Bett Brasil 2024 coloca professores e estudantes como protagonistas e incentiva diálogos

Às vésperas do Dia Internacional da Educação, duas gerações se encontram no palco do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina: o professor José Moran, 78 anos, e a aluna, Malu Lira, de 14 anos

Bett Brasil 2024 coloca professores e estudantes como protagonistas e incentiva diálogos

A Bett Brasil é o maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina e, para além disso, um dos grandes destaques do evento, que acontece entre hoje (23) e sexta (26), no Expo Center Norte, em São Paulo, está a importante conexão criada entre professores e estudantes, em momentos singulares de respeito e reciprocidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bett Brasil realizará o Prêmio Educador Transformador que, em parceria com o Sebrae e o Instituto Significare. O objetivo é valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todo o Brasil. Nessa edição, o Prêmio recebeu um número recorde de participantes, com a inscrição de 3.460 mil projetos, sendo 28,4% do Sudeste; 23,9% do Nordeste; 21,9% do Sul; 15,2% do Centro-Oeste; e 10,6% da Região Norte. A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 24 de abril durante a Bett Brasil 2024.

Além disso, professores de diversas categorias inscreveram seus projetos, sendo 26,3% dos anos finais do Ensino Fundamental; 24,4%, do Ensino Médio; 22,3% dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 9,4% da Educação Infantil; 8% da Educação Profissional; 5,2% da Educação Superior; e 4,2% de professores da Educação de Jovens e Adultos.

Encontro de gerações

A entrega do Prêmio Educador Transformador, no dia 24 de abril (quarta-feira), às 15h (Auditório 1 – Térreo) iniciará com um diálogo entre o professor José Manuel Moran, 78 anos, nascido em Vigo, na Espanha, naturalizado brasileiro, pesquisador, conferencista e orientador de projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos e responsável por cunhar o termo ‘Educação Transformadora’, e Malu Lira, uma aluna de 14 anos, que também é escritora, palestrante, especialista em educação financeira para famílias e escolas, que já impactou mais de 100 mil crianças e ajudou na formação de mais de 500 professores.

Precisamos aprender com o passado, viver o presente e nos preparar para o futuro. Esse debate vai trazer essa conversa entre duas pessoas que viveram em tempos diferentes e por tempos diferentes, e foram moldados conforme a criação e com a sociedade da sua época. E é por isso que ele é tão importante. Precisamos buscar esse equilíbrio entre a visão dessa nova geração, entre os seus anseios para o futuro, seus planos e, também, com os aprendizados do passado e com os conhecimentos que adquiriram. Apenas equilibrando essas duas coisas é que podemos evoluir como sociedade para criar novos acertos e não cometer os mesmos erros do passado”, relata Malu.

Já o professor Moran, considera importante os jovens descobrirem, celebrarem, compartilharem e se encantem com tantas escolhas possíveis, desenvolvendo uma visão crítica, empreendedora e, ao mesmo tempo, que continuem evoluindo como pessoas em todas as dimensões e ao longo da vida, assumindo responsabilidades mais amplas na esfera pessoal, familiar, profissional e cidadã.

É muito rico este encontro de um professor de 78 anos, como eu, com uma jovem entusiasta, motivada, que tem conteúdo e fala para os jovens na linguagem deles. Eu trago a experiência do quanto eu continuo aprendendo com tantas crianças, jovens e adultos interessantes: uma aprendizagem viva, multidiferenciada, que contribui para me tornar mais humano, acolhedor, reflexivo e uma pessoa melhor. Só aprendemos de verdade em ambientes de confiança, acolhimento e de encontro, mediados por grandes educadores e com o apoio de tecnologias cada vez mais avançadas”, diz Moran.

Protagonistas: Estudantes e Professores

Em sua 29ª edição, a Bett Brasil ampliará o protagonismo de estudantes de escolas públicas e privadas com atividades especiais. Alguns dos painéis de conteúdo da programação do evento serão enriquecidos com experiências e relatos dos estudantes, trazendo perspectivas únicas e histórias de aprendizagem. O objetivo é fortalecer o lugar de fala dos estudantes para expressarem suas opiniões e que sejam ouvidos. Até mesmo na abertura oficial da Bett Brasil, no dia 23 de abril (terça-feira), além de outros convidados, estarão no palco um professor e um estudante.

A ideia desta iniciativa é promover uma verdadeira experiência de escuta. Queremos envolver os estudantes em um ambiente de diálogo aberto e significativo sobre a educação como agentes do processo de inovação. Afinal, quem melhor para falar sobre educação do que aqueles que a vivenciam todos os dias?”, comenta Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil.

Outra ação neste sentido é o projeto "Juventude Bett - Agentes Transformadores", que incentiva estudantes do Ensino Médio regular e técnico de escolas públicas e privadas a explorar tendências e inovações educacionais na Bett Brasil. A iniciativa é uma colaboração da Bett Brasil com o Instituto Criar e CESAR School para o suporte técnico e criativo.

Um total 24 estudantes terá uma programação nos quatro dias de evento, que inclui visitas a estandes de expositores, participação em palestras e workshops para a criação de conteúdos audiovisuais que traduzam as próprias percepções do evento. Os estudantes terão acesso a uma sala de trabalho equipada para desenvolver o projeto. A ação final do projeto será no último dia do evento, 26 de abril, quando os conteúdos audiovisuais serão apresentados ao público durante o painel: “A voz dos estudantes na Bett Brasil: Qual educação queremos?”.

Guardiões do Diálogo

Em parceria exclusiva com o Instituto Singularidades, que oferece cursos de graduação focados em pedagogia, a Bett Brasil 2024 contará com o projeto Guardiões do Diálogo, que consiste na participação de estudantes de pedagogia do próprio instituto, que atuarão como apresentadores e facilitadores dos painéis dentro dos auditórios de conteúdo, proporcionando fluidez e o dinamismo nas sessões do evento.

O projeto Guardiões do Diálogo Bett 2024 é uma iniciativa muito interessante e importante, porque permite que futuros professores, ou seja, quem está cursando Licenciatura e Pedagogia, atuem como mediadores, afinal, este é um componente importante para a futura profissão. Isso serve, também, para professores que estão fazendo uma segunda graduação”, comenta Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades.

Essa parceria entre o Instituto Singularidades e a Bett Brasil, já vem de alguns anos, mas só agora que surgiu essa ideia de, em vez de termos mestres de cerimônia, termos estudantes de pedagogia atuando nesse contexto, aprendendo e, ao mesmo tempo, trazendo inovação e dinamismo para o evento”, ressalta Costin.

O professor José Manuel Moran finaliza enaltecendo a importância de ações como estas para o futuro da educação.

É maravilhoso reconhecer e divulgar professores inspiradores, projetos relevantes, mostrando que é possível educar com qualidade, engajar os estudantes, desenvolver metodologias ativas com diversas tecnologias. Isso mostra exemplos concretos de que estamos avançando cada vez mais, mesmo que ainda falte muito para a realização de uma escola de qualidade para todos”, completa.

 

Serviço:

Bett Brasil - 29ª edição

Data: de 23 a 26 de abril de 2024.

Local: Expo Center Norte.

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP.