"O Último Animal", longa de Leonel Vieira aborda uma visão perturbadora do submundo dos jogos de azar no Brasil

"O Último Animal", longa de Leonel Vieira aborda uma visão perturbadora do submundo dos jogos de azar no Brasil

Leonel Vieira está de volta com seu longa ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ – um thriler  fascinante e perturbador sobre o submundo que se esconde por trás do Jogo do Bicho, o mais famoso jogo de apostas ilegais do Brasil. Filmado no Rio de Janeiro, entre favelas e condomínios de luxo, o mais recente longa-metragem do realizador de ‘Zona J’ conta com Joaquim de Almeida (24 Horas, Velozes e Furiosos) no papel de um imigrante português ‘chefão’ deste milionário desse universo do jogo do bicho, que se revela um hábito popular com mais de 120 anos de história. O filme chega aos cinemas brasileiros dia 07 de março.

O ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ segue a história de Didi, um jovem contador, recém-formado, que está tentando sair da comunidade onde cresceu. Nessa luta por uma vida melhor, descobre que trabalha indiretamente para Casimiro Alves (Joaquim de Almeida) – um imigrante português conhecido como Dr. Ciro - um famoso ‘chefão’ do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. O sonho de Didi transforma-se num pesadelo de violência, narcotráfico e corrupção tendo como pano de fundo a ‘cidade maravilhosa’.

Em ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ assistimos o desvendar de um conflito humano, onde a violência é a resposta possível para todos os problemas, ao mesmo tempo que se dá ao espectador a perspectiva dos que verdadeiramente comandam o crime organizado, e da forma como estes personagens gerem um negócio multimilionário à custa de muitas mortes. Nas palavas de Leonel Vieira ‘trata-se de uma trama agressiva e polêmica, precisamente porque este submundo e a influência política de quem realmente comanda o narcotráfico nas favelas do Rio raramente foi mostrado desta forma”.

Com um forte impacto visual fruto do estilo documental, dos close-ups, e da câmera na mão - como se estivéssemos visualizando uma reportagem de guerra, ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ é um filme que marca pela ansiedade e pela habilidade de mostrar uma visão, onde a ação providencia uma surpresa constante, sem nunca colocar de lado o retrato cru e inevitável de uma história social.

Nomeado para Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Gramado (Brasil, 2022), Melhor Longa-Metragem na última edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (2023), e Melhor Atriz Principal para Gabriela Loran - no papel de Paulinha - ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ integrou também a seleção oficial do Madrid International Film Festival deste ano.

O novo filme de Leonel Vieira conta com Joaquim de Almeida e o ator inglês Duran Fulton Brown (série ‘Os Mosqueteiros’ – BBC 2016), ao lado de um importante leque de atores brasileiros, encabeçado por Junior Vieira. ‘O ÚLTIMO ANIMAL’ é uma produção nacional (Volf Entertainment) em co-produção com o Brasil (Visom Digital e Multiphocus). Um filme intenso e intrigante, inspirado em fatos reais, que nos transporta aos bastidores sombrios do jogo mais popular do Brasil.

Sinopse:

Em uma favela do Rio de Janeiro, Didi tenta levar uma vida honesta, quando Alex, um inglês, lhe oferece um emprego. Didi e Alex passam a trabalhar para Ciro, imigrante Português, chefe do “Jogo do Bicho e Presidente de uma escola de samba”. Calango, um líder do tráfico de drogas, está em apuros. Ciro prometeu entregar sua favela a uma facção. Mas há um problema: Didi é irmão de Calango. E aqui começa uma teia de complicações. O sonho de Didi se transforma em um pesadelo de violência e corrupção na cidade maravilhosa.

Ficha técnica

Título Nacional: O Último Animal

País: Brasil

Gênero: Drama/Thriller

Classificação estimada: 16 anos

Duração: 109 minutos

Direção: Leonel Viera

Roteiro: Ernesto Solis

Produtores: Volf Entertainment

Elenco: Joaquim de Almeida, Junior Vieira, Duran Fulton Brown, Gabriela Loran, Marcello Gonçalves

Distribuição: Cinecolor Films Brasil

Site oficial: www.cinecolordobrasil.com.br

Facebook: @cinecolorfilmsbrasilcinema

Instagram: @cinecolorfilmsbrasilcinema

TikTok: @cinecolorfilmesbrasil