Pesquisa revela que mais de 80 por cento dos entrevistados querem comprar ou trocar de carro em 2024

Levantamento aponta que SUV é a categoria mais desejada pelos usuários

Pesquisa revela que mais de 80 por cento dos entrevistados querem comprar ou trocar de carro em 2024

Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. Desse total, 49% querem fazê-lo ainda no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Do total de pessoas que participaram do levantamento, 88% têm automóvel. Entre eles, 36% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 15% efetuaram a compra há seis anos ou mais. Em relação ao perfil do carro atual, 31% dos que possuem um veículo têm um SUV, 27% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 25% de modelos de 2020 a 2023, e 24% proprietários de automóveis produzidos entre 2012 a 2015.

O estudo da Webmotors mostra também que 47% dos respondentes que têm um automóvel planejam trocar de veículo nos primeiros seis meses de 2024. As principais motivações para a substituição são: costume de trocar o veículo (44%); envelhecimento do carro atual (25%); necessidade de um veículo mais econômico (16%) e ter um modelo mais potente (15%).




De todos os entrevistados, 22% têm propensão de compra por um veículo zero quilômetro, enquanto 60% por usados e 18% ainda estão em dúvida. Sobre a forma de pagamento, 48% do total de respondentes pretendem realizar o financiamento parcial. Entre aqueles que possuem carro, 76% utilizariam o veículo atual como entrada.

Idealização do próximo carro

Para a próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um SUV (42%), seguido por sedã (29%), hatch (17%), picape (9%) e perua (3%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (65%) optaria pelo flex.

"A partir desse estudo, observamos que, em 2024, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro permanece como um sonho de consumo para os brasileiros", afirma a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. 

O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil respondentes.