5ª Feira Internacional de Alimentos e Bebidas Anuga Select Brazil: Um mundo de sabores

O Distrito Anhembi recebeu a quinta edição da Anuga Select Brazil (antiga ANUFOOD Brasil), e o Correio conta tudo como foi!

5ª Feira Internacional de Alimentos e Bebidas Anuga Select Brazil: Um mundo de sabores

*Por Guilherme Conde (em colaboração com Jornal 1 e Programa Balada VIP, SBT Minas)

São Paulo (SP) - Por três dias, foi possível conhecer alguns grandes países sem sair da Zona Norte. Aliás, conhecer sabores de grandes países!

Aconteceu, entre 09 e 11 de abril de 2024, a quinta edição da Feira Internacional de Alimentos e Bebidas Anuga Select Brazil, no Distrito Anhembi (em obras), Zona Norte de São Paulo. Organizada pela alemã Kölnmesse (lê-se Koelnmesse), a feira chega à sua quinta edição com o nome que é padrão em outras feiras da organizadora no mundo inteiro. Anteriormente, no Brasil, a feira se chamava ANUFOOD. Esse nome não lhe é estranho?

Sim, das cinco edições da feira no Brasil, o Correio acompanhou três! Relembre como foi em 2022 e 2023 antes de seguir para 2024!

Gringos

(Pavilhão Alemão/Foto: Guilherme Conde)

Na entrada, à nossa direita, haviam expositores independentes locais com o apoio do SEBRAE, "aquecendo os motores" para o que viria a seguir. Mas o embarque já estava definido. Representantes de China, Tailândia, Turquia, Alemanha, Polônia, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Indonésia, Peru, Sri Lanka e Itália marcaram presença na já tradicional feira da indústria de alimentos e bebidas em São Paulo.

(Levante uma König!/Foto: Guilherme Conde)

Nossos destaques, são para a visita que fizemos nos estandes da Alemanha e Estados Unidos. Tivemos a oportunidade de degustar a cerveja pilsen König (lê-se koenig). A König é uma das mais antigas (e saborosas!) do mundo, com origem em 1516. Sim, a cerveja é mais velha que a cidade de São Paulo e 16 anos mais nova que o Brasil! Conversando com os expositores, descobrimos que a König, originária de Hamburgo, tem um quiosque dentro do Estádio Parque do Povo (Volkspark Stadion, atual ImTech Arena), casa do Hamburg Sport-Verein, ou Hamburgo SV, um dos times mais tradicionais da Alemanha (hoje, na Bundesliga.2), vice-campeão mundial de 1983. Perdeu justamente para o Grêmio de Porto Alegre por 2-1, graças à Renato Portaluppi, atual técnico do próprio Grêmio!

(Detalhe: para quem gosta, a König é tão boa, que você só consegue saborear cerveja semelhante no Parque Vila Germânica, em Blumenau, Santa Catarina!)

(Kizandy: olha eles aí de novo!/Foto: Guilherme Conde)

Já no estande dos Estados Unidos, uma grata surpresa! Se você acompanhou a nossa cobertura em 2022, sabe que entrevistamos um empresário americano, Brian Schroeder, da Kizandy, certo? Pois bem, se em 2022, ele estava à procura de um distribuidor no Brasil, em 2024, ele estava acompanhado com esse distribuidor!

Embora citamos Hamburgo, lá vamos nós citar outra cidade que também tem um time (ultra) tradicional na Bundesliga (o campeonato alemão): Stuttgart!

Stuttgart, é o nome da distribuidora da Kizandy no Brasil. Na verdade, a distribuidora existe há 30 anos, é conhecida como Stuttgart Artigos Finos. Brian estava ao lado do diretor da distribuidora Frank Hirt que, embora com físico e jeito de alemão, Hirt (e a Stuttgart) é de... Blumenau!

Toda essa história somente com os gringos, imagine com os locais!

"Temos um mundo inteiro no nosso quintal!"

(Espaço Descobertas - Local.e/Foto: Guilherme Conde)

Calma! Não vamos falar sobre desenhos infantis! Vamos falar sobre o que encontramos sobre as atrações locais da Anuga Select Brazil 2024. Atrações essas, que estavam no setor "Local.e", também chamado de "Espaço Descobertas". E que descoberta!

Neste setor, destaque para sete marcas: Mexidona, Fifty-Fifty Drinks e Garoa (Santa Catarina), Apuí (Amazonas), Made In Natural (Campo Belo, Zona Sul), Mindú (Brooklin, também Zona Sul) e It's Krok (Tatuapé, Zona Leste).

A Mexidona, de Barra Velha (SC), é uma marca de sopas totalmente inovadoras para a alimentação infantil, sendo elas desidratadas, veganas, e: sem sal, sem leite, sem conservantes e sem o famoso (e malvado) glutamato monossódico. Tivemos a oportunidade de conhecer - e conversar - com uma das fundadoras da marca, Jéssica Schroeder (ela não é parente do Brian, até o momento do fechamento desta matéria), que nos explicou tudo sobre a Mexidona. Schroeder, além de uma simpatia muito forte, nos atendeu com um sorriso largo, digno de uma modelo catarinense. Antes que se pergunte: sim, ela é alta, como uma autêntica modelo catarinense! Enfim, a sopa Mexidona é maravilhosa, embora voltada para o público infantil, consegue ser mais saborosa - e consistente - do que as líderes de mercado em nosso estado. Vale a pena conhecer!

No mercado de bebidas, a Fifty-Fifty Drinks, de Florianópolis (SC), tem como principal concorrente uma marca que tem "Beats" no nome. Porém, com as mesmas características da rival de mercado, ela ainda é mais leve, menos enjoativa, e tem um sabor único do estado barriga-verde baseado em uma bebida europeia: Catarina Mule. A Fifty-Fifty não possui gin, nem vodka, e sim, com álcool de cereais com ingredientes naturais. Acredite, ideal para (longas) festas e confraternizações. Conversamos com Nicoly Silva, originária de Laguna (SC), da equipe de marketing, que explicou tudo sobre a marca e suas intenções de mercado. Mal podemos esperar para ver a Fifty-Fifty nas gôndolas paulistas!

Temos produtos de limpeza? Temos, sim senhor! Embora tenha o nome de Garoa, eles não são da Capital Paulista, e sim, da Ilha da Magia. Oriundos de Florianópolis (SC), a Garoa desenvolve produtos de limpeza feitos com matéria-prima 100% de base vegetal de fontes renováveis. Entre os produtos, há: o lava-roupas (que não é necessário usar amaciante), o limpa banheiro (que não precisa de enxágue), o desengordurante de cozinha (com menos de 5 minutos para agir em qualquer superfície), e o multiuso (que pode substituir 10 produtos de limpeza convencionais).

Ficou curioso, leitor? Nós também! Estamos no aguardo deste "milagre natural" da Garoa em mercados paulistas!

Do Sul para o Norte brasileiro, experimentamos o café Apuí, de Manaus (AM). Sabemos que, como somos a terra do café, ao conhecer um café de outro estado, o paulista sempre fica, ou curioso, ou com um pé atrás. Regionalismo isso? Talvez! Sem qualquer regionalismo, provamos o Apuí, que é um café esplêndido, diferente, e totalmente, como chamam hoje em dia de "gourmet". Feito a partir de grãos robusta (coffea canephora), o Apuí tem o conceito de produção agroflorestal, ou seja, utiliza os fatores da floresta na agricultura sem danificar. E o tipo da agricultura, é familiar. A produção é praticamente artesanal.

Você consegue ter o sentimento na produção ao degustar o café. Gostoso e impressionante!

Enquanto isso, de volta ao nosso quintal, conhecemos a Made In Natural. Como o nome já diz, tudo o que você possa imaginar de alimentação leve e natural, eles fazem. Chips de manga, batata doce, mix de nozes e muito mais. Destaque para a granola da Made In Natural, que é diferente. Mesmo! Com sabores de cranberry, cookies e brownie, a granola da Made In Natural, é feita de aveia integral, é assada, feita com ingredientes naturais e sem conservantes. Como são daqui, a chance é grande de encontrá-los nos empórios espalhados pela cidade.

A turma do amendoim é muito presente nos estádios paulistas, não somente na Barra Funda. Baseados no Brooklin, falamos da Mindú, marca de salgadinhos feitos de... amendoim! Mais precisamente, de pasta de amendoim integral. Produto que, outrora era relacionado aos fisiculturistas (amadores e profissionais), hoje está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Sendo assim, os salgadinhos da Mindú são leves, não deixa sua mão cheia de farelos, não tem cheiro forte, e são muito, mas muito gostosos para aproveitar nas pausas. Inclusive, o sabor picante! Para melhorar, são feitos de acordo com os preceitos kosher (ou kasher) da culinária judaica, o que deixa a produção ainda mais confiável. Conversamos com os fundadores Alex Klein e David Ades que nos explicaram tudo sobre a Mindú. Estão presentes nos principais supermercados paulistanos, é bem fácil de achar!

Vizinhos da redação do Correio, a It's Krok, baseada no Tatuapé, é especializada em mix de nozes, ou o que os americanos e ingleses chamam de nuts (no contexto alimentício, claro). São produtos feitos à base de amendoim, amêndoa, castanha-de-caju (gente, sem essa de falar "castanha do Brasil" aqui dentro, por favor! deixem isso para os gringos!), e com sal marinho. Ideal para quem busca aperitivos rápidos, leves e gostosos. São divididos em três tipos de linhas: temperos, agridoces e torrados. Também estão presentes nos principais supermercados paulistanos, experimente!

De novo, ela: sua majestade, a cerveja!

(Linha Black Princess, do Grupo Petrópolis/Foto: Guilherme Conde)

Conhecemos uma cerveja pilsen alemã, certo. Mas, e as nacionais? Tivemos a oportunidade de saber um pouco mais da Black Princess, mais uma cerveja do portfólio do Grupo Petrópolis, conhecida pelas marcas Itaipava, Petra e Cacildis.

(Os sommeliers de cerveja do Grupo Petrópolis Bruna Oliveira e Rodrigo Sena/Foto: Guilherme Conde)

Fomos muito bem orientados pelos sommeliers Bruna Oliveira e Rodrigo Sena, que nos explicaram os sabores da Black Princess e as diferenças com a outra cerveja puro malte da cervejaria, a Petra. Bruna nos contou que a processo do malte é diferente para as duas cervejas, e elas competem entre si em concursos de cervejas dentro e fora do Brasil. Dos três sabores da Black Princess, fora a pilsen puro malte, os destaques são para a Let's Hop, a English IPA, que rivaliza com uma cerveja feita no interior paulista, e a Dark, com notas de café e cacau. Quem é fã de cerveja, é imperativo experimentar os três sabores da Black Princess. Artesanal, mas de uma grande indústria!

Tinha mais onde estavam Bruna e Rodrigo...

ABRASEL & BaresSP

(Pavilhão ABRASEL + BaresSP/Foto: Guilherme Conde)

Assim como em todas as edições que acompanhamos, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes junto com a Escola de Bares de São Paulo, possuem um grande setor na feira, com muitos destaques.

(Estande da TalChá na Anuga Select Brasil/Foto: Guilherme Conde)

Conhecemos duas delas: a TalChá e a Boccaneira. Ambas de São Paulo, a TalChá, como o nome já diz, é uma marca de chás especiais. Destaque para o Vermelho Intenso, feito de hibisco com frutas vermelhas. Melhor que muito chá inglês!

(Molhos Boccaneira, lançados na Anuga Select Brasil/Foto: Guilherme Conde)

Já a Boccaneira, é uma marca de molhos feitos para lanches gourmet, oriunda da mesma fábrica da Ekma (DMG), conhecida marca de molhos. Inspirada nos antigos navegantes (os bucaneiros) que corriam o mundo em busca das especiarias, a Boccaneira fez a sua estreia na Anuga Select Brasil. Tivemos a oportunidade de experimentar os molhos. Destaque para o catchup chipotle, que deixa qualquer snack, lanche ou comida, muito mais suculento (parafraseando a chef argentino-brasileira Paola Carosella). No entanto, leitor, se você colocar algum molho Boccaneira na pizza, você deve ser denunciado! (#ironia e #sarcasmo)

Outro grande destaque no setor da ABRASEL, foi o 2º Campeonato Nacional de Pizzaiolos, organizado e promovido pelo Instituto ConPizza, que não podia ser disputado em outro lugar a não ser na Capital Brasileira (e por quê não Mundial) da Pizza! Os campeões Alacy Wender (categoria Romana), Paulo Almeida (categoria Clássica) e Eduardo Gromboni (categoria Napolitana) garantiram vaga no Mundial de Pizzaiolos, que será disputado na Cidade do Pecado, Las Vegas (EUA).

Muitas Felicidades, uai!

Novidade? Sim, mas existe há 35 anos. Falamos da Bom Destino, indústria mineira especializada em mussarela de búfala. Outrora conhecida como "queijo de rico", a mussarela de búfala é um queijo extremamente leve, e conhecido pelo seu formato esférico, e sendo bem mais alvo do que o queijo frescal (queijo Minas, para nós paulistas). É totalmente indispensável em saladas ou pratos frios.

Baseada no distrito de Oliveira (sul de Minas Gerais), a Bom Destino estruturou-se, por muito tempo, fabricando para outros rótulos. Na Anuga Select Brazil, a Bom Destino apresentou seus produtos próprios, com direito à derretimento com maçarico por um chef. Mussarela de búfala cremosa, é de outro mundo, de verdade!

(Natália Neves, Gerente de Comunicação e Marketing da Laticínios Bom Destino/Foto: Guilherme Conde)

Uma feliz coincidência: na quarta-feira (10), enquanto fazíamos nossa visita ao estande, descobrimos que, a gerente de comunicação e marketing Natália Neves, completava mais um ano de vida! Fazer aniversário sendo colaboradora de uma marca chamada Bom Destino, chega a ser engraçado, não é verdade?

Sobre a expectativa da feira, Natália afirmou: Em 35 anos de existência, esta é nossa primeira participação em um evento de grande porte e estamos muito satisfeitos com o retorno. A visibilidade que a Anuga nos proporciona é muito importante para o nosso objetivo de internacionalização da marca. A qualificação do público é muito alta!”.

No entanto, algo é certo: se você ainda nunca consumiu mussarela de búfala, procure experimentar. E que seja da Bom Destino!

Números Finais

(Uma "pequena cesta" das Lojas Americanas na frente da Expo Supermercados/Foto: Guilherme Conde)

500 marcas expositoras, 25 países representados e 15 mil pessoas aproveitaram a Anuga Select Brazil 2024. Esse ano foi especial, não apenas por ser a quinta edição da feira internacional no Brasil. 2024, a principal organizadora, a alemã Koelnmesse completa seu primeiro centenário. Tanto que o Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo Joseph Weiss, compareceu na cerimônia de abertura, na terça-feira (09).

Não apenas o Cônsul Weiss participou, outras autoridades e personalidades políticas também prestigiaram a cerimônia de abertura da Anuga Select Brazil. Também estavam: o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana; o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Pedrosa; a presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá; e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outros.

Estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia, durante a solenidade. Ele convidou todos a conhecerem a região, e exaltou sua crescente produção de alimentos e energia, mesmo mantendo 60% do território preservado. Rondônia é o primeiro “Partner State” – Estado Parceiro, em português – da feira.

Esse programa, idealizado pela Koelnmesse Brasil, prevê que a cada edição os produtos, novidades e tendências de um determinado estado no Brasil terão espaço privilegiado – com ações digitais antecipadas e ativações especiais ao longo da feira. Rondônia, em particular, é conhecido pela pecuária, mas não só: na Anuga, os peixes da região, como o tambaqui, bem como os cafés artesanais atraíram a atenção de visitantes e compradores. Quando o Partner State for Minas Gerais então...!

A Anuga Select Brazil contribui para a movimentação do segmento que mais emprega no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria de alimentos e bebidas faturou, em 2023, R$ 1.2 trilhão, o que equivale a quase 11% do nosso PIB. Muita coisa, né? “O mercado cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, diz Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira.

Outra atração da feira, foi a Rodada de Negócios. Foram 40 compradores, sendo 13 internacionais. E com boas notícias para o Brasil: “Enxergamos muitas oportunidades na Anuga como um todo e na Rodada de Negócios em particular. Nós, que atuamos principalmente com commodities secas, conseguimos  fazer uma boa prospecção durante a feira”, comenta Nir Gilon, diretor da Canada Foods, de Israel. “Espero que isso evolua para alguns negócios. Nós já fechamos a importação de quatro containers de milho do Brasil e, agora, estou levando amostras de café para ver se há interesse em outros países. Quem vai decidir, no final, é o consumidor final”.

Foram 2 mil reuniões nos três dias de feira, segundo Giovanni Leonardo, analista da Broggini Partners e responsável pela organização da atração.

Em 2025, a sexta edição será entre os dias 08 e 10 de abril. E adivinha quem vai te contar como vai ser? O Correio, é claro!

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