Fispal Sorvetes, Food Service & Tecnologia: 40 anos de muitas conexões

Duas semanas, muitas novidades e experiências! Veja como o Correio acompanhou a edição especial das feiras Fispal!

Fispal Sorvetes, Food Service & Tecnologia: 40 anos de muitas conexões

Por Anderson Wadner, Camilla Sedrez e Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Quando se tem muita história para contar, é preciso contar um capítulo de uma maneira bem diferente. É desta maneira que vamos contar como foram os 40 anos de Fispal: uma maneira diferente!

Aconteceu, entre 11 e 14 de junho, e também entre 18 a 21 de junho de 2024, a Fispal Sorvetes & Food Service e a Fispal Tecnologia. Vamos contar, em duas partes, como foram as duas, das maiores e principais feiras da indústria alimentícia do país.

Organizada pela Informa Markets, as feiras Fispal completaram 40 anos em 2024, e o Correio vai te contar como foi!

Parte 1 - Fispal Sorvetes & Food Service - Expo Center Norte

A primeira parte foi doce. Doce e gelada em sua maioria! Na Zona Norte da Capital Paulista, foi onde aconteceu a 40ª edição da Fispal Sorvetes & Food Service, no Expo Center Norte. Durante quatro dias, os principais envolvidos (na linguagem corporativa, stakeholders) na cadeia de produção alimentícia, puderam descobrir novidades, tanto na parte de sorvetes, como na parte de Food Service, ou serviços de alimentação.

Basta dar dois passos, você conseguia provar diferentes sabores da sobremesa favorita do brasileiro. Longas filas nos expositores que ofereciam amostras de sorvetes, cremes e demais sobremesas refrigeradas. E não importava a forma: na colher, no palito, na casquinha, e por aí vai!

(Circuito de Palestras Gelado Experience na Fispal Sorvetes/Foto: Guilherme Conde)

Teve um circuito de palestras chamado "Gelado Experience", onde especialistas no ramo de sorvetes explicavam aos visitantes, como se destacar no comércio de sorvetes. O circuito de palestras esteve lotado durante todos os quatro dias.

Eleito o Top 3 dos estandes mais bonitos da Fispal Sorvetes, a Blips rapidamente chamou nossa atenção pelo volume de visitantes em seu espaço. E também, pelo sorvete misto que provamos! Conversamos com Tatiana Lima, da equipe de marketing da Blips, que nos contou um pouco sobre a trajetória da companhia. A maioria dos expositores pertencem às indústrias ou ramo alimentício, a Blips não pertence nem a um lado, e nem ao outro.

(Tatiana Lima, da Blips/Foto: Guilherme Conde)
Os mineiros de Uberlândia, são na verdade, uma fintech. Você não leu errado. Tomamos um sorvete feito por uma fintech!
Calma! Vamos explicar! A Blips é uma fintech que atua com o chamado crédito empreendedor de um formato diferente. Com atuação em quatro áreas, a parte de ice service foi a novidade para a Fispal Sorvetes & Food Service. Iniciaram com a comunicação visual, que é a área líder da Blips, e também atuam com estética e construção civil.
A Blips atua da seguinte maneira: você pode adquirir ou alugar uma máquina de sorvete ao invés de obter o valor para este fim. A aprovação da concessão ou aluguel da máquina, fica de acordo ao "potencial empreendedor" do microempresário. Enquanto 4% dos bancos liberam crédito aos microempreendedores que solicitam, a Blips consegue aprovar com uma surpreendente taxa superior a 80%. Incrível, não? Vale a pena saber mais!

Também, um dos destaques da Fispal Food Service foi a "Oficina da Pizza por Elas". A programação contou com a participação de grandes chefs pizzaiolas que nos quatro dias de evento proporcionaram uma experiência completa e insights importantes para os amantes dessa iguaria. A atração, realizada em parceria com o CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas), contou com a participação de chefs como Paula Marques, Alessandra Rocha, Mariana Soncin, Sâmia Cosson, Marcia Machado, Lili Aguiar e Kyoko Hashimoto. A iniciativa de prestigiar chefs mulheres fez parte de uma série de iniciativas de sustentabilidade, inclusão e diversidade promovidas pela Informa Markets, organizadora da Fispal.

(A Oficina da Pizza Por Elas/Foto: Guilherme Conde)

O espaço recebeu a premiada comendadora e chef pizzaiola Erilene Monteiro, profissional formada na Itália e que é reconhecida como a única mulher no Brasil que possui o título de pizzaiola com a mais alta formação. Erilene também é idealizadora do Pizza Maker & Down, um concurso de pizzaiolos que conta com a participação de profissionais e alunos com Síndrome de Down. Durante sua palestra, Erilene anunciou sua última novidade: a primeira pizzaria Down do mundo, que deve ser inaugurada em agosto, em Pernambuco. O projeto conta com o apoio do chef Isaías Soares.
Começamos com dez meninos Down e hoje temos 40. É uma ampliação do projeto. É uma honra muito grande para mim estar aqui hoje falando sobre essa iniciativa. Além disso, fui a primeira mulher a trazer certificação internacional como chef pizzaiola para cá direto da Itália. E, graças a Deus, agora isso se ampliou e temos várias mulheres pizzaiolas”, conta Erilene.

Teve também o Point dos Chefes, já tradicional durante o evento. Adan Garcia, diretor de eventos da Federazione Italiana Cuochi há 15 anos, preparou a Porchetta, uma receita clássica italiana, feita com um corte nobre de carne suína. Durante sua apresentação, Garcia falou sobre a Fispal e sua relevância no mercado. “É o principal ponto de encontro do setor para networking, troca de 
experiências e tendências globais em alimentação. Além disso, o evento traz muita tecnologia, inovação e equipamentos de última geração para toda a cadeia. É imperdível!”, afirmou. Entre as demais receitas preparadas foram: Fusilli com Ragú, com Ricardo Nobre; Pudim de Pistache com Mascarpone, do palestrante Kiko; e Risoto al Funghi, de Flávia Tardioli e Rafael Marques.

Balanço

Foram 1.800 marcas expositoras nacionais e internacionais dentro de 40 mil m² de exposição e 56.838 mil visitantes de toda a América do Sul, 9% acima do número de visitantes registrado na edição de 2023, além de 26 países presentes. Daniel Corigliano, gerente de Negócios da Fispal, destacou a importância da feira para o setor: “Ao longo de 40 anos, a Fispal sempre foi um ponto de encontro importante para a indústria de food service. Este ano, reforçamos nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a transformação digital, oferecendo mais de 125 horas de conteúdo e experiências durante o ano inteiro, que ajudam a moldar o futuro do setor.

"A feira foi, mais uma vez, um sucesso, onde houve uma grande troca de conhecimentos e apresentação de tendências dentro do setor de Alimentação Fora do Lar, que devem incentivar o aumento da produtividade. Neste ano, contamos com o apoio da Fispal para realizar a primeira edição do Fórum Bares & Restaurantes, o que proporcionou um novo espaço para a troca de conhecimento e inovação no setor. Um dos grandes destaques do Fórum foi o uso da Inteligência Artificial para estimular ainda mais a boa gestão dos negócios. Estamos muito satisfeitos com a participação e o engajamento dos profissionais, empreendedores e parceiros, que mais uma vez se mostraram extremamente envolvidos”, celebra Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel Nacional.

Isso foi só a primeira parte...

Parte 2 - Fispal Tecnologia - São Paulo Expo

(Foto: Guilherme Conde)

Na semana seguinte, foi a vez da Zona Sul receber uma feira Fispal, e não foi qualquer edição! A Fispal Tecnologia também recebeu a edição da TecnoCarne, onde todos os envolvidos, desde o agronegócio até o distribuidor. Na TecnoCarne inclusive, teve o espaço da "Vitrine da Carne", projeto do especialista em cortes Marcelo "Bolinha" Gonçalves, que explicou partes do boi e os tipos de carne muito didática e minuciosa. A melhor parte - evidente - foi a degustação a partir dos cortes de Marcelo. Os vegetarianos e veganos que nos perdoem, mas é incrível como não existe carne melhor que a nossa!

Você pode ver um trecho de como foi (e como estava) a Vitrine da Carne na TecnoCarne em nosso Instagram!

E a parte de tecnologia? Sim, pudemos observar as últimas novidades em maquinário industrial, principalmente voltado para embalagens. Nisso, algo rapidamente chamou nossa atenção.

Tecnologia 100% Brasileira

Conhecemos a Perfor, estabelecida em 2007 na cidade de Ascurra, em Santa Catarina. A Perfor desenvolve uma série de maquinários para embalagens e controle de qualidade, com desenvolvimento 100% nacional. Apenas a parte de periféricos que fica por conta da parceria que a desenvolvedora catarinense tem com os japoneses da Mitsubishi Electric - que também foi expositora na Fispal Tecnologia.

Guiados por Andrey Hernandes, supervisor regional de vendas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pudemos acompanhar as máquinas da Perfor em atividade. Foi algo realmente impressionante!

(Andrey Hernandes, da Perfor/Foto: Guilherme Conde)

O que nos chamou atenção, foi a máquina que controlava o peso dos produtos, o checkweighter. Na demonstração, tinha uma série de produtos com o mesmo peso, e Andrey colocou dois produtos, com um peso menor e um outro com um peso maior. Enquanto a máquina contava cada produto (representados por bolachas de borracha) minuciosamente, assim que as bolachas com pesos alterados passou na contagem, rapidamente foram descartadas. De maneira automática. Não dava para acreditar em tamanha precisão!

Outra máquina que nos chamou a atenção, foi o detector de metais. Hernandes nos explicou que, pela lei brasileira, todas as indústrias alimentícias precisa ter uma máquina dessas para evitar que qualquer tipo de metal possa ser consumido por aqueles que compram alimentos. Da mesma maneira do checkweighter, qualquer produto que tinha um pequeno parafuso - que era colocado em cima do mesmo na demonstração - também era rapidamente descartado de maneira automática.

(O detector de metais desenvolvido pela Perfor/Foto: Guilherme Conde)

As máquinas tem um valor por volta de 100 a 200 mil reais. Ter visto tudo aquilo no estande da Perfor, olhar que máquinas brasileiras são muito boas e requisitadas, nos encheu de orgulho!

Pudemos também observar máquinas embaladoras funcionando, expositores cujas empresas são as que preparam as embalagens de uma série de produtos que consumimos, seja laticínios, farináceos, bebidas e outros, mas que não são vistas com suas marcas nas gôndolas.

Outro ponto interessante, foi que os visitantes puderam participar de uma roleta eletrônica (sim, é verdade) para retirar brindes especiais dos 40 anos da feira. Podia ser um bloco de notas, copo de vidro, ou uma água mineral natural Levity em lata com uma versão específica para os 40 anos da Fispal Tecnologia.

Balanço

Foram 450 marcas expositoras nacionais e internacionais dentro de mais de 40 mil m² de exposição e 44 mil visitantes.

Se esses foram os 40 anos das feiras Fispal, imagine na edição 41! E quem vai continuar a te contar, você já sabe quem é! Conte sempre com o Correio!