Dia Nacional do Vinho celebra o mercado vinícola brasileiro

Sommelière destaca a excelência dos espumantes brasileiros para a comemoração

Dia Nacional do Vinho celebra o mercado vinícola brasileiro

No próximo domingo (02/06), comemora-se o Dia Nacional do Vinho, celebrado sempre no primeiro domingo do mês. A data, estabelecida por um projeto de lei de 2008 e finalmente aprovada em 2017, visa valorizar o mercado vinícola nacional, destacando a importância dos profissionais, produtores, empresas e consumidores que compõem este setor vibrante. Para comemorar a ocasião, a Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, dá dicas de degustação dos espumantes brasileiros. 

O Brasil tem se destacado cada vez mais no cenário internacional dos vinhos, especialmente com seus espumantes, que vêm ganhando reconhecimento e prêmios ao redor do mundo. “A qualidade dos espumantes brasileiros é fruto de terroirs diversificados e condições climáticas favoráveis, aliadas à dedicação e ao conhecimento dos produtores locais. Entre os protagonistas deste sucesso, a Vinícola Miolo ocupa um lugar de destaque”, conta a sommelière. 

Fundada em 1989, a Miolo é uma das vinícolas mais respeitadas do Brasil, tornando-se a maior exportadora de vinhos do país. Com vinhedos na Serra Gaúcha e em outras regiões do Brasil, a Miolo se beneficia das condições climáticas ideais para a produção de uvas de alta qualidade, essenciais para a elaboração de espumantes excepcionais. A vinícola utiliza técnicas avançadas e práticas sustentáveis, que, combinadas com a experiência acumulada ao longo de mais de um século, resultam em produtos de excelência.

Para degustar um bom exemplar de espumante nacional a sugestão é um exemplar da linha Ballade, uma parceria entre a Wine e a Miolo. Esta linha inclui vinhos tranquilos originários da Campanha Gaúcha e frisantes e espumantes do Vale do São Francisco, demonstrando a diversidade e qualidade da produção vinícola brasileira de norte a sul do país. Destaca-se o rótulo Espumante Ballade Brut, um blend das uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo. Vinificado pelo método Charmat, é considerado um exemplar bem aromático e com acidez vibrante, ou seja, bastante alegre e refrescante.

Outra proposta de vinho leve, com sutil efervescência e agradável frescor da vinícola Miolo é o Frisante Ballade Rosé 2024. Este rótulo que harmoniza com petiscos salgados e doces, é feito com uvas cultivadas e cuidadosamente selecionadas na região do Vale do São Francisco/BA, em vinhedo próprio, e produzido pelo método de fermentação natural Charmat. É um frisante rosé descontraído, muito agradável e fácil de ser consumido, tem perfil jovem e moderno

Para quem não abre mão de um vinho tinto, a sugestão é o exemplar Ballade Cabernet Sauvignon. Produzido com a variedade Cabernet Sauvignon cultivada em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Central, Rio Grande do Sul, trata-se de um vinho com perfil jovem, descomplicado, leve e muito agradável. O vinho é adequado para veganos, harmoniza bem com massas e molhos à base de tomate, lasanha vegana ou legumes grelhados.