Funil de recrutamento e seleção oferece estratégias eficientes para encontrar o profissional ideal

Conceito pode facilitar a busca por pessoas candidatas e simplificar os processos realizados pelos recrutadores, possibilitando uma maior assertividade na execução de todas as etapas

Funil de recrutamento e seleção oferece estratégias eficientes para encontrar o profissional ideal

No processo de recrutamento e seleção de profissionais, o funil representa não apenas uma metáfora, mas uma estrutura vital para as organizações que almejam o sucesso nas contratações. A busca por pessoas candidatas começa com a atração e se desdobra em uma jornada complexa, onde cada etapa desempenha um papel crucial. 

No entanto, essa não é uma ferramenta isolada no universo corporativo. Ao observar mais de perto, é possível identificar um elo entre o funil de recrutamento e seleção e o funil de marketing e vendas. Ambos compartilham o mesmo princípio fundamental: a progressão gradual de prospectos, seja de clientes ou candidatos, por diversas etapas antes de atingirem a conversão final. 

Por isso, torna-se fundamental adotar estratégias inovadoras e técnicas aprimoradas que não apenas refinem o processo de recrutamento, mas também garantam que as empresas possam encontrar talentos que se alinhem perfeitamente às suas metas e valores. 

De acordo com Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora da abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, o funil de recrutamento e seleção foi inspirado no funil de vendas e marketing. “É uma forma de visualizar o andamento do processo de recrutamento e seleção de acordo com macroetapas. Entre cada uma dessas etapas, é possível realizar algumas análises, como a taxa de conversão, para entender qual estágio apresenta um maior gargalo. Assim, é possível perceber o que pode ser otimizado e onde existe uma demanda maior de recursos no sentido de capacidade operacional, tecnologia ou outros pontos de grande importância”, revela.

A especialista afirma que existem duas fases que podem ser divididas de acordo com cada processo de recrutamento e seleção. “A primeira é a atração, na qual as candidaturas são acolhidas. Essa etapa pode acontecer por meio de divulgações, anúncios e patrocinados, pulverizando a vaga em vários canais e, a partir dessa divulgação, converter as candidaturas. É possível também utilizar hubs para pesquisar ativamente perfis específicos econvidar essas pessoaspara o processo de recrutamento e seleção”, declara.

Após esse primeiro passo, vem a etapa de seleção, quando o recrutador vai validar se as pessoas que se candidataram possuem os requisitos mínimos obrigatórios para executar a função e, então, dar sequência às fases mais específicas do processo, como a entrevista e os testes. “Após essas fases, é possível realizar a oferta às pessoas candidatas desejadas para as vagas disponíveis. Esses passos irão medir a quantidade de pessoas que avançam em cada uma das etapas e, com base nas taxas de conversão, é possível perceber qual estágio está trazendo a maior restrição de profissionais na busca pela pessoa ideal”, pontua.

Segundo Thaisa, o processo de recrutamento e seleção pode ser comparado a uma venda, quando o recrutador deve mostrar que a empresa e a oportunidade oferecida são de grande valor para as pessoas candidatas. “Trabalhar o processo de R&S com essa visão mais comercial faz com que o responsável pela seleção tenha apreço em conquistar a pessoa candidata ideal. Desde as primeiras etapas de planejamento, é possível ter uma comparação com o processo de criação de um perfil ideal. A partir disso, conseguimos entender em quais canais essas pessoas estão consumindo conteúdo para, então, construir um anúncio que consiga atingir diretamente esses profissionais”, relata.

A fundadora da abler acredita que, dessa maneira, é possível entender quais são os pontos que essas pessoas mais valorizam. “Seja a pretensão salarial, os benefícios ou até mesmo os requisitos comportamentais e técnicos que elas precisam entregar. Com isso, esse match entre a pessoa candidata ideal e a posição disponível torna-se mais simples”, revela.

Para ter mais velocidade no funil de recrutamento e seleção, é preciso entender a importância de um planejamento bem executado. “É fundamental ter uma boa construção de perfil, entender os requisitos obrigatórios e desejáveis, saber como está o mercado para a posição em relação a benefícios e salários, além de compreender como a oferta pode fortalecer a marca empregadora ao longo do processo de recrutamento e seleção. Além de possibilitar um ganho de velocidade, o planejamento vai evitar retrabalhos e determinar quais serão as etapas desse funil, como análise de requisitos e a definição das perguntas realizadas durante as entrevistas. Essa é uma prática imprescindível para qualquer processo de recrutamento e seleção”, alerta. 

Por fim, para ter mais velocidade nesse processo que envolve um volume significativo de pessoas, é importante contar com a tecnologia. “Ter um sistema que ajude a organizar e automatizar todas essas etapas é fundamental. A abler, por exemplo, ajuda a pulverizar as vagas em diversos portais, atingindo mais canais, atraindo um número ainda maior de pessoas candidatas e trazendo um ganho significativo em termos de velocidade”, pontua.