - de mel existente no país. Inclusive, provamos alguns tipos de mel, que não se vê em supermercados, e raramente se vê em empórios. Se você usa - e gosta - de mel e não conhece o Clube do Mel, fortemente recomendamos!

Ainda falando sobre mel, você já provou hidromel? Conhecemos a Philip Mead, marca de hidromel de Hortolândia, que pertence à Região Metropolitana de Campinas. Se você gosta de bebidas destiladas um tanto quanto diferentes, recomendamos a Philip Mead. Ah, e uma curiosidade: se você é fã de um podcast em específico, saiba que o apresentador tem participação na Philip Mead. Fica a dica: não é difícil descobrir!

Voltamos à Capital. Se você pensa que não há iniciativas agrícolas em São Paulo, está equivocado. Não nos esqueçamos que a cidade de São Paulo é um mini-estado, de tão grande que é. Conhecemos a Free Soul Food, uma iniciativa muito interessante, que reúne cooperativas agrícolas compostas por mulheres, que selecionam alimentos orgânicos para serem entregues. Conversamos com Camila Costa, a analista de operações da Free Soul Food para explicar um pouco mais para nós. Vale a pena conhecer!

Agora, uma pausa para ela. Sim, a cerveja! Nada como cervejas artesanais para representar melhor o campo na cidade. Conhecemos duas cervejarias muito interessantes (e maravilhosas também) que vale muito a pena o registro. Alerta de spoiler: são gerenciadas por mulheres!

Começamos pela Corisca, cervejaria fundada pela educadora Eneide Gama e por Melissa Miranda. A Corisca oferece três tipos de cerveja: IPA, Lager e Pilsen, todas bem saborosas aliás. Além dos três tipos, tivemos a oportunidade de, na Global Agribusiness Festival, experimentar uma outra cerveja muito interessante, a Do Brejo, feita em colaboração com Thamara Andreatta, uma Session IPA que se encaixa muito bem no calor após - ou durante - um prato salgado (um frango grelhado, ou até uma feijoada, por exemplo).

O rótulo, que você pode ver em nosso Instagram, é bem característico: todo rosa com a bandeira do arco-íris. Sim, a cerveja Do Brejo celebra o orgulho lésbico, que também se encaixa nos valores e ideais da Cerveja Corisca.

Ficou curioso? A Cervejaria Corisca fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2118, no Butantã.

Da Zona Oeste para a Zona Sul. E por um caminho bem rock'n'roll! Conhecemos a Cervejaria X-Craft Beer, de Interlagos, que apresentou no Global Agribusiness Festival, seus principais rótulos, mas justamente um em específico chamou a nossa atenção. Tivemos a oportunidade de conhecer - e provar - a Shadowplay, uma New England IPA que se encaixa em qualquer situação ou temperatura.

Peraí, "Shadowplay"? Se você conseguiu ligar os pontos, sim! A cerveja leva o nome da sétima faixa do álbum "Unknown Pleasures" (Paixões Desconhecidas) do conjunto inglês Joy Division. Nada mais justo conhecer a cerveja nos 45 anos do lançamento do álbum que, para muitos, ajudou a mudar a história do gênero musical. No rótulo, tem até um trecho da letra composta por Ian Curtis, o "poeta dos desesperados", que optou por tirar a própria vida em 18 de maio de 1980.

(Rogéria Xerxenevsky, da X-Craft Beer/Foto: Guilherme Conde)

Mas calma, não vamos ficar apenas no Joy Division. Rogéria Xerxenevsky, da X-Craft Beer, conversou conosco e explicou mais sobre a cervejaria da Zona Sul Paulistana, que você pode conhecer na Rua Júlia Santos Paiva Rio, 126, Interlagos.

Vamos pegar a estrada novamente rumo ao interior? Parando em Sorocaba, cidade da Volcà Foods. Antes de mais nada, vamos contar uma rápida história: tivemos a oportunidade de conhecer a Volcà na NaturalTech. A Volcà Foods desenvolveu uma linha de caldos culinários com uma característica diferente: eles são líquidos! E, no Global Agribusiness Festival, tivemos a oportunidade de conhecer, não apenas mais sobre a marca, mas também sobre quem a criou. 

(Dra. Laíse Kuryama, co-fundadora da Volcà Foods/Foto: Guilherme Conde)

Conversamos com Laíse Kuryama, médica radiologista e co-fundadora da Volcà Foods. Kuryama nos contou que a Volcà surgiu na pandemia, e assim como ela, o outro co-fundador também é médico, e que por gostar de cozinhar, percebeu que a preparação dos alimentos no hospital em que trabalhava tinha caldo líquido, e a receita desses caldos era simples. Com a ideia de replicar, a marca surgiu. Ainda sobre a NaturalTech, a Volcà Foods ganhou um prêmio de sustentabilidade na feira. Uma ótima alternativa a outros produtos semelhantes que costumam usar (um pouquinho mais) produtos químicos.

Lembra da campanha sobre o queijo paulista? Pois bem, nossa última parada será em Cabreúva, terra da queijaria Laghi & Tosi. Se você nunca comeu queijo de ovelha, pode anotar em sua lista. Você nunca mais irá experimentar queijo de outra maneira! Conversamos com Carol Novaes, da queijaria, que morava na Zona Leste (Vila Ré), e que hoje se estabeleceu no interior: "Gosto de vir à São Paulo, mas conto as horas para voltar pra casa!".

Novaes nos adiantou que a queijaria terá uma fazenda interativa, onde os visitantes vão poder, não somente degustar e aproveitar os produtos da queijaria, como também ter contato com os animais, principalmente as ovelhas! Preparado para aproveitar Cabreúva?

Panorama

Não se assuste com a quantidade de repetições da letra F sobre o evento (GAFFFF). Na verdade, existem quatro repetições: Festival, Fórum (cuja primeira edição foi em 2012), Food (comida) e Fair (feira). Sobre o Fórum, teve palestras de: Graça Machel (ativista e ex-esposa de Nelson Mandela), Marcelo Gleiser (físico e pesquisador), Parag Khanna (pesquisador e uma das personalidades mais influentes do século XXI) e Guilherme Benchimol (fundador e presidente do conselho de administração da XP Investimentos).

Além do Fórum, teve muita música country e sertaneja por artistas independentes, e dois megashows, das duplas Jorge & Mateus, e da já consagrada Chitãozinho & Xororó. Teve de fato, diversão para todos os gostos.

A primeira edição do Global Agribusiness Festival foi memorável, e um absoluto sucesso. Já está combinada a edição de 2025, mas as datas, até o momento do fechamento desta cobertura, ainda não foram confirmadas. Mas você já sabe por onde você vai acompanhar! Continue com o Correio!