Confira 10 passos para realizar uma transformação digital em sua empresa
Executivo explica que ter email profissional, bom CRM e app eficaz estão entre as ferramentas necessárias
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Foi-se o tempo em que ter presença digital para fazer andar um negócio era algo opcional. Atualmente, quem não investe neste mercado acaba perdendo muitas oportunidades e clientes, ficando atrás da concorrência.
Segundo Rafael Franco, CEO (diretor executivo) da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, o digital é necessário em qualquer caso, até mesmo para as pequenas e mais tradicionais empresas. “Até mesmo um negócio de bairro precisa estar no Google ou ter alguma presença online hoje em dia. É assim que conseguirá envolver mais pessoas, além daquelas que passam pelos arredores”, exemplifica.
Mas como começar a realizar uma transformação digital na empresa? Confira as sugestões de Rafael Franco para quem não sabe como dar os primeiros passos:
- Registre o domínio - Segundo o especialista, é essencial registrar e criar uma marca na internet, sem isso não dá para continuar investindo no digital.
- Tenha um email profissional - Rafael Franco explica que os clientes valorizam profissionalismo, por isso vale a pena ter um email com o nome da marca.
- Insira seu negócio no Google - Muitos consumidores recorrem ao google para encontrar empresas, seja através do mecanismo de busca tradicional ou pelo google maps, por isso é essencial poder ser encontrado dessa forma.
- Mantenha uma estratégia nas redes sociais - Segundo o CEO da Alphacode, a geração Z, especialmente, recorre às redes para conhecer as empresas. Quem não está nelas não é visto.
- Invista em um site institucional - Ele é importante, segundo o especialista, para apresentar negócios, serviços e produtos de forma eficaz.
- Tenha e-commerce - Esse é um ponto necessário se a empresa vende produtos ou serviços online.
- Um bom CRM é fundamental - De acordo com Rafael Franco, manter um bom relacionamento com os clientes é crucial para a sustentabilidade do negócio a longo prazo, por isso investir em CRM é importante.
- Tenha um sistema de gestão eficiente - Ele é fundamental para gerenciar os dados de clientes, pedidos, produtos e equipe.
- Avalie investir em um aplicativo - Rafael Franco lembra que, atualmente, são muitos os que passam o dia com o celular em mãos, por isso ter um app próprio, que facilite o relacionamento com o cliente e permita aumentar as vendas é algo importante em uma estratégia de transformação digital.
- Um robô de atendimento pode ajudar - Finalmente, quando o negócio começa a crescer muito digitalmente, contar com automação pode ajudar muito a escalar. “Afinal de contas, um robô pode atender centenas de clientes de forma simultânea, ao menos para que seja possível dar uma atenção rapidamente a quem te procurou”, finaliza Rafael.