5 PASSOS PARA ELEVAR O OTIMISMO NO DIA A DIA

Para especialista, é preciso primeiro entender que otimismo difere de positividade tóxica, requerendo prática e dedicação para que se torne um hábito benéfico e saudável no dia a dia

5 PASSOS PARA ELEVAR O OTIMISMO NO DIA A DIA

O brasileiro é um povo otimista, pelo menos, é o que mostra uma recente pesquisa promovida pelo instituto Ipsos. De acordo com os estudos que foram realizados em 36 nações, o Brasil é o país que lidera o ranking de confiança e otimismo, onde 8 a cada 10 entrevistas apostam em um ano muito melhor que o anterior.

Segundo Erik Penna, especialista no assunto e escritor da obra ‘Motivação Nota 10’, diversos estudos já comprovaram os benefícios do otimismo, além de revelar que os adeptos do hábito normalmente se mostram pessoas mais criativos, vivem mais e costumam ter melhor desempenho profissional quando comparados com pessoas com perfil pessimista.

Mas, é possível manter a motivação e o otimismo se as coisas estiverem difíceis?

Afinal, ser otimista, ainda mais em condições adversas, parecerá, de longe, a coisa mais difícil a ser alcançar. Para Erik, o comportamento, como qualquer outro, requer um mínimo de dedicação, que pode ser incorporado em “pílulas” diárias que ele costuma intitular de ‘Vitamina O’ (O de otimismo) para que, de fato, faça a diferença no modo de como encaramos os problemas. Abaixo, um pequeno manual de instruções com 5 dicas para que o hábito possa ser absorvido com mais facilidade:

 

  1. Separe Situação de Vida x Vida: por mais difícil que uma situação possa parecer, é motivador saber que isso provavelmente seja apenas uma fase. É só um pedaço do caminho, não é o percurso todo.

 

  1. Um passo de cada vez: Cultive a paixão pelo hoje, a vida acontece agora e muitas coisas com as quais nos preocupamos, boa parte delas nem acontece. Aproveite o momento para fazer atividades físicas ou ler aquele livro que pode te inspirar e dar ideias e novas soluções.

 

  1. Anote a notícia boa do dia: adote o hábito de enfatizar as coisas boas, afinal o que você foca, normalmente expande. Comece a prestar atenção e procurar algo positivo em toda situação. Estabeleça por exemplo a notícia boa do dia, ao começar uma reunião de trabalho ou antes de dormir combine com a pessoa ao seu lado de cada um contar a ocorrência mais positiva do dia. Quem procura acha, e esse simples hábito de ficar procurando um aspecto positivo cotidianamente, servirá de treinamento para construir uma visão mais otimista no dia a dia.

 

  1. Cuide do pensamento: o que se escolhe pensar determina como escolhe viver, por isso, equilibre suas reflexões e concentre-se em pensamentos que lhe tragam boas lembranças. Mentalize momentos felizes que já viveu ou que irá vivenciar e inunde sua cabeça com essas alegrias. Pensamentos geram sentimentos, que por sua vez, geram falas e atitudes.

  1. Otimismo não é positividade tóxica: Positividade tóxica tem a ver com utópico e com inércia, ou seja, pensar positivo e ficar esperando, sem agir. Já o otimismo tem a ver com proatividade, ação. O verdadeiro otimista pensa e age, levanta da cadeira e faz acontecer.

A grande verdade é que não há como plantar limão e esperar por morangos. Portanto, lembre-se que: a voz que você mais escuta é a sua, transborde otimismo!

Você gostou dessas dicas? E de outras que publicamos? Também são boas? Apóie a imprensa independente e contribua com o veículo de comunicação que mais se destaca no estado de São Paulo! Seja nosso patrocinador/anunciante, ou apenas contribua com qualquer valor pela nossa chave Pix: redacao.crsp@gmail.com!