Reggae e cultura sound system ocupam o Sesc Interlagos em maio

Música, aulas de dança e vivências gratuitas fazem parte da programação, com curadoria do projeto Mapa Sound System Brasil

Reggae e cultura sound system ocupam o Sesc Interlagos em maio

Quando falamos de preservação de memória e patrimônio musical, um dos exemplos mais efetivos certamente é a cultura sound system. Essa cultura começa a dar seus primeiros sinais na Jamaica nos anos 1940, quando os paredões de som tocavam a música norte-americana do momento e eram uma alternativa mais econômica de diversão e entretenimento para os jovens aos finais de semana. 

Anos depois, os primeiros ecos sonoros contemporâneos originalmente jamaicanos começam a se expandir - como é o caso do gênero denominado ska. Os paredões tomam conta das ruas, as bandas gravam nos estúdios da cidade durante a semana para abastecerem os sound systems de músicas aos finais de semana, e a história vai caminhando até os dias de hoje. 

Para celebrar a diversidade dessa cultura e a presença dela na cidade de São Paulo, o projeto Mapa Sound System Brasil realiza uma ocupação no Sesc Interlagos, zona sul da capital paulista, nos próximos dias 5 e 12 de maio. Com entrada gratuita, as atividades da Ocupação Mapa Sound System: Cultura Sound System, Comunidade e Memória Musical incluem bate-papo, oficina, vivência de dança e, claro, uma clássica sessão musical com paredões de sound system ao estilo jamaicano. 

A cultura sound system se expandiu por todo o mundo, e por uma via diaspórica foi impactada e transformada por outras culturas. O resultado disso são centenas e centenas de sistemas de som em moldes jamaicanos espalhados por todo o mundo - como no Brasil, com a história sonora dessa cultura sendo repassada década após década, preservando a memória e criando novas memórias”, explica a produtora cultural e pesquisadora Dani Pimenta, do Mapa Sound System Brasil, projeto responsável pela curadoria das atividades que fazem parte da programação. 

Tamanha é a potência desta cultura que foi por direta influência dela que nasceram o hip hop (pelas mãos do jamaicano DJ Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell, no Bronx) e a música eletrônica (influenciada diretamente pelo dub, técnica de estúdio jamaicana que mais tarde viria a se transformar em gênero musical)”, destaca o produtor cultural Natan Nascimento, também do Mapa Sound System Brasil. 

Programação:

5 de maio de 2024, domingo

  • 13h30: Vivência “Do sound system ao hip hop: a importância do vinil como plataforma sonora e histórica” - com Flávio Rude e Raquel Ruff (Ruffneck Sound System)

  • 15h às 17h - Sessão sound system com Favela Sound System + Dani Pimenta + aula de dança com Academia Dancehall

12 de maio de 2024, domingo

  • 13h30 - Roda de conversa: Cor, gênero e idade na cultura sound system - com Grave Urbano, Laylah Arruda e Mya Akoma

  • 15h às 17h - Sessão sound system com Grave Urbano + aula de dança com Academia Dancehall

SERVIÇO:

Ocupação Mapa Sound System: Cultura Sound System, Comunidade e Memória Musical

Quando: 5 e 12 de maio de 2024, domingos

Horário: das 13h30 às 17h

Entrada gratuita

Classificação livre

Local: Sesc Interlagos - Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo - SP.