CIO: muito além da tecnologia

Além da gestão das tecnologias, agora o trabalho do CIO impacta diretamente na expansão dos negócios. E boa parte deles relatam que a contratação para funções de TI está lenta.

CIO: muito além da tecnologia

Nas organizações é fundamental ter uma função que gerencie os recursos de TI e essa responsabilidade sempre recaiu sobre o CIO (diretor de tecnologia da informação). Hoje, as incumbências deste profissional extrapolam as fronteiras da área de tecnologia e colocam o executivo no centro das discussões de negócios, o que exige uma visão mais corporativa e estratégica para adequar o negócio à transformação tecnológica. Isso lhe permitirá competir e se diferenciar em um mercado exigente em relação à concorrência.

Há 5 anos esse cargo tinha uma função bem diferente. A pessoa que ocupava o cargo de CIO era responsável pelos servidores, data centers e as condições necessárias para que uma solução de software on-premise pudesse ser gerenciada e administrada de forma otimizada. 

Hoje, o trabalho do CIO é ainda mais complexo. Apenas manter a eficiência dos sistemas já não é o suficiente para garantir que a empresa seja lucrativa. Além do espírito de liderança, de protagonismo e de excelência, o novo CIO precisa ser um estrategista criativo, visionário e ousado para conseguir completar sua jornada.”, afirma Waldir Bertolino, Country Manager da Infor. 

Para que os negócios prosperem, a mudança de pensamento deve começar no CIO, mas se estender a todo o resto da equipe. O problema é que muitos CIOs estão enfrentando dificuldades na hora de montar seus times de TI devido a volatilidade econômica do setor. Segundo uma pesquisa do Gartner realizada com CIOs de grandes empresas, 41% relatam que a contratação para funções de TI está lenta, ao passo que 35% afirmam uma redução no orçamento geral da área, e outros 29% contam que as contratações para TI estão congeladas. 

Em um cenário de digitalização acelerada e contratações lentas, não cabe mais ao CIO ficar apenas garantindo o bom funcionamento dos sistemas. Ele deve utilizar sua intuição e inteligência para analisar com sabedoria cada situação, construir um time qualificado e eficiente em meio às dificuldades financeiras e traçar estratégias visionárias coerentes com os objetivos da organização, ocupando assim seu lugar de herói”, diz Waldir.

Como se tornar o herói dos negócios

Para se tornar um herói não é preciso que o CIO enfrente os “vilões” da história todos de uma vez. O executivo sugere algumas prática simples que fazem toda a diferença na construção de um profissional completo:

1- Conhecer o negócio

Agora também é papel do CIO liderar a equipe rumo à modernização, mas, para isso, é preciso conhecer os negócios da organização para traçar uma estratégia que esteja de acordo com o objetivo final e conduzir seu time da melhor forma possível para alcançar os resultados. “Um CIO que pensa fora da caixa e que nutre bons relacionamentos será uma peça chave no desenvolvimento da empresa e na hora de enfrentar os próximos desafios”, afirma o executivo.

2- Cultura organizacional na prática

Cultura organizacional não é algo para ficar apenas no papel e servir como propaganda na hora de “vender” a empresa para os stakeholders, ela precisa ser colocada em prática diariamente. Para ser efetiva, ela deve estar alinhada entre os colaboradores e presente em todos os níveis da organização. Também faz parte da função do CIO proteger e disseminar a cultura corporativa, os negócios só poderão avançar se todos trabalharem e buscarem inovação pensando no coletivo da empresa. 

3-  Foque nas parcerias

Um grande aliado do CIO dentro das organizações são os parceiros fornecedores de software, que apoiam seus clientes com soluções de ponta para elevar a eficiência dos processos. As equipes não conseguirão implementar as ideias para a expansão dos negócios se não contarem com sistemas e ferramentas inteligentes e integradas.

4- Simplificando a TI

O mercado de TI é extremamente complexo, mesmo para quem já está trabalhando na área. Por vezes o CIO deverá agir como um professor, desmistificando algumas situações e tirando dúvidas tanto da sua equipe, quanto do resto da empresa e dos clientes. Para isso, ele precisa ter amplo domínio da área e estar preparado para assumir a posição de líder e instrutor.

5- Em busca de talentos

Mesmo com as dificuldades na hora das contratações, o CIO precisa continuar procurando e capacitando profissionais para montar um time de alta performance. “Para que os negócios prosperem, os novos profissionais precisam ser disruptivos e estar atentos ao mercado, como por exemplo, a adoção da inteligência artificial e do machine learning.”, completa Waldir. 

Para prosperarem em suas carreiras e receberem o título de heróis, os novos CIOs devem ter amplo conhecimento sobre o negócio da empresa, de forma que possam orientar a equipe e propor projetos que impactem o negócio, auxiliando na melhoria da performance e consequentemente no lucro. Tão importante quanto se tornar um herói é se tornar um parceiro de confiança”, completa o executivo.