Instituto Ayrton Senna participa de lançamento internacional de estudo da OCDE sobre competências socioemocionais de estudantes

Brasil participa do estudo pela primeira vez por meio de parceria do Instituto com organização internacional para coleta de dados

Instituto Ayrton Senna participa de lançamento internacional de estudo da OCDE sobre competências socioemocionais de estudantes

Em 26 de abril, será lançado o estudo “Social and Emotional Skills: Innovative tools for direct assessment” (Competências socioemocionais: ferramentas inovadoras para avaliação, em tradução livre) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O relatório será divulgado em primeira mão no Brasil na Bett Educar. 

O Brasil participou da coleta dos dados do estudo pela primeira vez, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O município de Sobral foi escolhido e participaram estudantes entre 10 e 15 anos de idade, respondendo a questões sobre como as competências se relacionam com os fatores do ambiente doméstico, escolar e comunitário desses estudantes. Cerca de 2500 alunos responderam ao questionário de forma online. Além dessa amostra, também foram aplicados questionários aos pais e/ou responsáveis, bem como aos professores e aos diretores das escolas onde esse público da pesquisa foi selecionado. 

Na Bett, o relatório será divulgado no painel ‘Como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?’, em que marcará nacionalmente a divulgação do estudo e contará com a presença de Karen Teixeira, gerente de projetos do eduLab21, laboratório de ciências para a educação  do Instituto Ayrton Senna. O debate também terá a participação de Herbert Lima, secretário de educação do município de Sobral (CE), com mediação do jornalista Antônio Gois. A BETT Educar, um dos mais influentes da América Latina, atrai anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, além de 26 startups de EdTech, reunindo mais de 29 mil participantes da comunidade educacional, empresarial e gestores públicos. Seu propósito é debater e moldar o futuro da educação. 

O estudo SSE é uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre a temática socioemocional. Ele se propõe a avaliar as competências socioemocionais, investigar fatores que favorecem ou dificultam seu desenvolvimento e também a relação entre o socioemocional e resultados importantes na vida dos estudantes, como sucesso acadêmico, menores taxas de absenteísmo, saúde e bem-estar, entre outros”, comenta Karem.


Segundo explica Karen, em 2023 o Instituto Ayrton Senna fez a implementação do estudo no município de Sobral (CE), sendo essa a primeira participação brasileira como campo do estudo principal. “Resultados de um estudo dessa magnitude são de grande contribuição para disseminar a importância das competências socioemocionais, compreender como elas podem beneficiar a vida dos estudantes de forma ampla e orientar, com base em evidências, políticas que visem seu desenvolvimento integral”, conclui. 

Na mesma data, a OCDE também fará o lançamento mundial do relatório em Sofia, na Bulgária, que terá a participação de Raquel Teixeira, secretária de educação do estado do Rio Grande do Sul e membro do conselho consultivo do eduLab21.

Esses dados serão fundamentais para orientar líderes e profissionais da educação na criação de políticas que promovam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, foco, determinação, resiliência emocional, empatia e confiança para preparar crianças e jovens para o hoje e o amanhã, e atuando para que os jovens se tornem protagonistas e agentes da transformação social.

Instituto Ayrton Senna como referência para a educação socioemocional no país.

Reconhecido como um centro de inovação em educação, o Instituto atua como um importante agente na promoção do debate e na condução de pesquisas sobre habilidades socioemocionais no Brasil. Seu trabalho contribuiu para a inclusão dessas competências nos currículos escolares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco histórico para a educação brasileira.

Através do eduLab, o Instituto realizou em 2021 o mapeamento socioemocional, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC), que contou com a participação de 642 mil estudantes.  Divulgado em abril de 2022, o resultado mais impactante dessa pesquisa foi constatar que 69% dos estudantes do 5 º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio relataram sintomas de depressão e ansiedade.

 

Lançamento Nacional:

Evento: Bett Educar 2024

Objeto:  Relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais? 

Participantes: Karen Teixeira, eduLab21, Herbert Lima, Sobral (CE)

Painel: 26/04, 15h30 às 16h30 - Auditório Ed. Pública. 

Mediação: Antônio Gois