Allianz Trade e Inclusive Brains unem forças para promover a inclusão de pessoas com deficiência graças à IA e às neurotecnologias

Allianz Trade e Inclusive Brains unem forças para promover a inclusão de pessoas com deficiência graças à IA e às neurotecnologias

A Allianz Trade, seguradora de crédito, e a Inclusive Brains, uma startup francesa que está desenvolvendo uma nova geração de interfaces neurais alimentadas por Inteligência Artificial (IA) generativa, se juntaram em uma parceria para desenvolver o Prometheus, um novo tipo de interface cérebro-máquina que transforma diversos dados neurofisiológicos (ondas cerebrais, atividade cardíaca, expressões faciais, movimentos oculares) em comandos mentais. 

O objetivo dessa tecnologia de assistência inovadora é ajudar as pessoas que não podem mais usar as mãos ou falar a operar estações de trabalho, objetos conectados e navegar em ambientes digitais sem a necessidade de digitar em um teclado, tocar em uma tela ou usar comandos vocais. Eventualmente, a parceria entre a Allianz Trade e a Inclusive Brains irá acelerar o desenvolvimento de soluções assistivas baseadas em IA que proporcionem às pessoas com deficiência mais autonomia e facilitem seu acesso à educação e à força de trabalho. 

IA para o bem: quando soluções generativas baseadas em IA melhoram a inclusão

A Inclusive Brains foi fundada em 2022 pelo professor Olivier Oullier, neurocientista que se tornou empresário de IA, e Paul Barbaste, especialista em segurança cibernética e IA, com uma missão ambiciosa e clara: aproveitar a combinação de IA generativa e interfaces cérebro-computador (BCI) para melhorar a inclusão de pessoas que perderam a capacidade de se movimentar devido a acidentes de vida ou doenças neurodegenerativas. É por isso que a Inclusive Brains começou a desenvolver a BCI Prometheus. 

"Os modelos de IA generativa e as interfaces neurais multimodais da Inclusive Brains beneficiarão a todos, independentemente de seu físico, suas habilidades e necessidades. A verdadeira inclusão significa desenvolver soluções que ajudem a todos e a cada um de nós, sem discriminação alguma. Poder controlar um computador com a mente, com os olhos, seja piscando ou apertando os olhos, será uma mudança de vida para muitas pessoas com paralisia, pois permitirá que elas se comuniquem com o mundo. Até o momento, os Large Language Models (LLM) da IA generativa são ótimos para compreender a linguagem humana, mas as palavras não capturam todas as nuances das interações homem-máquina, ainda mais quando uma deficiência impede que você as diga em voz alta ou as digite. Portanto, treinamos nossos modelos de IA com vários tipos de dados neurofisiológicos, como ondas cerebrais, músculos faciais, movimentos oculares ou batimentos cardíacos. É a única maneira de realmente capacitar as máquinas e os ambientes digitais para se adaptarem à singularidade de cada usuário e ao que ele sente em tempo real", afirma Olivier Oullier, cofundador e CEO da Inclusive Brains.

A Allianz Trade traz sua presença global para a BCI Prometheus

A tecnologia Prometheus já está bem avançada. De fato, a Inclusive Brains desenvolveu uma plataforma de aquisição de dados multimodal que pode monitorar, processar e classificar vários sinais neuropsicológicos ao mesmo tempo (cérebro, coração, face, olhos). Juntamente com o modelo de IA da startup, que é o núcleo da BCI Prometheus, ela permite que as pessoas controlem um braço de exoesqueleto com a mente ou piscando, apertando os olhos ou com algumas expressões faciais, dependendo das habilidades e necessidades de cada um. Vários testes de usabilidade foram realizados com organizações que apoiam pessoas com deficiências cognitivas e paralisias.

Mas, para tornar o projeto vivo e real, a Inclusive Brains precisava do apoio de um parceiro comprometido e poderoso. É aí que entra a Allianz Trade: ao se associar à Inclusive Brains, a Allianz Trade trará alguns recursos importantes para o projeto em questões financeiras, estratégicas e de visibilidade.

"Estamos orgulhosos da parceria com a Inclusive Brains para alavancar a inteligência artificial e a neurotecnologia e atingir um impacto social positivo. A inclusão é um valor fundamental na Allianz Trade. Acreditamos no poder da inovação para apoiá-la. A parceria com uma startup que está na vanguarda do desenvolvimento de IA generativa e neurotecnologias para alcançar um impacto social positivo é, portanto, uma continuação natural desse compromisso de longa data. Concretamente, daremos suporte financeiro, estratégico e logístico para avançar ainda mais nas necessidades de P&D e materiais da BCI Prometheus, adquirindo sensores fisiológicos e dois braços de exoesqueleto. Também apoiaremos a Inclusive Brains a tornar o modelo de IA do Prometheus um código aberto para que todos os outros envolvidos no avanço da inclusão possam se beneficiar de nossa parceria. Os exoesqueletos dos braços, depois de devidamente treinados e programados, serão doados a uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com paralisia. Também pretendemos dar à Inclusive Brains e à Prometheus um alcance mais amplo, apoiando todos os esforços de comunicação em escala global. Acreditamos que temos um papel importante a desempenhar para aumentar a conscientização das pessoas sobre o poder da IA para promover a inclusão", explica Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.     

Uma aplicação concreta em breve, durante um marco olímpico importante

Daqui a algumas semanas, a neurotecnologia da Prometheus será usada durante o Revezamento da Tocha Olímpica por um portador da tocha com deficiência motora para controlar o exoesqueleto do braço. Por meio dessa primeira aplicação e uso públicos da Prometheus, a Inclusive Brains e a Allianz Trade pretendem aumentar a conscientização das pessoas sobre a necessidade de apoiar os esforços científicos e industriais no campo das tecnologias assistivas baseadas em IA que melhoram a inclusão no local de trabalho e fora dele. 

"O Grupo Allianz tem sido um parceiro histórico do Comitê Paralímpico Internacional desde 2006. Como Allianz Trade, isso torna a Prometheus ainda mais próxima de nosso coração e totalmente alinhada com nossos valores e nosso investimento em ciência e inovação. Este é o primeiro passo de uma longa jornada: outros casos concretos de uso estão previstos com a Inclusive Brains, como o desenvolvimento de um teclado controlado pela mente e a exploração de seus modelos de IA para melhorar a segurança no local de trabalho. Estamos convencidos de que a IA generativa, combinada com interfaces neurais de ponta, acelerará a integração de pessoas com deficiências e beneficiará todos os indivíduos igualmente", acrescenta Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.

"Seguindo os passos do controle remoto, que mudou a vida das pessoas com deficiência antes de ser adotado maciçamente pela população em geral, nossas interfaces neurais de hardware agnóstico e alimentadas por IA abrirão caminho para uma nova geração de ferramentas e estações de trabalho inteligentes que ajudarão a todos. O controle mental de objetos conectados é algo que as pessoas vêm fazendo há algum tempo. As soluções que permitem o controle preciso com comandos mentais que podem ser usados diariamente e em escala são o grande desafio. Por isso, precisávamos trabalhar com uma corporação global que compartilhasse nossos valores e visão para transformar nossa inovação em um produto viável e dimensionável. Portanto, estamos muito satisfeitos com a parceria com a Allianz Trade, já que nossos objetivos estão alinhados: alavancar a tecnologia e a IA para um bem maior", acrescenta Paul Barbaste, cofundador e CTO da Inclusive Brains.