Personalização da aprendizagem e ensino híbrido no Ensino Superior são possibilidades promovidas por novas tecnologias

Fórum Ahead, realizado na Bett Brasil, debaterá temáticas como o impacto de novas tecnologias na prática docente, a relação de empresas com instituições de educação profissional e qualidade do ensino EAD nos cursos de graduação

Personalização da aprendizagem e ensino híbrido no Ensino Superior são possibilidades promovidas por novas tecnologias

As instituições de Educação Superior e Profissional passaram por transformações nos últimos anos que exigiram adaptações nas abordagens pedagógicas e inovações com a implementação de novas tecnologias. Além, é claro, de mudanças nos modelos de negócios.

A gerente acadêmica de Educação a Distância da Universidade Tiradentes (UNIT), Karen Sasaki, destaca que o ensino híbrido e o emprego de tecnologias educacionais, associados a atributos que envolvem a resolução de problemas do mundo do trabalho e as habilidades socioemocionais, especialmente no Ensino Superior, estão se consolidando como pilares do modelo pedagógico no mundo contemporâneo.

Este modelo promove uma aprendizagem versátil, que varia da colaboração entre estudantes à autonomia no estudo individual, apoiada por plataformas interativas de aprendizagem e tutoria. Isso não propõe a substituição do professor pela tecnologia, mas  uma transformação de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas de ensino que favorecem o diálogo, a tolerância e o desenvolvimento do pensamento digital”, afirma Karen.

Ela explica que a jornada de aprendizagem para o estudante e professor é enriquecida com a integração da tecnologia de forma estratégica ao possibilitar a personalização do ensino. Isso porque a intencionalidade pedagógica na utilização da tecnologia garante que os alunos estejam conscientes do seu desenvolvimento acadêmico, compreendendo o que necessitam para progredir. Desta forma, a tecnologia habilita o professor a monitorar o avanço de cada estudante e orientá-los de forma personalizada.

Atualmente, uma diversidade de plataformas e ferramentas, acessíveis via conexão à internet, potencializa o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Por exemplo, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem permite que, durante uma aula, o professor aplique avaliações rápidas para identificar conceitos que precisam ser reforçados. Isso elimina a necessidade de esperar pelo término de um ciclo avaliativo para reconhecer lacunas no conhecimento dos estudantes. Assim, o educador pode fornecer materiais complementares, exercícios adicionais ou recomendar recursos de apoio para otimizar o aprendizado. A tecnologia, portanto, é uma aliada do professor na personalização do ensino, facilitando o acompanhamento do progresso individual dos alunos”, diz a gerente acadêmica de Educação a Distância da UNIT.

Karen é uma das palestrantes convidadas do Fórum Ahead, que acontece durante a Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, de 23 a 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. O Fórum Ahead faz parte do evento Ahead by Bett, simultâneo à Bett, direcionado para o setor de Educação Superior e Profissional. No painel “Práticas docentes mediadas por tecnologias”, que acontecerá dia 23 de abril, às 11h, estarão juntas com a Karen, a CEO da Tríade Educacional, Lilian Bacich e a professora e pesquisadora de Tecnologias Educacionais pela Unicamp, Ericka Vitta.

 

Ainda na temática de incorporação de novas tecnologias, o Fórum Ahead também trará o painel “Os professores serão substituídos por robôs?”, no dia 24 de abril, às 10h, com as participações do consultor educacional e formador de professores, Fernando Trevisani, o cientista digital da Solvertank, Maurício Garcia, e o head de design e tecnologia educacional da Cruzeiro do Sul, Marcos Ota.

Os recursos de Inteligência Artificial podem auxiliar o trabalho de professores e educadores de diversas formas, mas nunca fazendo o trabalho de um deles em sua totalidade. Como exemplo, podemos citar a personalização do ensino, que está cada vez mais em evidência no contexto educacional. A IA pode ajudar docentes a interpretarem dados e informações sobre a aprendizagem dos estudantes (as informações obtidas em avaliações que utilizam alguns recursos digitais), permitindo que os professores criem materiais didáticos específicos e adotem determinadas estratégias para ensinar seus alunos a partir de suas necessidades individuais, com a criação de trilhas de aprendizagem baseadas nas dificuldades de um grupo de estudantes”, pontua Trevisani.

Ele também ressalta o papel fundamental do professor no planejamento de práticas de ensino que podem ser desenvolvidas com o uso de IA. Por meio de práticas colaborativas, os estudantes podem ter que criar soluções para problemas reais de forma mais imersiva, trabalhando juntos e desenvolvendo, por exemplo, a argumentação, a empatia, aplicando os conhecimentos e usando recursos digitais nesses processos. O professor, por sua vez, conseguirá delinear o percurso que será experienciado pelos estudantes durante a trilha de aprendizagem.

Os recursos digitais podem ser, portanto, aliados dos docentes na elaboração de qualquer percurso de aprendizagem, sendo utilizados desde o planejamento até a implementação de práticas educativas em qualquer cenário educacional. Cabe aos gestores educacionais, sejam eles do âmbito público ou privado, oferecer formações adequadas aos docentes para que todos consigam implementar tais recursos de modo a favorecer aquilo que realmente importa em qualquer processo educacional: a formação e o desenvolvimento humano dos estudantes”, finaliza o consultor.

Ahead By Bett

O Ahead by Bett é uma novidade da Bett Brasil lançada no ano passado e repetida na edição 2024 para fomentar o diálogo sobre a etapa final da educação, que prepara o estudante para entrar efetivamente no mercado de trabalho. O evento conta com a parceria oficial da Quero Educação neste ano e reunirá os atores envolvidos com a Educação Superior e Profissional, como mantenedores, reitores, educadores, professores, além de fornecedores de soluções para esse segmento.

O auditório Ahead tem programação de conteúdo nos quatro dias de evento. Além dos assuntos já mencionados, os painéis também abordarão pautas como a expansão e a qualidade do ensino EAD na educação superior, a importância do aprendizado contínuo, os principais projetos de lei para 2024, o planejamento na captação de estudantes, marketing de relacionamento para retenção de alunos, as possibilidades de parceria com marketplaces, entre outros.

Dos palestrantes já confirmados estão referências do setor como: diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier; CEO do Grupo Capacitare, Leyla Nascimento; assessor da Presidência da Fundação Oswaldo Aranha, Max Damas; superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional, Felipe Morgado; presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), João Mattar; head de relacionamento na Faap e CEO na Bureau, Luciana Palhete e o CEO da Quero Educação, André Narciso.

 

 

Serviço:

Bett Brasil - 29ª edição

Data: de 23 a 26 de abril de 2024.

Local: Expo Center Norte.

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP.

Mais informações: Clique aqui