São Paulo destaca o impacto das competências empreendedoras em todos os níveis educacionais durante lançamento da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem

As inscrições da maior competição de empreendedorismo e tecnologia na educação vão até 7 de junho; estão abertas para alunos do Ensino Fundamental a Educação Superior; 70

São Paulo destaca o impacto das competências empreendedoras em todos os níveis educacionais durante lançamento da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem

A importância das competências empreendedoras em todas as etapas do ensino para a formação dos profissionais do futuro foi a discussão central do evento de lançamento estadual da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo e tecnologia na educação, que aconteceu em São Paulo.  Realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, o evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre lideranças, gestores de educação, estudantes, além de dirigentes do Sebrae e do Instituto Ideias de Futuro. Além disso, foram detalhadas as regras do curso em formato de competição, 100% gratuito, que está com as inscrições abertas até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br

Para além da disputa de projetos, o Desafio Liga Jovem oferece uma trilha de aprendizado que contempla temas como desenvolvimento socioemocional, aprimoramento das habilidades de comunicação, trabalho em equipe, habilidade para resolução de problemas, criatividade, estímulo para curiosidade, entre outros assuntos. 

Esperamos grandes projetos e queremos mostrar que a educação empreendedora tem o papel de construir uma sociedade melhor e que gera oportunidades”, diz o Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa. 

Estudos recentes confirmam a importância da formação empreendedora para a empregabilidade. Artigo publicado na Harvard Business Review (2019) questiona até que ponto o ensino superior, nos moldes atuais, prepara as pessoas para o mercado de trabalho (com o título em inglês “Does Higher Education Still Prepare People for Jobs?”).  O conteúdo destaca os resultados da pesquisa realizada pela ManpowerGroup (2019) em que mais de 50% de empregadores, entre 2.000 pesquisados, valorizam mais os candidatos com habilidades trazidas pelas competências empreendedoras do que pelos conhecimentos técnicos. Destacam-se: capacidade para resolução de problemas, colaboração, atendimento ao cliente e comunicação. Esse mesmo dado é novamente publicado pela pesquisa ManpowerGroup 2024 com o tema “Escassez de Talentos 2024”. O artigo também menciona relatório da Josh Bersin (empresa norte-americana voltada para o aprendizado corporativo, recursos humanos e gestão de talentos). Ele observa que os empregadores de hoje tendem a selecionar candidatos tanto por sua adaptabilidade, adequação cultural e potencial de crescimento quanto por suas habilidades técnicas, sob demanda.  Nesse mesmo conteúdo, Bersin afirma que os empregadores Google, Amazon e Microsoft destacam a importância da capacidade de aprendizado — “ser curioso e ter uma mente faminta” — como indicadores-chave para potências profissionais. 

O que dizem os estudantes vencedores na 1ª Edição do Desafio Liga Jovem

Vencedores da 1ª edição do Desafio Liga Jovem demonstraram essa curiosidade por meio de seus projetos. Entre eles, os criadores do aplicativo Elderly, voltado ao cuidado de idosos, que estiveram presentes no evento. É o que diz o aluno, Nicolas Militão Livotto, 19 anos, cursando o último ano do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), em Campinas (SP). “Ficamos durante uns dois meses desenvolvendo a ideia. Estávamos muito preocupados em encontrar uma solução. No fim, entendemos que o principal era encontrar o problema. E esse problema estava na minha casa. Minha avó tinha Alzheimer, não conseguia se movimentar e os meus pais cuidavam dela. Quando eles precisavam sair, era um problema encontrar algum cuidador. Foi aí que surgiu a ideia do Ederly, um aplicativo para ajudar cuidadores de idosos e pessoas que precisam deles, conectando esses dois públicos de maneira simples e rápida”. 

Toda a participação do Desafio Liga Jovem é gratuita, com prêmios a cada etapa, que permitem aos participantes interagirem com estudantes de outros estados e viver experiências únicas. Para Nicolas, as viagens a São Paulo (durante a final) e a Madrid (como premiação final) ajudaram bastante no desenvolvimento do projeto. Nas duas experiências, investidores nortearam o amadurecimento do aplicativo, inclusive os indicaram para inscrições do mesmo projeto em competições com foco em investimento.

A gente acredita muito nisso. O empreendedorismo como oportunidade, como cultura, precisa nascer nas escolas. É isso que os países mais desenvolvidos fazem. É nisso que a gente acredita. Os jovens são a base de projeção de futuro do nosso país”, completa Luana Carulla, Coordenadora de estratégia do Sebrae Nacional. 

Números da 1ª Edição do Desafio Liga Jovem

Na primeira edição, mais de 5 mil estudantes se inscreveram no Desafio Liga Jovem com projetos inovadores. Neste ano, são esperadas 20 mil inscrições de estudantes de todo o Brasil, meta que está próxima de ser cumprida, com mais de 70% das vagas preenchidas. “A nossa expectativa tanto agora para São Paulo, em que acabamos de fazer um belo lançamento, quanto nos outros estados nos quais estaremos presencialmente nas próximas semanas, é de concluir esse período de inscrições, garantindo que a informação tenha chegado a todo o Brasil e que os estudantes das redes pública ou particular tiveram a chance de conhecer, se interessar,  formar um grupo, chamar um professor e participar do Desafio Liga Jovem”, diz Oswaldo Cruz, presidente do Instituto Ideias de Futuro. 

"No estado de São Paulo, mais de 800 pessoas já se inscreveram, entre estudantes e professores. Destas, cerca de 300 são do Ensino Médio, em torno de 165 da Educação Superior, 128 da Profissional e 15 do Ensino FundamentalAcho que a gente vai se surpreender com os projetos que vão ser entregues até 20 de junho, vindos de todos os estados", conclui Oswaldo Cruz.

Edição mais abrangente 

Duas novidades garantem maior alcance da iniciativa em 2023: a inclusão dos alunos da Educação Profissional e da Educação Superior, além de incentivos para a participação de estudantes de escolas públicas, garantindo que, no mínimo, 4 dos 6 projetos finalistas sejam desse público. Para Marcos Miranda, presidente da CUFA (Central Única das Favelas) de São Bernardo do Campo, o DLJ representa mais oportunidades. “Estou abismado. O que eu estou vendo aqui é um mundo se abrindo para crianças e jovens adultos. Eu não tive essa oportunidade. Se eu tivesse, talvez, não teria abraçado, porque ideia a gente sempre tem, o que a gente não tem é quem te ajude. Tem muita gente inteligente nas periferias, o que falta é oportunidade e quando aparece, precisam chegar até a gente, precisamos tomar conhecimento que elas existem”. 

Etapas da Competição

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.

Esquenta nas Redes é uma campanha de engajamento, que acontecerá ao longo do período de inscrições, com diversas missões, valendo prêmios para estudantes, orientadores e escolas. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches e vale-compras. Esta etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.

Virada Empreendedora é uma maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para capacitar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e para dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, apresentando o projeto elaborado. Os 24 melhores projetos de cada estado passarão para a Etapa Estadual.

Na Etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale-compras de R$ 500,00 por pessoa. Essas equipes seguirão para a Etapa Regional.

Na Etapa Regional, os vencedores de cada estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da Etapa Nacional, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.

A Etapa Nacional contará com a participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil, com toda a viagem paga pelo Sebrae. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.

Os projetos serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo.

As equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem) de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador.  No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.

Outras informações para a imprensa:

Referências:

https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-de-escassez-de-talentos-2024

Artigo Harvard Business Review - https://hbr.org/2019/01/does-higher-education-still-prepare-people-for-jobs

https://marketinsider.com.br/diploma-x-habilidades-o-que-realmente-importa-para-o-sucesso-profissional-hoje/