VTex Day 2024: O futuro é aqui

O Correio fez sua estreia no VTex Day em 2024! Saiba como foi um dos maiores eventos de tecnologia, marketing e negócios do mundo!

VTex Day 2024: O futuro é aqui

Por Guilherme Conde

São Paulo (SP) - Não é só no exterior que acontecem eventos que trazem tendências para o futuro. Aliás, a Capital Paulista já está acostumada com eventos assim, junto com Nova York, São Francisco, Londres, Barcelona, e por aí vai.

Aconteceu, entre 11 e 12 de abril de 2024, o VTex Day, no São Paulo Expo, localizado no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo.

O VTex Day é um evento consagrado quando o assunto é o futuro do comércio eletrônico, e palestras inspiradoras. Em anos anteriores, até o heptacampão da Fórmula 1 Lewis Hamilton participou do VTex Day. Em 2024, o Correio fez a sua estreia na cobertura deste que é, um dos maiores eventos sobre comércio eletrônico, marketing e negócios do mundo.

Como o assunto é o futuro dos negócios digitais (ou e-business, para quem gosta de gastar o inglês), no dia da abertura, os fundadores e a atual diretoria da VTex (NYSE: VTEX) apresentaram informações importantes na primeira coletiva de imprensa do VTex Day. Mariano Faria, Geraldo Thomaz, Santiago Naranjo e Rafaela Rezende não somente abordaram vários assuntos sobre as novidades do VTex Day em 2024, como informações muito importantes sobre a VTex que nunca foram reveladas antes.

Falando sobre o varejo em geral, e o motivo das marcas darem certo no Brasil, o co-fundador e co-diretor executivo da VTex Mariano Faria, afirmou que "o ambiente de marcas no Brasil é o mais difícil do mundo", e que em si, "todo varejo é marketplace", e que "o varejo moderno combina todas as tecnologias existentes no mundo". Faria também citou que os marketplaces do Banco Inter e da Whirpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul) possuem a tecnologia da VTex.

Sobre a categoria de negócios que mais cresce no mundo, Faria também afirmou: "é o B2B!" (business to business, de empresas para empresas).

Também falando sobre a inteligência artificial no varejo como um todo através da VTex, o co-fundador e co-diretor executivo Geraldo Thomaz afirmou que "o varejo vai mudar de estrutura de negócio, (...) o varejo eletrônico vai dar um salto de lucratividade, colocando a inteligência artificial para que a ferramenta seja melhor para o consumidor final e para o varejista".

Brasil importante

A gerente geral da VTex Rafaela Rezende afirmou que "o Brasil tem bastante capital humano em ciência e tecnologia", e que "não precisamos ser conhecidos apenas por ser o país do agronegócio".

Já o diretor executivo de revenda (CRO) Santiago Naranjo, afirmou que "o talento dos engenheiros brasileiros é incrível, não sabem o talento que tem para conquistar o mundo!". Questionado pelo Correio sobre como desenvolver esse talento além da educação, Naranjo, que é colombiano, disse que "os engenheiros brasileiros e latinos precisam de postura para passar coragem", e "entender que somos mais" do que os profissionais de outras partes do mundo, e "não menos".

Educação e mais Educação

Respondendo uma colega do periódico O Estado de São Paulo, Mariano Faria ressaltou que "o mundo caminha para um caminho mais matemático", lembrando que ele e Thomaz, são ex-alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Citando o programa educacional da VTex, o Digital Commerce Specialist (especialista em comércio digital), Faria disse também que "o jovem treinado não limites de onde pode chegar".

Faria também lembrou que partiu da VTex, a criação do Tetrix, o maior desafio universitário do mundo, reconhecido pela Guinness World Records (GWR) em 2021.

Algo que ninguém sabia: Faria confidenciou-nos que a VTex mantém uma cátedra na Churchill College, da histórica Universidade de Cambridge, no Reino Unido. "Não divulgamos justamente por isso, não queremos que ninguém saiba!". É a primeira vez que se tem conhecimento de uma empresa fundada no Brasil a manter uma cátedra em Cambridge.

O tema da VTex Day 2024, claro, foi a educação. A principal speaker (palestrante) do evento, foi nada mais, nada menos do que a paquistanesa vencedora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai.

Comércio Eletrônico no Brasil

A VTex encomendou à NeoTrust, números sobre o comércio eletrônico no Brasil entre 2023 e o primeiro trimestre de 2024. Apresentados por Léo Bicalho (gerente de contas-chave da NeoTrust), eis os principais pontos da pesquisa:

(Evolução do Pix como meio de pagamento no comércio eletrônico brasileiro/Foto: Guilherme Conde)

  • Quase 40% dos clientes com renda entre R$ 1500 e R$ 3000 compraram via e-commerce no 3º trimestre de 2023;
  • Vendas D2C (fabricante ao consumidor) corresponderam a, praticamente, 6% do faturamento da indústria;
  • Mais de 60% do faturamento no e-commerce deve-se à compras feitas por mulheres;
  • 56,2% dos pedidos em marketplaces foram feitos com frete grátis;
  • Queda de 10% entre as vendas na Black Friday de 2019 até 2023;
  • 92% das compras até R$ 100, foram pagas à vista e
  • Pela 1ª vez, a região Nordeste ultrapassou a região Sul em faturamento geral no e-commerce do Brasil.

Destaques

Como o VTex Day fala sobre comércio eletrônico, claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora. Quem marcou presença, foi o LinkedIn e o Pinterest.

Sabemos que o LinkedIn é mais voltado para o mundo corporativo e empresarial, certo? Pois bem, no VTex Day 2024, tivemos o LinkedIn Business Area, onde a rede social em parceria com a WeWork, disponibilizou algumas "mini-salas" abertas e mais reservadas, para que os participantes, expositores e demais envolvidos, pudessem fazer negócios.

(LinkedIn Business Area na VTex Day/Foto: Guilherme Conde)

Enquanto o "quadradinho azul" manteve o ar sério, a "bolinha vermelha" era só festa! No estande do Pinterest, além do cenário altamente "instagramável", era possível saborear drinks não-alcoólicos, feitos de gin sem álcool, café, suco de laranja, e muito mais. Haviam três opções: Cenário Tropical, Fim do Funil e Performance Punch. Experimentamos duas das três opções. Nem precisamos dizer que eram ótimas!

(Beatriz Mondragón, da CRMBonus/Foto: Guilherme Conde)

Após as redes sociais, visitamos os estandes da CRMBonus e Quality Digital. A CRMBonus se destaca no marketing de fidelização, onde uma vez que você compra em alguma loja ou faz uso de um determinado serviço, você ganha vantagens em outras lojas e/ou prestadores de serviços. Na VTex Day, Beatriz Mondragón, da equipe comercial, nos explicou por exemplo, sobre a ação de retail media (mídia varejista) que a CRMBonus possui com a Azul Linhas Aéreas. Uma vez que você viaja pela Azul, você pode receber notificações de outros parceiros com promoções e descontos especiais. 

(Carlos Moreira, da Quality Digital/Foto: Guilherme Conde)

Você tem direito ao Saque-Aniversário do FGTS e gostaria de fazer uma compra direto com esse saldo? Descobrimos que é possível! A Quality Digital mostrou a QualityPay, carteira digital que trabalha direto com o saldo do Saque-Aniversário do FGTS, sem precisar consultar outro banco a não ser a própria Caixa Econômica Federal. Com isso, as compras podem ser feitas de uma maneira ainda mais rápida. Quem nos explicou tudo, foi o Account Manager (gerente de contas) Carlos Moreira.

Pausa para ele, o Entretenimento!

São muitos números, gráficos, e pressão no dia-a-dia corporativo. Ninguém é de ferro, certo? A Iron Studios que o diga! Loja especializada em colecionáveis não parou de ter movimento, seja de clientes ou curiosos, como este repórter!

(Escultura colecionável relembrando o pódio dividido entre Prost e Senna em 1992/Foto: Guilherme Conde)

Dois fatores chamaram muita atenção (e até um pouco de lágrimas) de quem passava pela Iron: estava uma pequena escultura do pódio do Grande Prêmio da Austrália de 1992, onde na posição de primeiro lugar, foi dividido pelos grandes rivais Alain Prost e o nosso Ayrton Senna. Ao lado do pódio, estava o recado que Prost escreveu à Senna após sua morte, em 1994. Estamos há poucos dias de lembrar os 30 anos do acidente na curva Tamburello que ceifou a vida de um dos maiores esportistas de todos os tempos.

A Iron Studios precisava honrar o nome. Logo na porta da loja, boneco em tamanho real do personagem Homem de Ferro (Iron Man), da Marvel Comics. Mas não era a versão das histórias em quadrinhos, e sim do filme, interpretado por Robert Downey Jr.

(Homem de Ferro em tamanho real/Foto: Guilherme Conde)

Na foto não tem a etiqueta, mas tínhamos visto que o valor do colecionável era de incríveis 40 mil reais! Acreditamos que alguém havia comprado. Vamos tirar essa dúvida em 2025! 

Para deixar o clima ainda mais de exterior, pudemos visitar a Universal Music Store, a loja de uma das mais importantes gravadoras da indústria fonográfica. Tinham os artigos originais, como camisetas, canecas e bonés de artistas mais atuais e clássicos, porém, foi evidente que um fator chamou a atenção.

(Clássicos em vinil na loja da Universal Music/Foto: Guilherme Conde)

Na era do streaming, observamos discos de vinil, CDs e fitas cassete. Sim, fitas cassete. Era como se estivéssemos em uma loja de música em 1996. Não adianta: tudo o que é velho, vende!

Muito Conteúdo

Foram mais de 120 horas de conteúdo divididos em oito palcos com atrações simultâneas, mas enquanto os palestrantes principais falavam, como a astronauta brasileira Laysa Peixoto, o israelense fundador do Waze Uri Levine e o britânico especialista em marketing Neil Patel, os outros palcos transmitiam as palestras para que visitantes e expositores não pudessem perder nada.

(Palestra do britânico Neil Patel/Foto: Guilherme Conde)

Nos palcos, tiveram nomes como Zack Kass (ex-diretor da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT), Alfredo Soares (co-fundador da G4 Educação), Ana Cláudia Plihal (diretora do LinkedIn Brasil), a reconhecida ex-âncora do Jornal da Globo Christiane Pelajo, Fernando Yunes e Julia Rueff (Vice-Presidentes do Mercado Livre), Gabriela Comazzetto (gerente geral de soluções de negócios globais do TikTok), o shark João Appolinário (fundador e presidente da Polishop), João Branco (escritor, professor e ex-Vice-Presidente de Marketing do McDonald's), Karina Sato (diretora-executiva do Grupo Sato Rahal - e sim, irmã de Sabrina Sato), Marcelo Pimentel (diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar), Monica Magalhães (fundadora da Disrupta), Renan Pizii (diretor-executivo da Iron Studios), o apresentador da RecordTV Rodrigo Faro e Tallis Gomes (co-fundador e presidente da G4 Educação).

Tudo isso em dois dias? Sim, tudo isso em dois dias! Em 2025, conte com o Correio para te mostrar ainda mais!

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