Unibes Cultural sustenta-se sobre 5 pilares de cultura

Expressões Culturais; Cultura e Diversidade; Raízes Judaicas; Cultura, ESG e Sustentabilidade; e Educativo e Transversalidades compõem a programação desenvolvida pelo polo de cultura

Unibes Cultural sustenta-se sobre 5 pilares de cultura

Desde que abriu as portas como hub de cultura, a Unibes Cultural consolidou-se como essencial contribuição da comunidade judaica à capital paulista. Em pouco menos de uma década tornou-se referência e um espaço de integração e fortalecimento das diversas culturas formadoras de nossa sociedade.

A instituição está em constante evolução e prepara uma programação especial para levar à população paulistana e fortalecer seus 5 pilares: Expressões Culturais; Cultura e Diversidade; Raízes Judaicas; Cultura, ESG e Sustentabilidade; e Educativo e Transversalidades. Todos eles são apresentados através da arte e suas variáveis. Para tanto, conta com um time especializado de curadores que traz nomes como: Carol Ignarra, Flávio Cohn, Hebert Mota, Jaime Spitzcovsky, Lee Taylor, Marcus Nakagawa e Rachel Maia.

Clubes de leitura, cursos e oficinas, exposições, feiras de artes, festivais, lançamentos literários, peças teatrais, recitais, shows e tudo mais que envolva o mundo das artes mês a mês enriquecem a agenda da Unibes Cultural. Seu programa mensal contempla atrações 100% gratuitas e outras a preços populares, e a agenda abrange público diverso, de crianças a jovens, adultos e 60+.

Segundo Elaine Vieira, superintendente executiva, “o objetivo da Unibes Cultural é promover a integração da arte, cultura, educação, empreendedorismo, alinhando-os com práticas ambientais, sociais e de governança, visando beneficiar toda a sociedade de forma abrangente e sustentável”.

Instalada no número 2.500 da Rua Oscar Freire, é vizinha da estação de Metrô Sumaré (Linha Verde). Sua estrutura imponente tem como peculiaridade a forma da Torá, símbolo da tradição judaica e torna-se um cartão postal na região, resultado do projeto arquitetônico de Roberto Loeb.

Mais informações podem ser obtidas pela internet: www.unibescultural.org.br 

Curadoria

Carol Ignarra: Influenciadora do LinkedIn. CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir. Profissional de Diversidade e Inclusão desde 2005.

Flávio Cohn: Diretor de arte contemporânea da Dan Galeria, espaço fundado por seus pais Gláucia e Peter Cohnem 1972, com o propósito de desenvolver a arte brasileira e seu mercado.

Hebert Mota: Com 24 anos de experiência na indústria do entretenimento, especializou-se em conectar marcas, agências e celebridades para campanhas de publicidade, acordos de patrocínio, produções musicais e desenvolvimento de campanhas de marketing que usam o entretenimento como estratégia. Foi o agente de marketing do lutador Anderson Silva, de 2009 a 2014. Entre os destaques de sua carreira estão: A fundação do NaCena Studios, o maior estúdio de gravação da América Latina, 2008; A negociação de transmissão do UFC com a Rede Globo no Brasil, 2012; A criação estratégica para o lançamento do Spotify no Brasil, 2014; E a criação da agência de marketing de entretenimento B.Conexus, da qual é CEO.

Jaime Spitzcovsky: Jornalista e palestrante, foi correspondente em Moscou, em Pequim, editor internacional e colunista da Folha de S. Paulo. Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países. Integra o Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. Colaborou com mídias nacionais (Band News FM, TV Cultura, Band News TV) e internacionais (BBC, Diário de Notícias - Portugal, El Mercúrio - Chile). É entrevistador do canal Um Brasil, realização da Fecomércio-SP.

Lee Taylor: Ator, diretor, pesquisador teatral, idealizador e coordenador artístico-pedagógico do Núcleo de Artes Cênicas (NAC). Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP) e mestre em Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAC/ECA/USP). Foi docente das disciplinas "Atuação e Performance", "Corpo e Voz" e "Improvisação e Jogos Teatrais" na graduação do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação (Dacefc) do Instituto de Artes da Unesp. De 2004 a 2013 integrou como ator e professor de atuação o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT), coordenado por Antunes Filho. Sua estreia profissional foi em 2006, como protagonista de "A Pedra do Reino" de Ariano Suassuna. Por esse trabalho recebeu a homenagem de Destaque Cultural do Ano do Governo do Estado de Goiás. Em 2008, atuou em "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues.

Marcus Nakagawa: Palestrante de Sustentabilidade, Empreendedorismo e Estilo de Vida. Idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual conselheiro voluntário da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS). Doutorando em Sustentabilidade pela USP EACH, mestre em Administração e graduado em Marketing e Publicidade. Fundador e ex-sócio da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira de projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi gerente de Sustentabilidade para fornecedores da Philips para América Latina, diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais e foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Autor dos livros “Marketing para ambientes disruptivos”, “Administração por competências” e “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

Rachel Maia: Fundadora e CEO da RM Consulting, consultoria focada nas melhores práticas de ESG e Governança Corporativa, e fundadora do Instituto Capacita-me. Formou-se em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FMU, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como Controller na Seven Eleven, Novartis Pharmacy e Tiffany & Co. Foi CEO de importantes empresas no segmento de luxo, como a Pandora Brasil, Tiffany & Co e Lacoste Brasil. Hoje ocupa cargos em instituições filantrópicas, como o Grupo Mulheres do Brasil, Projeto Guri, Capitalismo Consciente e a Fundação Maria Solto Vidigal. Ocupa os postos de Conselheira Independente na Vale e CVC Corp, e de embaixadora do ODS 5 (equidade de gênero) do Pacto Global da ONU Brasil. Desde abril de 2023 ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global.

Sobre Unibes Cultural -  Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Serviço:  Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde

Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)

Telefone: (11) 3065-4333

Informações: www.unibescultural.org.br