APAS Show 2024: Além de alimentos

A maior feira supermercadista do mundo teve mais uma vez, uma cobertura do Correio! Veja como foi!

APAS Show 2024: Além de alimentos

Por Guilherme Conde (em colaboração com Jornal 1)

São Paulo (SP) - Todos pensamos que, ir ao supermercado, é algo que é necessário e pronto. Mas, poucos sabem o que envolve, não somente os produtos que compramos e consumimos, mas o estabelecimento em si.

Aconteceu, entre 13 a 16 de maio de 2024, a 38ª edição da APAS Show, no Expo Center Norte, na Zona Norte da Capital Paulista.

Organizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a APAS Show é a única feira de exposições, das principais do calendário paulistano, a ter todos os pavilhões do Expo Center Norte a serem utilizados, tamanha grandiosidade do evento. Ou seja, tudo que envolve uma associação paulista, não pode - e nem deve - ser simples ou pequeno.

Um evento do tamanho de nosso estado!

A APAS Show teve a sua segunda cobertura pelo Correio. Tivemos a felicidade de visitar uma conhecida marca de laticínios, assim como em 2023, e descobrimos outras. E dessa vez, seguimos o tema deste ano: “Além dos alimentos”.

Energia limpa da terra do Rodeio

Nosso primeiro destaque, é a EcoPower. Fundada em Barretos em 2013 pelo casal Náchila e Anderson Oliveira, a EcoPower começou com a instalação de painéis fotovoltaicos apenas. Hoje, atua em todo o país e tem planos de expansão para países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

A EcoPower apresentou o sistema “Zero Grid”, que permite que as lojas continuem operando mesmo durante interrupções na rede elétrica. Isso é especialmente importante em situações de emergência, como blecautes causados por tempestades, garantindo que as lojas possam manter as luzes acesas e os sistemas essenciais funcionando, levando em conta que a Região Metropolitana de São Paulo sofreu bastante com a interrupção da rede elétrica no verão passado.

(Estande da EcoPower na APAS Show/Foto: Guilherme Conde)

Outro ponto interessante, foram os CarPorts. Como a especialidade da EcoPower é a energia solar, a rede de franquias paulista possui parceria com a WEG, a multinacional de Jaraguá do Sul (SC), que desenvolve as estações de recarga para carros elétricos. Já existem atacadistas que contam com os CarPorts, um exemplo é a unidade do Assaí Atacadista, da Mooca, Zona Centro-Leste de São Paulo.

Em nosso Instagram, Leandro Neves, diretor comercial, contou mais sobre o que faz a EcoPower.

Integração é o caminho

Na APAS Show, teve um espaço dedicado à automação. Nesse espaço, estava a NeoGrid, especializada em soluções para a cadeia de consumo. Conversamos com Robson Munhoz, diretor de experiência do cliente.

Munhoz nos explicou como a NeoGrid atua em benefício do supermercadista, e também das marcas fornecedoras. A solução desenvolvida pela NeoGrid informa, em tempo real, a situação dos produtos nas gôndolas, e também, informa o tempo de permanência do produto nas gôndolas dos supermercados, tudo de maneira integrada.

(Robson Munhoz, diretor de Experiência do Cliente da NeoGrid/Foto: Guilherme Conde)

Desde quantidade, data de vencimento, enfim, todos os dados possíveis de um determinado produto. As marcas também podem saber a situação de seus produtos, até para a equipe de trade marketing traçar seu planejamento de posicionamento. Ou seja, a NeoGrid evita que um cliente mude de mercado porque a sua marca favorita não se encontra na primeira opção de supermercado.

Qualquer mercado que você vá visitar, a chance de a NeoGrid estar presente de alguma forma, é muito alta!

Tecnologia para fortalecer e impressionar

Bem em frente ao estande de uma grande empresa brasileira de tecnologia da informação, estava a VR Software. Também com origem em nosso estado, a VR Software levou à APAS Show lançamentos que prometem facilitar - e muito - a vida do supermercadista.

Fundada em Limeira em 2006, a VR Software é especializada no fornecimento de tecnologias para supermercados, oferecendo sistemas para simplificar e evoluir as operações do varejo alimentar de ponta a ponta, do PDV à contabilidade, seja nas lojas físicas e on-line.

Para a APAS Show, a VR apresentou a Vox, ferramenta de gestão que utiliza a inteligência artificial para gestão e estoque do supermercado. Você pode acompanhar a simulação feita por Matheus Leite, líder de inteligência artificial da VR, em nosso Instagram.

(Matheus Leite, líder de inteligência artificial da VR Software/Foto: Guilherme Conde)

Além da Vox, a VR apresentou o PDV Admin, voltado principalmente para os pequenos supermercados com autoatendimento. Esse aplicativo é responsável por informar a situação de cada terminal e mostrar, em tempo real, tudo o que está sendo processado nos caixas, assim como solicitações dos operadores para a resolução de problemas por parte dos fiscais de caixa. O PDV Admin já fazia parte do portfólio da VR Software, mas para a APAS Show, a novidade, é que o sistema passou a ser integrado com câmeras, permitindo que os fiscais vejam se as informações registradas por meio da leitura do código de barras estão condizentes com as imagens, o que é essencial para evitar falhas e fraudes.

(Simulação do PDV Admin, solução da VR Software na APAS Show/Foto: Guilherme Conde)

Sem um recurso como esse o fiscal tem uma visão muito limitada da atuação dos operadores de caixa e depende de um sinal luminoso para saber se algum caixa está precisando de suporte”, observa a especialista da VR Software Maria Viviani Motta, que gentilmente atendeu o Correio. “Em breve, teremos uma nova funcionalidade para o controle remoto dos fiscais, onde eles poderão autorizar o cancelamento de uma compra, por exemplo, sem a necessidade de ir ao caixa. Isso se traduz em redução do tempo das filas”.

Até deu vontade de abrir um supermercado depois de conhecer as soluções da VR! Orgulho de saber que toda essa tecnologia, foi desenvolvida no Brasil, no estado de São Paulo!

Bolacha Maizena, de verdade!

Parece piada, mas não é. Pudemos acompanhar as novidades do Grupo Selmi, mantenedor das - conhecidas - marcas Renata, Galo e Todeschini. E uma das novidades, é muito próxima aos paulistas.

Antes de chegar nessa novidade, a Renata lançou a farinha de trigo Dia a Dia, fabricada a partir de um rigoroso processo de qualidade e que chega aos consumidores como Tipo 1, que é classificada como especial. A novidade foi pensada para facilitar as receitas do cotidiano, trazendo versatilidade para os consumidores. Vamos nos recordar que, na época das altas restrições sanitárias da pandemia de coronavírus, explodiram receitas de pães caseiros.

O Pastifício Selmi fez uma parceria com a Unilever, detentora da marca Maizena, e lançou a bolacha (ou biscoito, fazer o quê!) Maizena Original, cuja embalagem lembra diretamente a clássica caixa de amido de milho, presente em tantas receitas desde nossa tenra infância.

A marca Maizena®️ é tradicionalmente reconhecida pelo público e carrega uma nostálgica memória afetiva em seu DNA. Agora, ela traz sua receita original para o mercado de biscoitos. Tradição e inovação também são pilares que marcam a história da Selmi e temos certeza de que essa parceria vai agregar muito, tanto em nosso portfólio de produtos, quanto na garantia de oferecer um produto de qualidade aos consumidores”, afirma Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi.

O lançamento se deu graças a uma parceria exclusiva entre a Unilever (marca Maizena®️) e a Selmi, que já é uma antiga aliada da multinacional em outras categorias no Brasil. Por meio de um modelo de licenciamento de marca, a Selmi vai produzir, distribuir e comercializar exclusivamente os produtos em todo o território nacional. “Escolhemos a Selmi como nosso parceiro oficial para operar a marca Maizena®️ nessa categoria pois conhecemos de perto o alto nível de qualidade e excelência na execução que eles possuem. O projeto foi desenvolvido com muito entusiasmo por ambas as empresas, e não é por acaso que a aceitação do público tem sido tão calorosa e genuína”, finaliza Rodrigo Visentini, vice-presidente de Nutrição da Unilever.

(A bolacha Maizena - finalmente! - sendo lançada na APAS Show 2024/Foto: Guilherme Conde)

A Maizena está no Brasil desde 1874. Tivemos que esperar 150 anos para ter a bolacha Maizena, de verdade!

Ficando fortes, juntos

Uma das mais importantes marcas de suplementos alimentares do país, a Nutrata marcou presença na APAS Show em 2024. Em sua primeira participação, a Nutrata preferiu não estar próximo das outras marcas do ramo, que estavam no Pavilhão Amarelo.

De acordo com Roberto Luna, diretor de novos negócios, a posição do estande da Nutrata no Pavilhão Branco, “foi estratégica, para mostrar as novidades aos supermercadistas estando próximo do que realmente interessa”.

Estratégica também, foi a parceria que a Nutrata fez com a YoPro, conhecida marca de bebidas nutricionais. O resultado da parceria foi a linha de barras de proteína nos sabores chocolate e morango, que combinam 15 g de proteína de alto valor biológico com minerais (Cromo, Selênio e Zinco) e vitaminas (A, D, B6, B9 e B12), contribuindo para ganho de força, recuperação muscular, ganho de massa magra e saciedade.

(Roberto Luna, diretor de Novos Negócios da Nutrata/Foto: Guilherme Conde)

Ainda sobre barras de proteína, o grande destaque da Nutrata, foi a barra Caramel, disponível nas versões ao leite e chocolate amargo, possui recheio de caramelo e amendoim com cobertura de chocolate. São 10 g de proteínas, com alto valor biológico, whey protein, menos carboidratos e açúcar do que um chocolate comum e zero gordura trans. Já as pastas de amendoim combinam amendoim e whey protein de alta qualidade, sem adição de açúcares, textura cremosa, pedaços crocantes e estão disponíveis em sete sabores (paçoca, avelã, brownie, cookies and cream, leite trufado, doce de leite e morango com chocolate branco). 

Deliciosas, lembram muito bem um certo chocolate líder de mercado. E o melhor: com menos calorias!

Preferência Nacional

O que a Garoto, Nestlé, Fini e a Nobrelli Sorvetes têm em comum? A resposta pode ser fácil: “ah, todas tem sorvetes, né?” Sim, mas não é só isso. Todas as marcas citadas pertencem à mesma fábrica, e nos mercados, ficam, “no mesmo freezer”!

Conhecemos a Froneri, fabricante de sorvetes inglesa, resultado da joint-venture da Nestlé e a R&R, e que foi fundada em 2016. No Brasil, com sede administrativa em São Paulo, e o parque fabril no - conhecido - bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Inclusive, nos últimos três anos, a Froneri, através dos Sorvetes Nestlé, foi apontada como a marca favorita dos cariocas pelo periódico O Globo.

Para a APAS Show, a Froneri teve como lançamento os “Bombomzin Garoto”, que são pequenos pedaços de sorvete em formatos de cubo cobertos com uma camada de chocolate ao leite. A embalagem, quadrada, amarela e com letras vermelhas, faz a sua mente rapidamente lembrar das tradicionais caixas de bombom da marca capixaba.

Ainda com dúvidas sobre a Froneri? Assista a explicação de Ismar Trevisan em nosso Instagram sobre a marca!

Na estrada por um país diferente

Em dois anos de Correio Regional São Paulo, tivemos muitas entrevistas boas. Mas uma histórica mesmo, foi na 37ª APAS Show, em 2023. Tivemos a oportunidade, na época, de conversar com Marcello Bella, presidente do grupo Grow Dietary Supplements, mantenedora da Black Skull, uma das marcas mais importantes do segmento fitness.

Na APAS Show de 2024, novamente, tivemos a honra de conversar - mais de uma vez, é verdade - com Marcello Bella. Sobrou emoção.

Primeiro, pudemos acompanhar uma conversa em off com o repórter Ricardo Marujo, do Jornal 1 (para onde o Correio tem a alegria de colaborar), sobre vários assuntos. No entanto, dois assuntos dominaram o papo: a situação do Rio Grande do Sul, e claro, Ayrton Senna.

Na semana anterior à APAS Show, Bella foi até o estado farroupilha não apenas para ver de perto a situação dos gaúchos, mas escoltar - de moto - as carretas de doações que ajudou a organizar. “A situação é de guerra. Pode demorar uma década para que o Rio Grande do Sul possa recuperar totalmente a economia”, afirmou o industrial.

Sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1, cujos 30 anos de legado celebramos em 2024, principalmente no mês de maio, Bella nos confidenciou uma conversa que teve com Ayrton na época que era personal trainer do piloto paulistano, sobre a disputa com o “Professor”, Alain Prost, piloto tetracampeão francês que foi o maior rival de Senna:

Cheguei a perguntar uma vez: “Ayrton! fazem todo o tipo de coisa contigo, principalmente o Prost! por quê você não revida?”, o Senna simplesmente me disse: “Marcello, se eu tiver que ganhar, eu vou ganhar na pista!”, isso mostra o quanto o Ayrton era ético!

Bella relembrou essa conversa quando fora convidado pelo senador Marcos Pontes no Senado Federal em sessão solene em homenagem aos 30 anos de legado de Ayrton Senna.

Veja o recado que o Presidente deixou para Ayrton em nosso Instagram!

Não bastou a conversa com Ayrton. O piloto ajudou o ex-personal trainer, mesmo não estando presente. Bella contou que, quando sua filha Sarah - hoje, diretora executiva da Belissima, outra marca do grupo GDS - estava internada no hospital paulistano A.C. Camargo (especializado em câncer) quando criança, ela estava em um setor do hospital que era apoiado pelo Instituto Ayrton Senna. “Ele ajudou a salvar a minha filha”, afirmou Bella, emocionando a todos os que estavam em uma parte do estande da Black Skull.

(Marcelo Bella, presidente e fundador da Black Skull/Foto: Guilherme Conde)

Foi no estande da Black Skull que a APAS Show se encerrou para o Correio, e para todos os que lá estavam. Bella, fez um rápido discurso agradecendo não só a sua equipe, mas também todos os expositores em volta da Black Skull, e um agradecimento nominal ao presidente da APAS, Pedro Lopes, seguido de uma bonita oração.

Antes da despedida, acompanhamos uma conversa que Bella teve com Renato Abate, diretor do Jornal 1, e pudemos saber que a Black Skull está a preparar uma série documental sobre uma viagem que os executivos da Black Skull fizeram no carnaval de 2024, percorrendo quase 10 mil quilômetros de moto, tanto pelo litoral, como por dentro das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

O “Black Skull On The Road Brasil” está em seu processo de produção, mas é possível que ainda em 2024, possamos acompanhar! 

Números Finais

(Estande da Queijos Tirolez na APAS Show/Foto: Guilherme Conde)

Foram mais de 140 mil visitantes (+3% em relação à 2023) em quatro dias de feira, 850 expositores distribuídos em seis (!) pavilhões, movimentando R$ 15.3 bilhões em negócios. Com um espaço de mais de 80 mil m², a feira contou com a presença de mais de 200 expositores internacionais de 22 países.

Como é tradição, a APAS Show arrecadou 240 toneladas de alimentos recolhidas, que serão distribuídas para a população do Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas; além das comunidades em vulnerabilidade social assistidas pela Associação Prato Cheio, Amigos do Bem, SESC – Mesa Brasil e Instituto Center Norte.

(Estande da Baldoni na APAS Show/Foto: Guilherme Conde)

Mostrando cada vez mais, que a APAS Show, é a maior feira supermercadista do mundo!

Muita coisa na APAS Show em 2024, não é verdade? Imagine que o Correio pode te mostrar em 2025!