6 dicas para produzir um evento memorável na área da educação

6 dicas para produzir um evento memorável na área da educação

*Por Rodrigo Vitor

O mundo da educação está sempre evoluindo, impulsionado por inovações, novas metodologias e tecnologias emergentes.  Promover eventos educacionais é um grande desafio e uma maneira de se manter atualizado, conectar-se com profissionais experientes e descobrir as tendências que moldarão o futuro do ensino e dos negócios. 

Pensando nisso, separei algumas dicas que são fundamentais para a produção de um evento memorável na área da educação, contemplando as principais particularidades que esse segmento exige para gerar experiências memoráveis.

1 - Conheça seu cliente

O mais importante na produção de um evento, isso, em geral, é mergulhar na cultura do cliente. Nunca se esqueça de colocar as pessoas no centro, são elas que vão nos passar os objetivos do projeto.

2 - O planejamento será o seu guia

Após compreender a cultura do cliente, vamos para a etapa de planejamento, que deve ser criada em conjunto com ele. Briefings e planos de ação precisam ser cuidadosamente construídos, todos concretizados por meio de uma equipe de produção e operação especialistas na área. 

3 - Crie um cronograma

Nunca dispenso um cronograma operacional bem detalhado, mesmo estando nesse mercado há duas décadas. Defino uma dupla de atendimento e operação, que acompanhará todos os prazos e padrões de qualidade pré-estabelecidos. 

4 - Entende as particularidades do projeto

Estudo, planejamento, organização e trabalho em equipe são pontos-chave na produção de eventos. É importante entender que cada cliente e cada projeto têm suas particularidades. Na área da educação não é diferente. Seguimos sempre esses passos, que nos garantem a construção e a execução de projetos com excelência.

No caso de ações nessa área, uma particularidade observada é o alinhamento de discursos de promotores e equipes no geral que ficam na linha de frente com o público. Há uma preocupação acima da que é comumente vista quando se trata de posicionamento para com o público. Falas, discursos, apresentação e comunicação visual precisam estar bem alinhados com os propósitos da marca.

5 - O fim do evento não é o fim do projeto

Outro passo importante, e aí falo em geral, é justamente o pós-evento. É nessa etapa que concluímos a entrega do projeto, apresentando os resultados e abrindo espaço para o cliente trazer os feedbacks. É uma maneira de estreitar o relacionamento e de garantir a evolução do nosso trabalho.

6 - Seja consultivo

Temos clientes que nunca trabalharam com agência de eventos. Nestes casos, precisamos deixar tudo ainda mais  claro, o que fazemos, como trabalhamos, entrega de feedbacks constantes, esclarecer dúvidas de forma simples, tudo para que ele perceba e entenda que acima de tudo contratou um parceiro. 

São cuidados como esses que facilitam a jornada e nos permitem entregar um evento memorável para quem está estreando no mundo dos eventos e, também, para quem já frequenta esse mercado há muito tempo, que merece continuar sendo atendido com atenção e dedicação.

 

(*) CEO (diretor-executivo) da Fito.