Quatro vantagens para investir em retail media

Quatro vantagens para investir em retail media

(*) Por Felipe Salvador

O varejo passa por uma série de desafios com a queda de vendas e é isso que mostra o índice de intenção de consumo. Mas não estamos aqui falando sobre quantidade de venda seja por produto, categoria, nem sobre a qualidade dos produtos ou do serviço prestado.

Precisamos encontrar caminhos para melhorar a eficiência operacional e tentar mudar o cenário com alguns estímulos. Hoje temos várias opções de comunicação visual em que ambos, varejo e indústria, têm a oportunidade de trabalhar. Mais do que nunca, é hora de potencializar a área de trade marketing com as tecnologias, usando criatividade também.

Tão importante que a negociação entre o varejo e a indústria, ficam mais atrativos e o setor comercial ama negociar algo diferente. Antes de qualquer coisa, retail media ou mídia de varejo, potencializa o trade marketing do setor, trazendo como novidade a comercialização dos espaços disponíveis para veicular anúncios via telas nas lojas online, físicas ou até mesmo fazendo a integração entre ambos os espaços.

Sem se resumir a isso, o modelo também oferece aos anunciantes (que em grande parte serão seus fornecedores) um maior conhecimento dos dados sobre seu público, informações demográficas, disponibilidade, entre outros indicadores. E a loja física irá chamar mais atenção do consumidor com as telas, como por exemplo, de digital signage.

Em resumo, é a resposta de como a comunicação visual transforma o valor daquilo que se vende.

Número 1 – Vantagens de trade marketing

O potencial das mídias no varejo monetiza espaços antes não rentabilizados, um diferencial que a indústria vem buscando para sair na frente da concorrência. Mas as telas nas lojas não se atentam apenas à veiculação de anúncios, como também:

- Otimizam o tempo das correções de preços errados entre a informação da loja com ERP/softwares de gestão;

- Mostram, via dados, que a experiência boa ou ruim é calculável tal como o preço percebido pelo cliente;

- Com o aumento de velocidade na integração de dados, o trade pode mudar a rota de uma campanha e até mesmo acompanhar as tendências de hábito de consumo.

Número 2 - Vantagens da digitalização

Uma das dificuldades do varejista é a integração das campanhas em todos os canais. Com a tendência de ser omnichannel, a indústria sempre reclama que as ações de varejistas não estão conectadas do impresso para o online, por exemplo. Por isso, ferramentas são essenciais para auxiliar na gestão:

- Diminue a venda perdida operacional através das etiquetas eletrônicas que causam um transtorno anual de 10% a 15% por preço errado, nome do produto com falha ou validade de oferta.

- Diminue os gastos com impressão, onde há soluções que ajudam o varejista a diminuir seus custos, além de obter maior controle e minimizar os erros.

- Aumenta a rentabilidade em até 33% utilizando displays digitais nas lojas, onde também há opções de painéis de led, etiquetas eletrônicas, digital signage que podem ainda ampliar o lucro quando melhor aproveitado pelos setores de marketing/comercial como uma ferramenta promocional, ou seja, monetizando essas plataformas.

Número 3 – Simplicidade e inovação

O varejo precisa hoje de experiências com velocidade, processos com inovação. Feedbacks de varejistas, que apostaram no retail media, destacam a facilidade, velocidade e experiência de execução. Quando escolher alguma solução, opte por velocidade e simplicidade.


Número 4 – Oferecer uma experiência desejada

Acredito que a palavra experiência sempre nos norteia para o atendimento, principalmente pós pandemia. A Hootsuit Digital, que dispõe anualmente seu guia digital de dados, seja no mundo ou por país, mostra que em 2018 um total de 4.021 bilhões de usuários estava no mundo digital, com um crescimento de 7% (248 milhões) comparado a 2017.

No meio do caminho tivemos a pandemia, um evento indesejado que entre seus impactos potencializou a transformação digital das empresas e a necessidade de uso das pessoas. Assim, o guia trouxe em 2023 um número de 5.44 bilhões de usuários, ou seja, um crescimento de 35,3% (1.42 bilhões em relação a janeiro de 2018). Esse dado nos faz então refletir se o aumento de profissionais de atendimento, marketing, costumer succes etc, acompanharam o mesmo valor porcentual e se o mindset destes profissionais, para promover experiências para os consumidores, mudou depois da pandemia. O uso do retail media pode fazer a diferença e promover experiências interativas com os clientes.

O que sabemos é que varejo mudou. Me lembro que em meados de 90, aos finais de semana eu e meu primo brincávamos em uma kombi do Pastorinho que ficava guardada na garagem da casa do meu avô, Horácio Salvador, gerente do depósito da rede e que liderava as operações. Esse fato mostra muito quantas mudanças vieram.

Hoje o consumidor busca por um atendimento 24 horas, tem aplicativos de delivery à disposição, carrinhos inteligentes, lojas autônomas etc. A grande questão é que ainda hoje, 2023, essa digitalização causa receio de muitos varejistas, mas é um caminho sem volta. E quem não apostar, pode ter seu negócio fadado ao fracasso.

*É segment owner de Varejo na Pricefy by Selbetti Tecnologia